Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Conferência: Envenenamentos por animais peçonhentos: da pesquisa básica ao desenvolvimento de novas terapias

Conferência: Envenenamentos por animais peçonhentos: da pesquisa básica ao desenvolvimento de novas terapias

Dia 10 de Julho às 10.00 horas no Anfiteatro 8 do Complexo FFUP/ICBAS

Tipo de Formação: Conferência
Título: Envenenamentos por animais peçonhentos: da pesquisa básica ao desenvolvimento de novas terapias
Data: Dia 10 de Julho às 10.00 horas no Anfiteatro 8 do Complexo FFUP/ICBAS
Orador: Doutora Denise Tambourgi
(Diretora do Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantan, São Paulo, Brasil)


 Conferência: Envenenamentos por animais peçonhentos: da pesquisa básica ao desenvolvimento de novas terapias
Nota Biográfica:
A Doutora Denise Tambourgi possui a licenciatura em Biologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1987) e doutoramento em Imunologia pela Universidade de São Paulo, com estágio na Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, Estados Unidos da America (1992).

Atualmente é Investigadora do Instituto Butantan e Diretora do Laboratório de Imunoquímica e Vice-diretora da Divisão de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan. É igualmente Investigadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Vice-Coordenadora do Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares (FAPESP/GSK/Ibu) e uma das investigadoras principais do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (Cepid da FAPESP).

Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Interações de toxinas animais e de microorganismos com o Sistema Complemento e células do sistema imune; Mecanismos moleculares envolvidos na patogénese do envenenamento por aranhas Loxosceles; Caracterização imunoquímica e funcional das toxinas de venenos animais; Estudos sobre a imunogenicidade de venenos e toxinas animais e imunossupressão.



 Conferência: Envenenamentos por animais peçonhentos: da pesquisa básica ao desenvolvimento de novas terapias Programa:
As mordeduras por animais venenosos colocam em risco a vida das pessoas afectadas.

A rápida assistência médica e a existência de antídotos eficazes são determinantes para o sucesso da terapêutica, permitindo salvar vidas em risco. Em muitas situações, no entanto, os antídotos não existem e o desfecho das intoxicações pode ser fatal. Desta forma, o desenvolvimento de antídotos como agentes terapêuticos é crucial em muitas regiões do mundo onde estas situações podem ocorrer, sendo a aplicação da investigação básica nesse desenvolvimento até à prática clinica um tema fulcral que tem de ser abordado e discutido.

Esta conferência visa a apresentação do tema por uma especialista reconhecida internacionalmente, a discussão do desenvolvimento de anti-venenos como agentes terapêuticos e o possível estabelecimento de colaborações na investigação.


Organização:

Prof.ª Doutora Maria de Lourdes Bastos
(Departamento de Ciências Biológicas, Laboratório de Toxicologia, FFUP / UCIBIO/REQUIMTE).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-07-22 às 13:24:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais