Você está em: Início > Notícias > Candidaturas aos Concursos Especiais 2022/2023

Candidaturas aos Concursos Especiais 2022/2023

Candidaturas exclusivamente ONLINE

CALENDÁRIO

DATAS

Vagas (a*)

Apresentação das candidaturas na FFUP
(Acesso Candidaturas online)

25/07/2022 a 05/08/2022

Afixação dos resultados provisórios

16/08/2022

Audiência prévia

17/08/2022 a 30/08/2022

Afixação dos resultados definitivos

01/09/2022

Apresentação de reclamações

02/09/2022 a 22/09/2022

Publicação da decisão de reclamações

23/09/2022

Matrícula e inscrição

05/09/2022 a 09/09/2022

Eventual colocação de suplentes

12/09/2022 a 16/09/2022

(a*)
 Vagas:

Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da FFUP por candidatos maiores de 23 anos - 10 (dez) vagas

Titulares de outros cursos superiores - 20 (vinte) vagas

Os militares que tenham prestado, no mínimo, um ano de serviço efetivo em Regime de Contrato, quatro anos de serviço efetivo em Regime de Contrato Especial têm prioridade no acesso a 2,5% das vagas colocadas a concurso nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 76/2018, de 11 de outubro desde que cumulativamente:
- cumpram com as condições previstas no artigo 2.º do Regulamento das Provas Especialmente Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência da Universidade do Porto por Candidatos Maiores de 23 anos;
- nunca tenham estado matriculados em instituição de ensino superior público.

Os resultados (provisórios ou definitivos) serão publicitados através de edital publicado na página internet da FFUP considerando-se, desta forma, notificados todos os candidatos.

DESTINATÁRIOS
Candidatos que tenham obtido aprovação nas componentes de avaliação prévia (provas de Biologia e de Química, apreciação do currículo e entrevista) realizadas na FFUP.

Titulares de outros cursos superiores
-Titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor do Ensino Superior Português;
-Titulares de um grau superior estrangeiro, desde que tenham o grau devidamente reconhecido, nos termos da legislação em vigor.

Os candidatos abrangidos pelo estatuto estudante internacional ( Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto) não podem candidatar-se através destes regimes de ingresso.

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO
Critérios de seriação de aplicação sucessiva:
1.º Melhor classificação final das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da FFUP por candidatos maiores de 23 anos;
2.º Menor idade do candidato;
3.º Não estejam a frequentar o ensino superior;
4.º Não tenham qualquer grau obtido no ensino superior.

Titulares de outros cursos superiores
Critérios de seriação de aplicação sucessiva:
1.º
1.Titular do Grau de Licenciado em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas
2.Titular do Grau de Licenciado (outras áreas)
3.Titular do Grau de Bacharel
4.Titular do Grau de Mestre (Mestrado Integrado)
5.Titular do Grau de Mestre (2º ciclo)
6.Titular do Grau de Doutor (3º ciclo)
7.Titular dos extintos cursos do Magistério Primário, de Educadores de Infância e de Enfermagem Geral

2.º Classificação final do curso, segundo a Escala Europeia de Comparabilidade das Classificações:
1.Classificação A
2.Classificação B
3.Classificação C
4.Classificação D
5.Classificação E (ou sem classificação nesta escala)*

3.º Melhor média do curso
4.º Menor idade do candidato

Observação: O primeiro critério é aplicado da seguinte forma: é dada prioridade aos titulares do Grau de Licenciado em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas. Não existindo titulares do Grau de Licenciado em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas, ou não existindo em número suficiente para preenchimento das vagas fixadas serão aplicados, sucessivamente, os restantes graus académicos pela ordem indicada.

*Os candidatos que não apresentem documento comprovativo da classificação final do curso, segundo a Escala Europeia de Comparabilidade das Classificações, será atribuída a Classificação E.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA
Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da FFUP por candidatos maiores de 23 anos:
a) Documento de identificação (CCidadão/Passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação;
b) Declaração de Compromisso de Honra.

Titulares de outros cursos superiores:
b) Documento comprovativo da titularidade de um grau superior, com a respetiva média final e classificação ECTS.

EMOLUMENTOS:
¤ 55,00 euros, não reembolsáveis.
O não pagamento dos emolumentos no prazo devido tem como consequência o indeferimento liminar da candidatura.
Para pagamento dos emolumentos deverão ser geradas as Referências Multibanco a partir da “Conta Corrente”, clicando na imagem Imagem.

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
- Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho - Regula os concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-17 às 19:39:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais