Você está em: Início > Notícias > FFUP marca presença na Biomarine Business Convention 2018

FFUP marca presença na Biomarine Business Convention 2018

.

FFUP marca presença na Biomarine Business Convention 2018 A Professora Marta Correia da Silva, do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da FFUP, foi convidada a participar numa mesa redonda na Biomarine Business Convention 2018 onde se debateram os impactos económicos, ambientais e de saúde pública da bioincrustacao e as principais estratégias para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

A bio-incrustação marinha é um fenómeno que causa graves problemas e consideráveis prejuízos às indústrias do sector marítimo em todo o mundo, pelo que têm sido utilizadas tintas anti-incrustantes para combater este processo. No entanto, o elevado grau de toxicidade ambiental conduziu a que estas tintas tenham sido quase exclusivamente proibidas pelas autoridades competentes.

A Professora Marta Correia da Silva é investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e é responsável por um projeto, que em parceria com uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estuda o desenvolvimento de novas substâncias, inspiradas em produtos sulfatados de origem marinha, capazes de impedir a bio-incrustação em embarcações e com reduzido risco ambiental. Os compostos que já conseguiram sintetizar apresentaram resultados promissores na inibição da aderência de larvas de mexilhões, uma das espécies de invertebrados mais problemática no processo de incrustação, sem exercer toxicidade. Recentemente os compostos foram imobilizados em tintas marítimas e provaram manter a sua eficácia sem risco de libertação para o ambiente.

A BioMarine Business Convention é um evento internacional de grande prestígio que decorreu este ano em Portugal, promovendo encontros e discussões para indústrias, cientistas, investidores, entre outros, potenciando acordos, investimentos e desenvolvimentos de parcerias a nível internacional. Sendo a maior plataforma de empresas ligadas à Economia do Mar contou com a presença da Ministra do Mar, Eng. Ana Paula Mendes Vitorino, assim como o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-17 às 19:50:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais