Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Sistema de Impressão na FFUP

Serviço de Impressão, Cópia e Digitalização

Acesso ao sistema

O serviço funciona em regime de self-service e está sujeito a quota de impressão. Qualquer utilizador da FFUP pode beneficiar do serviço, desde que conste no SIGARRA no estado “ativo/a frequentar” e desde que possua quota de impressão (com saldo positivo).

Para realizar qualquer uma das três funções (impressão, cópia ou digitalização) é necessário o utilizador autenticar-se junto do equipamento. Há duas formas de realizar o login:

  1. Passar o Cartão U.Porto no leitor de proximidade do equipamento (para registar o seu cartão no sistema deverá dirigir-se ao Gabinete de Informática no horário de atendimento);
  2. Em alternativa, digitar no ecrã táctil do equipamento um PIN e password definidos no módulo Impressões no SIGARRA (Opções Pessoais > Impressões > Alterar PIN para Impressoras).

Atente que no final da sessão é recomendado que efetue logout uma vez que a sessão se mantem ativa até um minuto após terminar de utilizar o equipamento, permitindo que outro utilizador possa usufruir da sua quota. Há duas formas de realizar o logout:

  1. Passar novamente o Cartão U.Porto no leitor de proximidade;
  2. Carregar no botão key.

Carregamento de quota

A quota é creditada no módulo Impressões no SIGARRA na opção Gerar Referência. A quota é constituída pelo valor do carregamento deduzido do valor do IVA à taxa de 23%. Por exemplo, se efetuar um carregamento no valor de 10,00¤ a sua quota disponível será de 8,13¤.

Como imprimir

Os computadores do parque informático FFUP têm a impressora instalada por política do domínio com as designações:

  • FFUP-Geral-P-A4 - impressão a preto.
  • FFUP-Geral-C-A4 - impressão a cores/preto dependendo das opções de impressão.

De seguida, deve dirigir-se ao equipamento para concretizar a impressão.

Após a autenticação no equipamento deve selecionar a opção LIBERTAR A IMPRESSÃO para ter acesso à lista dos seus trabalhos em fila de espera. Aqui também terá acesso ao saldo, ao custo de cada impressão e aos parâmetros de impressão de cada trabalho.

Pode ainda remover documentos da fila de espera, imprimi-los ou imprimir e salvar, retendo o documento na fila pelo tempo máximo de 72 horas.

Se pretender imprimir a partir de um computador pessoal deverá aceder à rede EDUROAM do Complexo FFUP/ICBAS e proceder primeiramente à instalação do equipamento multifunções no seu dispositivo:

  1. Para computadores com sistema operativo Windows deve aceder à função Executar, digitar "\\ffup-print.ff.up.intranet" e fornecer as suas credenciais de acesso (login no seguinte formato: ff\nome de utilizador). De seguida clique duplamente em “Sala de Alunos – Preto e Branco” e/ou “Sala de Alunos – Cores”;
  2. Para computadores com sistema operativo Macintosh aceda ao respetivo driver para Macintosh.
  3. A Universidade do Porto disponibiliza também o serviço Web Print UPorto que não necessita de drivers de impressão instalados no posto de trabalho e pode ser usado em dispositivos móveis (smartphones ou tablets) sem recurso a VPN, no entanto alerta-se para o facto do Web Print Uporto funcionar com algumas limitações relativamente às opções referidas nas alíneas anteriores.

Custos do serviço

A tabela de preços a aplicar na impressão e cópia de documentos é a seguinte (valores sem IVA):

  • 0,02¤ por página A4 a preto;
  • 0,15¤ por página A4 a cores;
  • Nas impressões em frente e verso há uma redução de 0,005¤ por página.
  • As digitalizações não têm qualquer custo.

O custo de impressão do trabalho só é descontado da quota pessoal após se concretizar a impressão.

Mais informações

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2017-03-15 I  Página gerada em: 2017-05-23 às 23:37:21