Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Centenário da Faculdade de Farmácia da U. Porto

Centenário da Faculdade de Farmácia da U. Porto

1921-2021

1921 representa um marco fundamental na história da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. No dia 18 de janeiro, por decreto governamental, a Escola superior de Farmácia do Porto era elevada à condição de Faculdade.

Desde então, a FFUP cresceu e evoluiu, sendo hoje uma referência na área das Ciências Farmacêuticas, não apenas como Instituição de Ensino Superior formando farmacêuticos de excelência, mas também como produtora de conhecimento reconhecida pelo seu intenso trabalho de investigação científica.

Em 2021 celebramos 100 anos. Um século de história e memórias de momentos e personalidades que marcaram a vida da FFUP.

Ao longo do ano, e até 18 de janeiro de 2022, iremos celebrar o Centenário da FFUP com um conjunto de eventos de cariz cultural, social e científico divulgados faseadamente nesta página. Festejaremos o encerrar de um ciclo repleto de vida, e o iniciar de um novo ciclo voltado ao futuro, cada vez mais conscientes do nosso papel como agentes de saúde global.



  • Professor Doutor Domingos Ferreira, DIRETOR DA FFUP


ATIVIDADES:

18 DE JANEIRO DE 2021
Sessão de abertura das Comemorações do Centenário da FFUP

Sessão de abertura das Comemorações do Centenário da FFUP

O dia 18 de janeiro marcou o arranque das comemorações do Centenário da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. O momento foi marcado por uma sessão solene, presidida pelo Diretor da FFUP, o Professor Doutor Domingos Ferreira, e contou com a presença do Reitor da U.Porto, o Professor Doutor António Sousa Pereira, a Presidente da AEFFUP, Débora Silva, o Prof. Doutor Aranda da Silva, membro do Conselho de Representantes da FFUP e da Dra. Sónia Queirós Alumna da FFUP.

Link notícia



18 DE JANEIRO DE 2021
Inauguração da exposição: 100 anos de ensino em Ciências Farmacêuticas

Inauguração da exposição: “100 anos de ensino em Ciências Farmacêuticas”

A exposição “100 ANOS DE ENSINO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS” traça o percurso percorrido da FFUP desde a instauração do ensino da farmácia em Portugal, e consequente criação das Escolas de Farmácia, até aos dias de hoje. Uma revista dos principais marcos, momentos e personalidades que marcaram a FFUP, bem como uma homenagem à sua comunidade académica, constituída pelo corpo docente, os colaboradores não docentes e os estudantes.

Link notícia
Exposição online



18 DE FEVEREIRO DE 2021
Lançamento da Associação da comunidade de antigos estudantes FFUP

Lançamento da Associação da comunidade de antigos estudantes FFUP

A recém criada Associação dos Antigos Estudantes da FFUP – ALUMNIFFUP – juntou-se às comemorações do centenário através de uma sessão inaugural que pretendeu juntar toda a comunidade de antigos estudantes e celebrar a forte tradição associativa que a FFUP tem demonstrado ao longo da sua história. A sessão contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, que se juntaram ao Diretor da FFUP, Domingos Ferreira, à Presidente da Comissão Instaladora da ALUMNIFFUP, Sónia Queirós e à Presidente da AEFFUP, Débora Silva.

Link notícia



18 DE MARÇO DE 2021
Entrega do prémio Microbiologia FFUP- Biomérieux 2020

Entrega do prémio Microbiologia FFUP- Biomérieux 2020

Entregue ao melhor estudante na área disciplinar da Microbiologia do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), o Prémio bioMérieux distinguiu a estudante Sofia Santos. Para além do prémio, a sessão abordou também o papel do laboratório de Microbiologia da FFUP no ensino, investigação e apoio à comunidade, no contexto nacional e internacional, assim como as atividades da bioMérieux e a sua importância na modernização das análises microbiológicas.

Link notícia



 18 DE MAIO DE 2021
 

FFUP inaugura mural comemorativo

Instalado na entrada principal da FFUP, o Mural apresenta um retrato do que foi a evolução da FFUP desde 1921, ano da sua fundação, até aos dias de hoje, bem como das sucessivas reformas e evolução do ensino das Ciências Farmacêuticas no Porto. A par dos principais acontecimentos que marcaram a sua história, é possível observar também uma cronologia dos diretores que, ao longo do tempo, assumiram os destinos da FFUP.

Link notícia



18 DE JUNHO DE 2021
FFUP apresenta aguarela comemorativa do Centenário

FFUP apresenta aguarela comemorativa do Centenário

João Luís Machado dos Santos, docente do Laboratório de Química Aplicada da FFUP, criou uma aguarela que ilustra o emblemático edifício da FFUP da rua Aníbal Cunha. Segundo o autor, a obra pretende ser um “tributo à casa que abrigou a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto durante a maior parte da sua existência centenária”.

Link notícia
Comprar reprodução da aguarela



18 DE JULHO DE 2021
Série Centenário das Faculdades de Farmácia – Coleção de Selos

Série Centenário das Faculdades de Farmácia – Coleção de Selos

O convite foi dirigido pelos Correios de Portugal (CTT) às Faculdade de Farmácia do Porto, Coimbra e Lisboa, como forma de celebrar o centenário das três instituições e do ensino farmacêutico em Portugal. Pretendeu-se celebrar o passado, o presente e abrir caminho ao futuro.
A FFUP optou por relembrar Aníbal Cunha, figura fundamental para a profissão farmacêutica, e para o ensino das Ciências Farmacêuticas, tendo como pano de fundo as atuais instalações da FFUP no coração da cidade do Porto.



06 DE OUTUBRO DE 2021
Jubilação do Professor José Manuel Sousa Lobo

Jubilação do Professor José Manuel Sousa Lobo

A História da Farmácia, o seu percurso evolutivo e a relação com o Medicamento” foram os temas da Última Aula proferida pelo Professor Doutor José Manuel Sousa Lobo, no dia 06 de outubro de 2021, no âmbito da sua Jubilação. A cerimónia, bem como todos os presentes no Salão Nobre ou através de transmissão on-line, pretendeu celebrar o culminar de uma carreira profissional dedicada à Farmácia, à Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e à Tecnologia Farmacêutica.



4 DE NOVEMBRO DE 2021
Primeiro Congresso Pedagógico

Realização do Primeiro Congresso Pedagógico da FFUP

No ano de comemoração do Centenário da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), o Conselho Pedagógico, com o apoio do Conselho Executivo e da Direção do MICF, organizou o Primeiro Congresso Pedagógico da FFUP que decorreu no dia 4 de novembro.
O evento permitiu a troca de experiências pedagógicas e uma reflexão global sobre os modelos educativos nas Ciências Farmacêuticas e, em particular, sobre o impacto da pandemia COVID-19 e inovações pedagógicas associadas.



22 DE NOVEMBRO DE 2021
O Alimento nas Ciências Farmacêuticas

O Alimento nas Ciências Farmacêuticas

Celebrar o “Alimento nas Ciências Farmacêuticas” foi o mote do evento que decorreu no dia 22 de novembro na FFU, inserido nas comemorações do Centenário. Reafirmar a importância do alimento como área científica de estudo na FFUP, destacar a atividade que a FFUP desenvolve nesta área, dentro e fora da Universidade do Porto, nomeadamente com outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, Centros de Investigação e empresas, e comemorar a “diáspora do alimento” através de antigos estudantes foram algumas das temáticas abordadas pelo evento.



22 DE NOVEMBRO DE 2021
Exposição: O Alimento nas Ciências Farmacêuticas

Exposição: “O Alimento nas Ciências Farmacêuticas”

Ilustrando a importância do estudo do alimento na FFUP, a Biblioteca FFUP/ICBAS, em parceria com o Núcleo Museológico da FFUP relembraram os principais protagonistas da história do Alimento e do Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.



22 DE NOVEMBRO DE 2021
Homenagem à Prof. Doutora Margarida Ferreira

Homenagem à Prof. Doutora Margarida Ferreira

AFFUP homenageou uma das personalidades que mais contribuiu para o afirmar do alimento na FFUP e para o desenvolvimento do Laboratório de Bromatologia, a Professora Margarida Alice Ferreira. Quarta mulher doutorada pela Universidade do Porto, a Professora Margarida Ferreira desempenhou um papel fundamental no impulsionar do Laboratório de Bromatologia e do estudo do alimento.





Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-02-04 I  Página gerada em: 2022-05-16 às 10:56:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais