Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MTF > Informação para Candidatos

Mestrado em Tecnologia Farmacêutica

Dados Gerais

Código Oficial: 6249
Sigla: MTF

Diplomas

  • Mestrado em Tecnologia Farmacêutica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Tecnologia Farmacêutica (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Formas Farmacêuticas de Disponibilidade Modificada

TF07006 - ECTS Proporcionar aos estudantes conhecimentos avançados sobre a disponibilidade modificada de fármacos e suas vantagens e potencialidades e, de um modo especial, sobre os diferentes sistemas que possibilitam a disponibilidade modificada de fármacos, designadamente no que respeita a materiais, tecnologias, caracterização físico-química, controlo de qualidade, perfil de libertação dos fármacos e aspectos biofarmacêuticos e farmacocinéticos.

Sistemas Líquidos

TF07002 - ECTS

A unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos da capacidade de preparar  formulações , permitindo-lhes assumir responsabilidade industrial no que respeita ao grupo das soluções, emulsões, dispersões coloidais e suspensões.

 

Sistemas Semissólidos

TF07010 - ECTS

Conhecimento dos sistemas semissólidos farmacêuticos: perspetiva histórica e sua classificação; métodos de fabrico; equipamentos. Saber formular e preparar formas farmacêuticas semissólidas. Desenvolvimento de novas formulações semissólidas.
Verificação e controlo de qualidade: avaliar os principais aspetos relacionados com a sua qualidade, segurança e eficácia.
Análise de algumas das características dos locais de aplicação de sistemas semissólidos: biometria cutânea.


Sistemas Sólidos

TF07001 - ECTS

Aprendizagem do desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas e da importância da caracterização das matérias-primas no fabrico de medicamentos sólidos.

Biotecnologia Farmacêutica

TF07007 - ECTS

Conhecer o conceito de Biotecnologia: definição e principais etapas do desenvolvimento da Biotecnologia. Distinguir as diversas áreas de aplicação da Biotecnologia e conhecer os processos biotecnológicos. Dar especial ênfase à Biotecnologia Farmacêutica.  Conhecer os aspectos regulamentares e bioéticos aplicados à Biotecnologia Farmacêutica. Adquirir um conhecimento global sobre as diversas classes de biomateriais utilizados em medicina, tanto do ponto de vista das suas propriedades como das suas aplicações. Para atingir estes objectivos, o estudante deverá aplicar 81 horas de trabalho (3 ECTS x 27 horas), das quais 22 h corresponderão a aulas teóricas e 10 h a aulas laboratoriais. Das restantes horas, 2 h corresponderão a avaliação e as restantes 47 h a tempo de estudo/trabalho.

Dispositivos Médicos

TF18013 - ECTS

Conferir aos estudantes os conhecimentos adequados relativos aos Dispositivos Médico e aos Dispositivos Médicos para Diagnóstico “in vitro”. Os estudantes ganharão competências nas várias valências relativas aos Dispositivos Médicos tais como fabrico, controlo de qualidade, seleção adequada e armazenamento e conservação.

Medicamentos Veterinários

TF18014 - ECTS Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante conheça os vários tipos de formas farmacêuticas para animais, as consiga conceber e preparar. O estudante ficará também a conhecer o enquadramento legal do medicamento veterinário e sua classificação farmacoterpêutica.

Produtos Cosméticos

TF18012 - ECTS

Os estudantes deverão conhecer as diferentes categorias de produtos cosméticos, os principais ingredientes cosméticos, os procedimentos de fabrico, de controlo da qualidade e de avaliação da eficácia e segurança de ingredientes e produtos cosméticos. Os estudantes deverão familiarizar-se com ferramentas (bases de dados, motores de pesquisa etc) que lhes permitam acompanhar de forma crítica a evolução de conhecimentos nesta área.Para atingir estes objectivos, o estudante deverá aplicar 81 horas de trabalho (3 ECTS x 27 horas), das quais 20 h corresponderão a aulas teóricas/ práticas/laboratoriais. Das restantes horas, 2 h corresponderão a avaliação,  5 horas a orientação tutorial e as restantes 54  h a tempo de estudo/trabalho.

Regulamentação de Medicamentos e Produtos de Saúde

TF18011 - ECTS

Proporcionar o conhecimento da terminologia e dos conceitos usados a nível nacional e europeu na área da legislação e regulamentação de medicamentos e dos aspectos técnico-científicos inerentes aos medicamentos de modo a conferir aos alunos as competências adequadas para um bom desempenho profissional nos diferentes domínios da legislação e regulamentação dos medicamentos e produtos de saúde.

Seminário

TF07008 - ECTS Com esta UC pretende-se que o estudante:
- adquira conhecimentos sobre as estratégias e metodologias utilizadas nos trabalhos de investigação a desenvolver, integrados no ciclo de estudos;
- adquira informação sobre o “estado da arte” e realize um trabalho de revisão bibliográfica relacionado com o tema a desenvolver na Dissertação.

Dissertação, Projeto ou Estágio

TF18015 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2021-06-18 às 01:05:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais