Você está em: Início > Notícias > FFUP recebe 2 prémios na 3.ª edição do concurso Projetos de Inovação Pedagógica.

Apresentação pública dos Projetos dia 7 de fevereiro.

São 10 os projetos desenvolvidos na Universidade do Porto que foram selecionados este ano para receber o Prémio Inovação Pedagógica da UPorto.

Entre os eleitos desta 3.ª edição estão o projeto “Neuroscience 2.0 – a journey within and beyond the brain", desenvolvido no âmbito da UC de Neurociência do Professor Jorge Oliveira da FFUP e o Projeto “MicroMundo@UPorto” que resulta de uma parceria das Professoras Luísa Peixe e Carla Novais da UC de Bacteriologia da FFUP, em conjunto com a Professora Patrícia Antunes (FCNAUP) na sua UC de Microbiologia Básica.

Ambos os Projetos foram também selecionados para serem apresentados, publicamente, no próximo Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica que se realiza, no dia 7 de fevereiro pelas 10.00 horas, na Faculdade de Ciências da UPorto.

Prémio Inovação Pedagógica da UPorto
“Neuroscience 2.0 – a journey within and beyond the brain"

Este Projeto Pedagógico parte da unidade curricular (UC) optativa de Neurociência para uma viagem desde os primórdios da vida da terra, seguindo a formação das primeiras células e evolução multicelular, especialização celular em neurónios, redes, gânglios e cérebros biológicos. Analisa os cérebros animais pelo que têm em comum, e foca-se nas particularidades da estrutura, função e disfunção do cérebro humano. Para além de terapêuticas emergentes, discute propriedades cerebrais como a memória, e hipóteses sobre a emergência da consciência. Viaja também para além do cérebro, passando pela fronteira das interfaces cérebro-máquina, discutindo as inteligências artificiais que já existem, e as que o futuro poderá trazer.

A UC de Neurociência inova por promover e acolher a multidisciplinaridade, nos conteúdos e estudantes que nela participam. Inova também por ser pioneira no ensino em Inglês no MICF-FFUP e por ter um ensino laboratorial em que os estudantes participam ativamente no planeamento das experiências, tendo sempre presente o princípio orientador de que o principal motor da aprendizagem são as emoções positivas que os estudantes associam à procura e aquisição de conhecimento e competências.

Prémio Inovação Pedagógica da UPorto
"MicroMundo@UPorto
"

É um projeto educativo experimental de Ciência Cidadã, inovador na área da Microbiologia, implementado este ano letivo em Portugal através de duas UCs (Bacteriologia-FFUP e Microbiologia Básica-FCNAUP) da U.Porto.
A componente de inovação consiste numa estratégia pedagógica de Aprendizagem-Serviço em que estudantes universitários contribuem para a resolução de um desafio atual da sociedade, "Resistência Microbiana aos Antibióticos", transversal às áreas da clínica, alimentar e ambiental (“Uma só saúde”). Os estudantes universitários, formados e orientados por um docente universitário/investigador, são responsáveis pela organização e lecionação de sessões a alunos do ensino básico ou secundário, cujo desafio experimental é a descoberta de microrganismos produtores de novos antibióticos explorando a diversidade microbiana de habitats naturais de Portugal.

É expectável com esta estratégia pedagógica uma melhoria no impacto e na perceção dos estudantes sobre os efeitos das duas UCs de Microbiologia na prática profissional e no desenvolvimento de autonomia, responsabilidade, compromisso, planeamento, comunicação em público, trabalho em equipa, tomada de decisões em contexto real e melhoria da empatia, características essenciais para futuros profissionais de saúde.

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-19 às 21:56:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais