Você está em: Início > Notícias > Grupo de Investigação da FFUP recebe prémio por pesquisa na área do Cancro.

Grupo de Investigação da FFUP recebe prémio por pesquisa na área do Cancro.

.

Foto do Grupo de Investigação.

Lucília Saraiva, Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e investigadora do LAQV/REQUIMTE, lidera uma equipa de Investigação que viu o seu trabalho “ACTONP53” ser reconhecido com a atribuição de um prémio MED.IDEAS, numa cerimónia que decorreu no dia 16 de maio, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no âmbito do “MED.IDEAS 2019 Event: Research, Development and Innovation in devices & medical technology.

O Prémio MED.IDEAS visa o incentivo de ideias inovadoras na área da tecnologia médica e é promovido pelo NORTEXCEL, cujo objetivo é instalar na região Norte de Portugal um centro de excelência de investigação e inovação em tecnologias e dispositivos médicos.

O projeto “ACTONP53propõe novas alternativas farmacológicas no tratamento do cancro, com base numa ativação seletiva da proteína supressora tumoral p53.

p53 é uma proteína que, existe em todas as pessoas, capaz de reparar o ADN das células e parar o crescimento de células danificadas, levando-as à morte celular, se necessário. No entanto algumas pessoas têm proteínas p53 inativas ou com mutações, o que significa que a sua capacidade de supressão de tumores poderá ficar em causa.

Sabendo que mais de 50% dos tumores humanos se devem a este problema Lucília Saraiva e o seu grupo decidiram estudar a possibilidade de reativar a p53 através de fármacos capazes de reporem as funções das proteínas p53, permitindo a regressão de certos tipos de cancro, provocando a morte, ou impedindo o desenvolvimento de células danificadas.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) "Regulação farmacológica das proteínas da família p53: a caminho de novas terapias anticancerígenas" (PTDC/DTP-FTO/1981/2014).

A equipa continua a desenvolver investigação nesta área, na esperança de alcançar novos desenvolvimentos que ajudem no combate ao cancro.

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-12-16 às 07:33:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais