Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Concurso Especial para Estudantes Internacionais e Estudantes Nacionais 2023/2024 | MQF

Concurso Especial para Estudantes Internacionais e Estudantes Nacionais 2023/2024 | MQF

Candidaturas exclusivamente ONLINE



Mestrado em Química Farmacêutica

(+ informações sobre este ciclo de estudos)


CALENDÁRIO

1ª FASE

2ª FASE

 

Vagas:
16 - Nacionais
2 - Internacionais (concurso deserto)
Reingresso: sem limite

Vagas:
12 - Nacionais
3 - Internacionais
Reingresso: sem limite

Apresentação das candidaturas
(Candidaturas online)

26/04/2023 a 12/05/2023

24/07/2023 a
21/08/2023

Análise de Candidaturas

15/05/2023 a 18/05/2023

22/08/2023 a 29/08/2023

Afixação de resultados provisórios

19/05/2023
Edital

30/08/2023
Edital



Audiência Prévia

22/05/2023 a 02/06/2023

31/08/2023 a 13/09/2023

Afixação de resultados definitivos

05/06/2023
Edital

14/09/2023
Edital

Apresentação de reclamação dos candidatos

06/06/2023 a 27/06/2023

15/09/2023 a 09/10/2023

Publicação da decisão de reclamações

28/06/2023

10/10/2023


Realização de matrículas
(Orientações)

06/06/2023 a 09/06/2023

15/09/2023 a 18/09/2023

Eventual colocação de suplentes

12/06/2023 a 13/06/2023

19/09/2023 a 20/09/2023

Publicação de vagas sobrantes para a fase seguinte

14/06/2023


N/A


Os resultados (provisórios ou definitivos) serão publicitados através de edital publicado na página web da FFUP considerando-se, desta forma, notificados todos os candidatos



DESTINATÁRIOS

São admitidos como candidatos à inscrição no 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Química Farmacêutica:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal e cujos planos curriculares apresentem uma marcada componente farmacêutica, médica, química e/ou biológica;
  2. Titulares de graus académicos superiores estrangeiros, desde que o respetivo curriculum vitae demonstre uma adequada preparação científica;
  3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da FFUP, ouvida a comissão científica do ciclo de estudos.
  4. O reconhecimento da formação realizada previamente e da experiência profissional e consequente creditação no ciclo de estudos está sujeita a apresentação de requerimento para o efeito.
São considerados estudantes internacionais os indicados no artigo 3º do Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 de março, na redação introduzida pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto e artigo 1º do Regulamento nº 664/2018, de 16 de outubro.

NOTA: Nos termos do regulamento do estatuto estudante internacional da UPorto, se um candidato for titular de duas ou mais nacionalidades mas uma delas é portuguesa não poderá concorrer através do concurso especial para estudante internacional. Se o candidato tiver duas ou mais nacionalidades nas quais não está incluída a portuguesa, mas uma das nacionalidades é de um estado membro da união europeia, poderá optar por uma delas (artigo 1º do Regulamento nº 664/2018, de 16 de outubro).

Critérios de Seleção e Seriação para o Mestrado em Química Farmacêutica | 2023-2024 

Número mínimo de estudantes para funcionamento: 15

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

- Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 de março, na redação introduzida pelo Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro - Regulamenta o estatuto do estudante internacional.
- Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto - Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional da Universidade do Porto.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA (ONLINE)

  1. Documento de identificação (BI/Cartão do Cidadão/Passaporte ou outro documento legalmente equivalente) ou declaração contendo os dados de identificação;
  2. Número de contribuinte (de Portugal);
  3. Declaração sob compromisso de honra de que o candidato se encontra abrangido pelo estatuto de estudante internacional (apenas para ESTUDANTES INTERNACIONAIS);
  4. Documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa: documento emitido por entidade competente ou declaração de compromisso de honra emitida pelo candidato (apenas para ESTUDANTES INTERNACIONAIS);
  5. Certidão do último grau obtido (licenciatura/mestrado integrado/mestrado estrangeiro (deve incluir média e indicação da escala utilizada);*
  6. Suplemento ao Diploma (com a indicação da média, segundo a escala europeia de comparabilidade**) ou a Certidão das unidades curriculares efetuadas no curso de Ensino Superior donde provém, com as respetivas classificações e ECTS, e na qual se identifiquem as unidades curriculares anuais. Na falta desta indicação, as unidades curriculares serão assumidas como semestrais;
  7. Curriculum vitae (académico, científico e experiência profissional);
  8. Documento Comprovativo de Experiência Profissional.

*Os documentos estrangeiros ou emitidos no estrangeiro devem ser autenticados pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos por entidade diplomática ou consular portuguesa no país em que foram obtidos, ou em alternativa, legalizados pelo sistema de Apostilha nos termos da Convenção de Haia. Os documentos que não estiverem redigidos em português deverão ser traduzidos em Português ou Inglês.

**Aos candidatos que não apresentem documento comprovativo da classificação final do curso, segundo a Escala Europeia de Comparabilidade das Classificações, será atribuída a Classificação E.


PROPINAS 

Informação do valor das propinas disponível aqui

EMOLUMENTOS DE CANDIDATURA  
¤ 55,00 euros, não reembolsáveis.

O não pagamento dos emolumentos no prazo devido tem como consequência o indeferimento liminar da candidatura.
Para pagamento dos emolumentos deverão ser geradas as Referências Multibanco a partir da “Conta Corrente”, clicando na imagem Imagem.
No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro o candidato deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento em anexo, devendo enviar o comprovativo da transferência para expediente@ff.up.pt, com os seguintes dados: Login da candidatura e nome completo.

ATENÇÃO: Os candidatos não colocados numa fase e que pretendam candidatar-se a outra fase terão de apresentar nova candidatura e pagar os respetivos emolumentos.


INFORMAÇÕES


Por favor envie as suas questões para o e-mail: expediente@ff.up.pt



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-10-01 às 06:53:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias