Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > FFUP parceira em Projeto Europeu - unCOVer

FFUP parceira em Projeto Europeu - unCOVer

Projeto pretende aplicar metodologias de inteligência artificial e ciência de dados para elucidar o papel da COVID-19 no agravamento e até aparecimento de outras patologias








Com um orçamento global de 3 milhões de euros, o Projeto Europeu - unCOVer – Unravelling Data for Rapid Evidence-Based Response to COVID-19 é o único recomendado para financiamento na call H2020-SC1-PHE-CORONAVIRUS-2020-2E e conta com a participação da FFUP.


Na base do projeto está a aplicação de metodologias de inteligência artificial e ciência de dados que incluem machine learning supervisionadas, não-supervisionadas e de deep learning, com vista a identificar relações ainda não conhecidas entre a COVID-19 e outras patologias, bem como fatores de risco associados e também eficácia das terapêuticas em desenvolvimento.


Constituído por uma equipa multidisciplinar de 29 parceiros Europeus e Norte-Americanos, oriundos de mais de 15 países, o projeto agrega cientistas de dados, médicos, farmacêuticos, matemáticos e muitos outros participantes que, em conjunto, tentarão extrair o máximo de informação possível a partir das bases de dados e coortes existentes a nível europeu.


Na Universidade do Porto e mais precisamente na FFUP, os trabalhos serão liderados por David Pereira, docente do Departamento de Ciências Químicas, Laboratório de Farmacognosia da FFUP e membro do Laboratório Associado LAQV/REQUIMTE, sendo também coordenador de uma das tarefas do projeto.


O projeto, que terá início oficial a 1 de novembro de 2020, vai permitir à FFUP a contratação de recursos humanos especializados na área da inteligência artificial, bem como a aquisição de equipamentos essenciais à investigação na área da Ciência de Dados.






  
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-10-27 às 19:28:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais