Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado Integrado > MICF

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Candidaturas Estudantes Internacionais 2017/2018, https://sigarra.up.pt/ffup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=17115


Relatório de Avaliação Externa da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto


Código do curso (DGES): 9494

O Mestrado em Ciências Farmacêuticas da FFUP destina-se a formar profissionais habilitados a exercerem as actividades tradicionalmente associadas à profissão farmacêutica, nomeadamente a nível da Farmácia de Oficina, Farmácia Hospitalar, Indústria Farmacêutica (desenvolvimento, fabrico, controlo de qualidade, marketing e assuntos regulamentares), distribuição grossista de medicamentos, Análises Clínicas e variadas outras actividades de índole analítica (análises químicas, hidrológicas, bromatológicas, microbiológicas, toxicológicas, etc.), ensino e investigação. Em particular, destina-se a formar profissionais devidamente habilitados a exercer com exclusiva competência e responsabilidade as actividades que integram o conteúdo do Acto Farmacêutico (Decreto-Lei n.º 288/2001).

De modo a habilitar os Mestres para estas múltiplas saídas profissionais, o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da FFUP proporciona uma formação de banda larga, com 5 anos de duração, em que se associam de forma equilibrada as matérias básicas (nos primeiros anos) com disciplinas de especialidade (a partir do 3º ano), a que acresce um Estágio profissionalizante (no 2º semestre do 5º ano), integrador dos conhecimentos e facilitador da inserção dos alunos na actividade profissional.

Importa destacar que o perfil dos cursos de Ciências Farmacêuticas, a nível europeu, está condicionado normativamente por Directivas Comunitárias específicas e que o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da FFUP procura respeitar integralmente quer quanto aos conteúdos curriculares quer quanto à repartição entre ensino teórico e prático, de modo a conservar o carácter universitário e profissionalizante do mesmo.

O objectivo de assegurar que o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas FFUP seja adaptável ao rápido evoluir dos conhecimentos científicos levou a que, com efeito a partir do ano lectivo de 2002/2003, o respectivo Plano de Estudos passasse a comportar um número significativo de disciplinas complementares, de livre escolha pelos estudantes, de modo a que, por um lado, os progressos científicos possam ser transpostos para a formação ministrada e, por outro, os estudantes possam configurar um perfil de formação mais adequado às perspectivas de exercício profissional.

O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da FFUP encontra-se organizado pelo sistema de ECTS (European Credit Transfer System) .

Aos estudantes que tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares de trabalho é conferido o grau de licenciado em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas. Esta licenciatura permite ao estudante aceder a vários mestrados, quer na FFUP, quer noutras instituições de ensino.


Áreas de Especialização

A partir do ano letivo 2014/15, é alterada a disposição até agora implementada de permitir aos estudantes inscreverem-se a mais de 32 ECTS em unidades curriculares optativas antes de finalizarem o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, contabilizando para efeitos de cálculo da média final as unidades curriculares optativas com melhores resultados.
Assim, os estudantes apenas poderão inscrever-se em unidades curriculares optativas até um máximo de 35 ECTS (os 3 ECTS a mais correspondem a uma margem passível de ser necessária em casos de mobilidade estudos). Atingido o limite de 32 ECTS, a inscrição em unidades curriculares optativas deve ser considerada uma Unidade Curricular Singular (sujeitando-se às vagas existentes e cumprindo a Tabela de Emolumentos da U.Porto), cujo resultado constará no Suplemento ao Diploma, mas não será contabilizado para o cálculo da média final.

No diploma da Licenciatura em Estudos Básicos em Ciências Farmacêuticas (3º ano concluído) devem constar as duas primeiras unidades curriculares optativas concluídas pelo estudante no seu percurso académico.

Os estudantes que estejam abrangidos por planos de estudos anteriores ao atual (adaptado a Bolonha), deverão manter-se sob a disposição anteriormente aplicada para o período de transição.

Opções UP:
A possibilidade de realização de uma unidade curricular noutra instituição da Universidade do Porto (Opção UP) foi considerada para apenas uma unidade curricular de opção do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, ou seja, para o 2º semestre do 3º ano, 1º e 2º semestre do 4º ano e 1º semestre do 5º ano. A unidade curricular noutra instituição da Universidade do Porto pode ser do 1º ciclo de estudos, ciclo de estudos integrado ou 2º ciclo de estudos.

Informações

Os requisitos de acesso são os seguintes:

  • 12º Ano de Escolaridade;
  • Provas de Ingresso Biologia e Química;
  • Classificação mínima de nota de ingresso: 95 (escala de 0 a 200);
  • A fórmula de candidatura corresponde a 50% da classificação do ensino secundário e 50% da classificação das provas de ingresso;
  • Regime diurno.

Saídas Profissionais do Mestrado

  • Actividade farmacêutica (Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Distribuição Farmacêutica, Industria Farmacêutica).
  • Análises Clínicas.
  • Análises Microbiologicas.
  • Análises Hidrológicas.
  • Análises Toxicológicas.
  • Indústria Agro-Alimentar
  • Outras com componente químico-biológica.

Comentários

Curso Adequado ao Processo de Bolonha

Consulte aqui o Calendário Letivo e o Calendário de Exames 2016/2017


Dados Gerais

Código Oficial: 9494
Diretor: José Manuel Sousa Lobo
Sigla: MICF
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2007/2008
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciências Farmacêuticas (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-07-23 às 13:34:01