Você está em: Início > Notícias > Discover colors - why we need chromatography - Conferência Adiada para Maio 2020

19 de março 2020 | 15h00 | Anfiteatro 10

Os tecidos históricos funcionam como pegadas de épocas passadas, mas também permitem tirar conclusões sobre o património cultural. No entanto, esses tecidos são geralmente encontrados severamente degradados devido às condições de armazenamento. Portanto, testar hipóteses sobre as suas origens ou uso, com base apenas na inspeção visual, é geralmente impreciso. Além disso, as amostras disponíveis são relativamente pequenas. Nesse sentido, apresentamos aqui a aplicação de métodos analíticos modernos, em particular cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa em tandem (LC / MS / MS), para a identificação de corantes em tecidos medievais.

No nosso trabalho de investigação, com base em conhecimentos históricos, analisámos os corantes vermelho, amarelo e azul. Primeiro, usando LC com vários analisadores de massa (QQQ, TOF e IT), caracterizámos marcadores de corantes naturais. Segundo, usámos esses marcadores para determinar a fonte de corantes nos têxteis históricos. Para corantes vermelhos, encontrámos uma pequena quantidade de derivados de orquídeas. Isso foi especialmente importante uma vez que os corantes derivados das orquídeas não são estáveis. Portanto, são responsáveis ​​por desbotar a cor inicial do tecido. A análise de corantes azuis naturais permitiu distinguir a fonte de índigo nos tecidos históricos.

Os trabalhos apresentados permitiram criar um protocolo analítico para identificação de corantes naturais em tecidos históricos, por exemplo, tecidos de seda medievais da coleção de vestimentas litúrgicas da Igreja de Santa Maria em Gdańsk (Polónia), ou dos tecidos dos séculos III a VI encontrados no Sudão.

Palestrante/Speaker:

Prof. Magdalena Biesaga
Professor at Laboratory for Flow Analysis and Chromatography, Department of Chemistry, University of Warsaw
1982: MSc in Chemistry, Department of Chemistry, University of Warsaw
2001: PhD in Chemistry, Department of Chemistry, University of Warsaw

Organização/ Event Organization:
Prof. Doutora Marcela Segundo (Lab. Química Aplicada FFUP);
Prof. Doutor Agostinho Almeida (Lab. Química Aplicada FFUP).

Cartaz >>

Historical textiles serve as footprints of past eras, but also allow to draw conclusions about the cultural heritage. However, such fabrics are usually found severely degraded due to the storage conditions. Therefore, testing hypotheses about their origins or usage, based only on visual inspection is often inaccurate. Moreover, available samples are relatively small. Herein, we present the application of modern analytical methods, in particular, liquid chromatography coupled to tandem mass spectrometry (LC/MS/MS), for the identification of dyes in medieval textiles.

In our works, based on historical expertise, we analyzed red, yellow, and blue dyes. First, using LC with various mass analyzers (QQQ, TOF, and IT) we characterized markers of natural dyes. Second, we used these markers to determine the source of dyes in historical textiles. For red dyes, we found a trace amount of orchil derivatives. This was especially important because orchil dyes are not stable. Therefore, they are responsible for fading away the initial color of the textile. The analysis of natural blue dyes allowed to distinguish the source of indigo in historic textiles.

Presented works allowed to create an analytical protocol for identification of natural dyes in historical textiles, for example, medieval silk textiles from the collection of liturgical vestments from Saint Mary's Church in Gdańsk (Poland) or from 3rd to 6th century fabrics found in Sudan.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-04-09 às 03:28:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais