Você está em: Início > Notícias > Docente da FFUP lidera equipa do i3S que desenvolve abordagem inovadora para a deteção de exposição a SARS-CoV-2

A abordagem pretende caracterizar a resposta imunológica especifica contra SARS-CoV-2 com o objetivo de identificar pacientes assintomáticos

Anabela Cordeiro, docente da FFUP e investigadora no I3S é a mentora do projeto que pretende, com recurso a um teste celular complementado com um serológico, identificar a capacidade de resposta imunológica de pacientes após recuperação de COVID-19. Este projeto está a ser desenvolvido com equipas clínicas do Centro Hospitalar e  Universitário de Coimbra (CHUC) e do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E), e conta também, com a colaboração do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
O estudo conjuga a caracterização da resposta celular específica com a deteção de anticorpos  contra as proteínas do vírus SARS-COV-2.

A grande inovação é a possibilidade de testar e caracterizar, usando sangue periférico,  a resposta celular a componentes do vírus, em pacientes que contactaram com o SARS-COV-2.

De acordo com Anabela Cordeiro-da-Silva, “o método conjuga a combinação da resposta celular com a resposta humoral. Nós queremos identificar marcadores imunológicos de exposição ao vírus, ou seja, se as pessoas têm anticorpos específicos contra várias proteínas do vírus  e se as suas células têm capacidade de reconhecer e responder especificamente a um novo contacto com o vírus”.

Os resultados da investigação serão fundamentais para definir um perfil imunológico, associado à exposição/infeção por SARS-CoV-2, que incluirá marcadores de resposta celular (como citoquinas) e anticorpos. Os dados produzidos irão não só expandir a compreensão da resposta imunológica à infeção por SARS-CoV-2 como poderão ter implicações diretas num contexto de vacinação.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-11-29 às 08:15:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais