Você está em: Início > Notícias > Homenagem póstuma ao Professor José Luís Costa Lima realizada em congresso no Brasil

A homenagem relembrou o Professor Costa Lima enquanto ser humano, químico e docente

A homenagem póstuma a José Luís Fontes da Costa Lima, Professor Jubilado do Laboratório de Química Aplicada da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e Professor Emérito da U.Porto, teve lugar no 20º Encontro Nacional de Química Analítica (20ºENQA) / 8º Congresso Ibero-Americano de Química Analítica (8ºCIAQA), que decorreu no mês de setembro no Brasil.

Realizada pela Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química, coube a Boaventura Freire dos Reis, Professor Titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, relembrar o homem, o químico e o docente José Luís Costa Lima, bem como as ligações com o Brasil.

Em representação do Professor Costa Lima, da FFUP e do Laboratório de Química Aplicada, esteve Maria da Conceição Branco, docente e diretora do Departamento de Ciências Químicas da FFUP, que recebeu a placa de homenagem.

José Luís Fontes da Costa Lima licenciou-se em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 1970. Em 1985 prestou provas de Doutoramento em Química, Especialidade em Química Analítica.
Em 1986, a convite do Professor Roque da Silva, passa para a FFUP como Professor Auxiliar com o desafio de fundar um grupo na área da Química Analítica e Aplicada às Ciências Farmacêuticas. A resposta de Costa Lima ao desafio resultou na criação de uma “Escola de Química Analítica”, gerando mais de 60 doutores, carinhosamente por ele apelidados de “filhos científicos”.
A 4 de dezembro de 2015 deu a sua última aula no Salão Nobre da FFUP. Em 2017 foi nomeado Professor Emérito da Universidade do Porto.

Durante a sua carreira foi distinguido por inúmeras Associações e Sociedades Científicas nacionais e internacionais pelo trabalho de investigação na área da Química.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-02 às 20:06:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias