Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > O equilíbrio endocrinológico da mulher na atualidade

O equilíbrio endocrinológico da mulher na atualidade

Dia 27 de abril de 2017 às 15.00 Horas no Anfiteatro 10 do Complexo ICBAS/FFUP

Tipo de Formação: Seminário
Título: O equilíbrio endocrinológico da mulher na atualidade
Data: Dia 27 de abril de 2017 às 15.00 Horas no Anfiteatro 10 do Complexo ICBAS/FFUP (esta conferência estava prevista para o anfiteatro 8, mas devido a problemas no projetor foi transferida para o anfiteatro 10).
Orador: Prof. Doutor Belmiro Patrício
Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Sumário: O desenvolvimento humano caracteriza-se por se desenrolar de acordo com determinados fins, inclusivamente para a reprodução, fim último de manutenção da espécie. Estas fases são fixas e dizem respeito a faixas etárias específicas e, por isso, contrariam muitas vezes a programação social e a carreira profissional. Por isso, a mulher tem de estar atenta à sua fase de fecundidade para que possa ter filhos com a maior qualidade e, ela própria, ter capacidade física e anímica para ser uma boa mãe, sem deixar de perseguir objetivos pessoais de realização. A fecundidade manifesta-se e é controlada pelas hormonas gonadotróficas. A avaliação destas hormonas permite-nos perceber toda evolução biológica e até psicológica da mulher. Neste contexto abordamos as hormonas específicas do ciclo reprodutor nas suas fases de incidência com modificações biológicas e psicológicas para manter a mulher na função mais essencial e vital na espécie. A reprodução, por natural que pareça, esconde segredos íntimos para conservação da sua qualidade. É este contexto que queremos considerar para mais apreciar o dom da vida. A normalidade hormonal durante o período fértil é base de compreensão de patologias, pelo que esta abordagem é essencial na ligação a patologias como a síndrome do ovário poliquístico. Resumindo é premente uma reflexão entre o conflito dos relógios biológico /social.           

Formulário de Inscrição (entrada livre com inscrição obrigatória)
Organização: Profª Doutora Irene Rebelo
(Departamento de Ciências Biológicas, Laboratório de Bioquímica, FFUP)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-24 às 05:16:20