Você está em: Início > Notícias > Edição internacional premeia jovem doutorada

Edição internacional premeia jovem doutorada

O prémio foi atribuído a trabalho desenvolvido no âmbito do doutoramento

Liliana Raimundo foi recentemente distinguida com o prémio British Journal of Pharmacology Annual Prize for Early Career Researcher, edição de 2021, por trabalho realizado no âmbito do seu doutoramento "BBIT20 inhibits homologous DNA repair through disruption of the BRCA1-BARD1 interaction in breast and ovarian cancer"

A jovem doutorada, que concluiu o seu doutoramento no Programa Doutoral BiotechHealth sob orientação da Prof Lucília Saraiva (FFUP/LAQV/REQUIMTE), viu o trabalho ser selecionado como a melhor publicação por um jovem investigador no British Journal of Pharmacology, nos últimos 12 meses.

O trabalho premiado reporta a identificação de um supressor da recombinação homóloga capaz de inibir a interação BRCA1/BARD1 (o composto BBIT20).

A BRCA1 é uma proteína supressora tumoral com um papel chave na reparação de danos no DNA, particularmente na via da recombinação homóloga. A inibição da interação BRCA1/BARD1 conduz à perda de função da BRCA1 e à acumulação de erros nas vias de reparação do DNA. Num contexto clínico, a continua reparação do DNA nos tumores está associada a quimioresistência, suportando a relevância dos inibidores da recombinação homologa na terapêutica anticancerígena.

Dados pré-clínicos, em células tumorais de doentes e em modelos animais, comprovam o elevado potencial terapêutico desta molécula em cancros da mama triplo negativos e do ovário, principalmente quando comparado com o de outros agentes supressores da reparação de danos no DNA utilizados na clínica, como os inibidores de PARP. Com base nos resultados obtidos, BBIT20 poderá representar um contributo valioso para a terapêutica personalizada destes cancros.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-01-25 às 13:40:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais