Você está em: Início > Notícias > Laboratório de Microbiologia da FFUP lança Coleção de Culturas do Porto

Laboratório de Microbiologia da FFUP lança Coleção de Culturas do Porto

Importante banco de bactérias de diferentes origens surge na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

A Coleção de Culturas do Porto – Faculdade de Farmácia da Universidade Do Porto (CCP), fundada em 2021 por Luísa Peixe, docente do Laboratório de Microbiologia da FFUP, constitui um centro de recursos biológicos que tem como principal missão assegurar a preservação, distribuição, pesquisa e valorização da biodiversidade bacteriana.

Registada e reconhecida pela World Federation of Culture Collections (WFCC - coleção nº 1252) e integrada na Rede Portuguesa de Centros de Recursos Microbiológicos (Pt-mBRCN), a CCP inclui importantes recursos bacterianos de diversos nichos, resultantes da investigação desenvolvida ao longo de décadas em resistência a antimicrobianos e microbioma humano, no Laboratório de Microbiologia – BacT_Drugs@UCIBIO. Disponibiliza ainda diversos serviços (identificação, tipagem, pesquisa de mecanismos de resistência e virulência) orientados para a academia, sector biotecnológico, farmacêutico e alimentar, assim como apoio a vários projetos e trabalhos de investigação nacionais e internacionais.

A coleção CCP

Em termos quantitativos, e de acordo com dados fornecidos por Luísa Peixe, a CCP integra, de momento, 240 estirpes (100 públicas e 140 em regime de coleção privada) bem caracterizadas, e de elevado interesse para uma vasta comunidade científica, esperando progressivamente incluir as mais de 5000 bactérias existentes no seu grupo de investigação. Da coleção fazem parte isolados de referência, como os associados às primeiras descrições de carbapenemases, ou isolados bacterianos descritos recentemente e caracterizados como espécies novas (bactérias “tipo”, ex. Citrobacter portucalensis e Lactobacillus mulieres).

Do ponto de vista da evolução e crescimento da Coleção de Culturas do Porto, a fundadora aponta para um futuro promissor. Luísa Peixe tem como foco principal, aumentar o catálogo de recursos bacterianos público, desenvolver “mock communities” bacterianas e afirmar a CCP como uma coleção de referência em microbioma humano. Por outro lado, a docente da FFUP também pretende fazer da CCP uma coleção de referência a nível internacional através de futuras colaborações e parcerias com coleções de culturas já existentes.

A CCP iniciou oficialmente a sua atividade no dia 27 de outubro, no evento “Dia do Laboratório de Microbiologia” promovido pela FFUP. Este evento anual visa promover uma plataforma de discussão e divulgação científica interdisciplinar nas áreas científicas da microbiologia, imunologia e oncobiologia, para além de ser uma forma de incentivar a investigação científica nestas áreas.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-02 às 20:08:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias