Você está em: Início > Notícias > O Alimento nas Ciências Farmacêuticas. Um percurso com futuro celebrado na FFUP

O Alimento nas Ciências Farmacêuticas. Um percurso com futuro celebrado na FFUP

Evento que decorreu no âmbito das comemorações do centenário pretendeu ressaltar a importância do estudo do alimento na FFUP

Alimento nas Ciências Farmacêuticas

Celebrar o “Alimento nas Ciências Farmacêuticas” foi o mote do evento que decorreu no dia 22 de novembro na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Inserido nas comemorações do Centenário, o evento teve como objetivo destacar a importância do alimento como área cientifica de estudo na FFUP.

O evento contou com a presença de Fátima Vieira e Pedro Rodrigues, Vice-Reitores da Universidade do Porto, para a área da Cultura e Museus e para área da Investigação, Inovação e Internacionalização, respetivamente, que fizeram questão de realçar a importância da FFUP na área do alimento, e da importância da intensa produção científica que o trabalho desenvolvido nesta área representa para a Universidade do Porto.

Para além da visão histórica do alimento nas Ciências Farmacêuticas, foi dado igual destaque à atividade que a FFUP desenvolve nesta área, dentro e fora da Universidade do Porto, nomeadamente com outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, Centros de Investigação e empresas.

Numa perspetiva da construção de um percurso futuro, o evento contou ainda com diversos testemunhos de antigos estudantes nacionais e internacionais, que se especializaram na área do alimento e, atualmente, desenvolvem as suas carreiras profissionais nessa área por todo o mundo, criando um movimento de “diáspora do alimento” tendo como ponto de partida a FFUP.

A Professora Margarida Ferreira

Paralelamente ao evento, a FFUP homenageou uma das personalidades que mais contribuiu para o afirmar do alimento na FFUP e para o desenvolvimento do Laboratório de Bromatologia, a Professora Margarida Alice Ferreira.

Quarta mulher doutorada pela Universidade do Porto, a Professora Margarida Ferreira desempenhou um papel fundamental no impulsionar do Laboratório de Bromatologia e do estudo do alimento.

Da sua longa carreira fazem parte a lecionação de várias Unidades Curriculares dentro e fora da FFUP, a orientação de inúmeras teses de doutoramento, assim como a publicação de mais de 230 trabalhos em revistas nacionais e internacionais.

Para além da sua atividade na FFUP integrou o Grupo Instalador da Escola do Curso de Nutricionismo, atual Faculdade de Ciências da Nutrição da U.Porto, fundou o “Núcleo de Investigação em Produtos Naturais” na Universidade de Paraíba, no Brasil, que viria a receber o seu nome e foi nomeada pela Comissão Europeia Membro do Comité Científico da Alimentação Humana durante um triénio, com renovação no triénio seguinte.

No dia 22 de novembro, na presença de antigos estudantes, colegas e funcionários, o Laboratório de Bromatologia e Hidrologia da FFUP “reinaugurou” um dos seus laboratórios, que agora se designa Laboratório de Bromatologia Professora Doutora Margarida Ferreira, homenageando a mulher, a profissional e a obra da qual todos na FFUP beneficiam.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-01-25 às 15:38:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais