Você está em: Início > Notícias > Docentes e investigadores da FFUP/UCIBIO participam em publicação na revista Nature Communications

Artigo apresenta conclusões sobre adaptação no tempo de Enterococcus faecalis em ambiente hospitalar, no âmbito de um projeto internacional

Publicado pela revista Nature Communications, o artigo que conta com a colaboração das docentes e investigadoras da FFUP/UCIBIO Luísa Peixe e Carla Novais, e da investigadora da UCIBIO Ana Raquel Freitas apresenta as principais conclusões de um projeto de investigação desenvolvido por um consórcio internacional.

O projeto, cujas conclusões são agora publicadas, procedeu à sequenciação de mais de 2000 genomas de Enterococcus faecalis de humanos e animais do sec. XX e XXI, cujo isolado mais antigo foi datado de 1936.
Através da aplicação de novas tecnologias de genómica e análise bioinformática, e da comparação de isolados bacterianos antigos e modernos, foi possível traçar a evolução genómica de E. faecalis com grande precisão.
Este projeto de investigação permitiu mostrar que esta bactéria patogénica, associada a infeções humanas, se adaptou às condições hospitalares já em meados do século XIX - muito antes dos primeiros hospitais modernos serem construídos e do uso de antibióticos. Observou-se ainda que E. faecalis de vários tipos de aves selvagens eram semelhantes a estirpes hospitalares. Uma vez que estas aves que não estão em contato próximo com humanos, concluiu-se que os fatores que que permitiram o sucesso de E. faecalis nos hospitais deverão ser comuns à sua sobrevivência e disseminação nas populações destas aves.

O consórcio internacional que integrou as docentes e investigadoras da FFUP e UCIBIO foi liderado pelo docente Jukka Corander associado à Universidade de Helsínquia, à Universidade de Oslo e ao Instituto Wellcome Sanger em Cambridge, Reino Unido, e envolveu 21 investigadores de 13 universidades e institutos de investigação Europeus.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-04-16 às 08:28:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais