Félix Carvalho, Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi eleito Presidente da EUROTOX (http://www.eurotox.com) no decurso da eleição dos novos representantes da respetiva Comissão Executiva que teve lugar durante o 54º congresso da EUROTOX, que decorreu em Bruxelas entre 2 e 5 de setembro.
Esta eleição ocorreu na sequência de dois mandatos, em que exerceu funções de Secretário Geral desta sociedade, entre 2012 e 2018.
A EUROTOX corresponde à Federação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia, contando com mais de 7000 membros. Tem como missão promover a ciência e a educação em toxicologia, e influenciar as estruturas reguladoras e políticas, para promover a segurança dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente, protegendo a saúde global.
É a primeira vez que um Português é eleito para este importante cargo nos 54 anos de existência desta Sociedade, constituindo assim um marco, não só pessoal, mas também para os organismos a que se encontra ligado - Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Sociedade Portuguesa de Farmacologia (sociedade membro da EUROTOX), Ordem dos Farmacêuticos, INFARMED, Centro de Investigação UCIBIO/REQUIMTE, e para Portugal.