Você está em: Início > Notícias > Curso-Comunicação clínica para farmacêuticos - competências para o desenvolvimento de uma perspetiva centrada no doente. - 2.ª edição

Dia 24 de maio na sala 03.P1.E3 das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00

Tipo de Formação: Curso
Título: Comunicação clínica para farmacêuticos - competências para o desenvolvimento de uma perspetiva centrada no doente - 2.ª edição
Data: Dia 24 de maio na sala 03.P1.E3 (Complexo FFUP/ICBAS), das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00
Formador: Profª Margarida Figueiredo Braga
(Unidade de Psicologia Médica, Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental, FMUP).

O curso pretende ensinar e possibilitar o treino de competências de comunicação clínica a estudantes do MICF em fase de estágio, por forma a permitir desenvolver aptidões para o desenvolvimento desta nova atitude, aumentando a satisfação dos doentes e profissionais com os cuidados prestados e a eficácia dos procedimentos.

CARTAZ/PROGRAMA em PDF

Programa:
1. Competências básicas de comunicação
        1.1. Contexto
        1.2. Aspectos verbais e não verbais

2. Entrevista centrada no doente – modelos e componentes estratégicos
        2.1. Saber ouvir,  mostrar atenção
        2.2. Valorizar os aspectos psicossociais
        2.3. Aceitar as prioridades do doente
        2.4. Recolher informação
        2.5. Fornecer informação
        2.6. Confirmar a acuidade e compreensibilidade da informação
        2.7. Incentivar a colocação de questões e dúvidas

3. Estratégias para lidar com emoções
4. Desenvolver e negociar um plano de tratamento e integrar sistemas de suporte social.
5. Comunicar e cuidar de doentes em situações clínicas difíceis
O curso incluirá uma componente teórica (fundamentação das competências básicas de comunicação em contextos clínicos, técnicas de entrevista centrada no doente e competências de resposta às emoções) e uma componente teórico-prática, que consistirá na apresentação e discussão de vídeos exemplificativos, e em exercícios de role play.

Destinatários: estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas a frequentar o Estágio Curricular.
Os estudantes interessados deverão inscrever-se para frequência do curso no dia 3 ou 24 de Maio de 2018 (poderão manifestar disponibilidade para ambas as sessões).

A inscrição é obrigatória:https://goo.gl/forms/VU8a5rDPInLN3Zc33
No caso de o número de inscrições exceder o número máximo de participantes, a seleção será feita dando prioridade (1) aos estudantes em estágio no 2º semestre, (2) à posição na seriação para estágio e (3) à ordem de inscrição no estágio.

Organização:
Direção da FFUP,
Comissão de Estágios,
Prof.ª Doutora Manuela Morato
(Laboratório de Farmacologia, Departamento de Ciências do Medicamento, FFUP)
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-05-20 às 20:49:18