Você está em: Início > Notícias > Curso-Conferências em Oncobiologia 2018

Tipo de Formação: Curso
Título: Conferências em Oncobiologia 2018
Data: Dia 15 de maio no Salão Nobre do Complexo FFUP/ICBAS

As conferências em Oncobiologia são organizadas no âmbito da Unidade Curricular Complementar “Oncobiologia” do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e contam com a participação ativa dos estudantes desta Unidade Curricular, tendo por esse motivo uma forte componente pedagógica. No entanto, estão abertas a toda a comunidade científica mediante pré-inscrição obrigatória (gratuita).

PROGRAMA /  CARTAZ em PDF

8:45 - Abertura do Secretariado

9:15 - SESSÃO DE ABERTURA

SESSÃO I
PATOLOGIA DO CANCRO E ALVOS TERAPÊUTICOS

Moderador: M. Helena Vasconcelos, Prof. Auxiliar da FFUP

9:30 - “As diferentes faces do carcinoma de mama triplo-negativo”
Fernando Schmitt
(
Professor de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigador do Ipatimup/I3S e Presidente da “International Society of Breast Pathology”)

10:15 - “Terapêuticas dirigidas em hemato-oncologia"

Manuel A. Sobrinho Simões
(
Assistente Hospitalar de Hematologia Clínica no CHSJ, Professor Auxiliar Convidado na FMUP e colaborador do grupo "Cancer Drug Resistance" do IPATIMUP/i3S)

11:00 - Intervalo de café (organizado por estudantes da UC Oncobiologia)

SESSÃO II
BIOMARCADORES

11:30 - “Virus, Vacinas e Cancro: Biomarcadores na Historia Natural do Papilomavirus”
Rui Medeiros
(
Coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do IPO Porto, Professor Associado Convidado da UFP e Diretor do Departamento de Investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro)

12:15 - "Vesículas extracelulares circulantes como biomarcadores de doença residual mínima em hemato-oncologia”

Hugo Caires
(Investigador pós-doutorado do grupo “Cancer Drug Resistance” do IPATIMUP/i3S)

13:00 Intervalo (livre)

SESSÃO III
APRESENTAÇÕES SELECIONADAS DOS ESTUDANTES
Moderador: M. Helena Vasconcelos, Prof. Auxiliar da FFUP

14: 30 - APRESENTAÇÃO SELECIONADA
Estudantes da unidade curricular complementar “Oncobiologia” (ano letivo 2017/2018)

15:00 - APRESENTAÇÃO SELECIONADA

15:30 - Sessão de Posters

SESSÃO IV

NOVAS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS

16:30 - “Aplicação da nanotecnologia no tratamento específico da infecção por Helicobacter pylori?
Cristina L. Martins
(
Investigador Auxiliar do INEB-Instituto de Engenharia Biomédica / i3S-Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto, Leader do Grupo "BioEngineered Surfaces” do i3S)

17:15 - “Terapia molecular dirigida a RTKs: uma nova esperança para cancro do colo-uterino”