Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado Integrado > MICF

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas 2017/2018

Calendário Académico do Ano Letivo 2018/2019

ANO LETIVO 2019/2020: CANDIDATURAS

CICLO DE ESTUDOS ACREDITADO EM 13/01/2018, POR 6 ANOS.
Relatório em Documentos do menu Opções -->

Código do curso (DGES): 9494

O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) destina-se a formar profissionais habilitados a exercerem as atividades tradicionalmente associadas à profissão farmacêutica, nomeadamente na Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Indústria Farmacêutica (desenvolvimento, fabrico, controlo da qualidade, marketing e assuntos regulamentares), Distribuição Farmacêutica, Análises Clínicas e outras atividades de índole analítica (Análises Químicas, Hidrológicas, Bromatológicas, Microbiológicas, Toxicológicas, etc.) e na investigação. Em particular, destina-se a formar profissionais de excelência nas várias atividades que integram o conteúdo do Ato Farmacêutico (Decreto-Lei n.º 131/2015).

 Importa destacar que o perfil dos ciclos de estudos de Ciências Farmacêuticas europeus está condicionado normativamente por Diretivas Comunitárias específicas e que o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da FFUP respeita integralmente, quer quanto aos conteúdos curriculares, quer quanto à repartição entre ensino teórico e prático, de modo a conservar o carácter universitário e profissionalizante do mesmo.

 

Plano de Estudos

O MICF proporciona uma formação de banda larga associando às matérias básicas (primeiros 3 anos) as de especialidade (a partir do 3º ano), a que acresce um Estágio profissionalizante (2º semestre do 5º ano), integrador dos conhecimentos e facilitador da inserção na atividade profissional. O Plano de Estudos comporta um número significativo de unidades curriculares optativas de livre escolha pelos estudantes, de modo a que, por um lado, os progressos científicos possam ser transpostos para a formação ministrada e, por outro, os estudantes possam configurar um perfil de formação mais adequado às perspetivas do exercício profissional.

 Aos estudantes que tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares é conferido o grau de licenciado em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas. Esta licenciatura permite ao estudante aceder a vários mestrados, quer na FFUP, quer noutras instituições de ensino.


Áreas de Especialização

A partir do ano letivo 2018/19 os estudantes devem inscrever-se a 15 ECTS em unidades curriculares optativas antes de finalizarem o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Os estudantes poderão ainda inscrever-se em unidades curriculares optativas até um máximo de 18 ECTS (os 3 ECTS a mais correspondem a uma margem passível de ser necessária em casos de mobilidade estudos). Atingido o limite de 15 ECTS, a inscrição em unidades curriculares optativas deve ser considerada uma Unidade Curricular Singular (sujeitando-se às vagas existentes e cumprindo a Tabela de Emolumentos da U.Porto), cujo resultado constará no Suplemento ao Diploma, mas não será contabilizado para o cálculo da média final.

No diploma da Licenciatura em Estudos Básicos em Ciências Farmacêuticas (3º ano concluído) deve constar a primeira unidade curricular optativa concluída pelo estudante no seu percurso académico.


Opções UP:

Os estudantes poderão realizar uma unidade curricular noutra instituição da Universidade do Porto (Opção UP) que poderá ser considerada para o 2º semestre do 3º ano ou para o 1º ou 2º semestre do 4º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. A unidade curricular noutra instituição da Universidade do Porto pode ser do 1º ciclo de estudos, ciclo de estudos integrado ou 2º ciclo de estudos.


Informações

Os requisitos de acesso são os seguintes:

  • 12º Ano de Escolaridade;
  • Provas de Ingresso Biologia e Química;
  • Classificação mínima de nota de ingresso: 95 (escala de 0 a 200);
  • A fórmula de candidatura corresponde a 50% da classificação do ensino secundário e 50% da classificação das provas de ingresso;
  • Regime diurno.

Saídas Profissionais do Mestrado

  • Actividade farmacêutica (Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Distribuição Farmacêutica, Industria Farmacêutica).
  • Análises Clínicas.
  • Análises Microbiologicas.
  • Análises Hidrológicas.
  • Análises Toxicológicas.
  • Indústria Agro-Alimentar
  • Outras com componente químico-biológica.

Comentários

Curso Adequado ao Processo de Bolonha

Relatório de Avaliação Externa da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto


Dados Gerais

Código Oficial: 9494
Diretor: Fernando Remião
Sigla: MICF
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2007/2008
Duração: 10 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciências Farmacêuticas (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-20 às 00:05:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias