Você está em: Início > Notícias > FFUP lança Portal infoCosméticos

FFUP lança Portal infoCosméticos

O Portal é uma iniciativa pioneira no âmbito da educação para a saúde em Cosmetologia, contendo informação validada cientificamente e em língua portuguesa

Prof.Isabel Almeida responsável pelo Lançamento do Portal
A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) lançou no dia 27 de junho de 2017, pelas 15.00 horas, o Portal infoCosméticos (PIC).

A iniciativa insere-se no âmbito da educação para a Saúde e foi desenvolvida no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da FFUP, sob orientação de Isabel Martins de Almeida, regente da UC de Cosmetologia.
O PIC tem como missão promover a literacia em Saúde no que diz respeito a ingredientes e produtos cosméticos; informar os consumidores, de um modo simultaneamente rigoroso e de fácil acesso, de modo a capacitá-los a tomarem decisões adequadas à sua Saúde relacionadas com o uso de produtos cosméticos; e dotar os profissionais com responsabilidade no aconselhamento cosmetológico de conhecimentos atuais e suportados na evidência científica

O Portal infoCosméticos nasce da necessidade de esclarecimento de dúvidas, face à multiplicidade de informação existente na área cosmetológica, por vezes pouco rigorosa, outras vezes demasiado fechada ao entendimento do consumidor final, e do reconhecimento do grau inadequado de literacia em Saúde na sociedade portuguesa. Assim, a iniciativa desenvolvida na FFUP vai de encontro às mais variadas necessidades e questões dos consumidores, bem como dos profissionais que atuam na área cosmetológica, permitindo a translação do conhecimento gerado em contexto universitário para a sociedade,

O Portal contempla em particular as dimensões da segurança e da eficácia dos ingredientes e produtos cosméticos, bem como a sua regulamentação. A informação é transmitida através da resposta a questões específicas como “Os conservantes conhecidos como parabenos são permitidos em produtos cosméticos?” ou de alcance mais geral como “O local onde compro o produto cosmético é relevante para a sua segurança?”, e sempre acompanhadas de infografias explicativas.

Sessão de lançamento do Portal infoCosmeticos Os conteúdos presentes no Portal estão a ser desenvolvidos por estudantes e recém-graduados do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da FFUP, e são revistos cientificamente por um conjunto de docentes/investigadores não apenas da Universidade do Porto, mas também das Universidades de Coimbra, Lisboa e Beira Interior, do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, da Universidade Lusófona, da Universidade Fernando Pessoa e da Universidade de São Paulo, bem como por colaboradores do INFARMED.

O lançamento do Portal infoCosmeticos contou intervenções do Diretor da Faculdade de Farmácia, do Pró-reitor para a Inovação Pedagógica e Desporto, da coordenadora do portal e da farmacêutica Susana Santos, da DECO.

Informação que saiu sobre o Portal no Jornal de Notícias: http://www.mynetpress.com/pdf/2017/julho/20170713468fa5.pdf
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-08-21 às 22:42:55