Go to:
Logótipo
Você está em: Start > News > Editora internacional distingue recém doutorada da FFUP

Editora internacional distingue recém doutorada da FFUP

A Menção Honrosa pretendeu reconhecer o elevado impacto científico da Tese de Doutoramento de Carina Proença

 

Carina Isabel Coelho Proença, recém Doutorada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), em Ciências Farmacêuticas, especialidade de Química Farmacêutica e Medicinalfoi distinguida pela editora internacional MDPI, no âmbito do concurso Life 2021 PhD Thesis Awards, que visa reconhecer a relevância científica de Teses de Doutoramento desenvolvidas em todo o mundo.
A distinção, sob a forma de Menção Honrosa, tem como objetivo reconhecer a produtividade e impacto dos trabalhos científicos de Carina Proença, refletidos em mais de 190 citações provenientes da sua tese de doutoramento.
O trabalho de investigação da recém Doutora da FFUP na área da Química Aplicada centrou-se na potencial aplicação de flavonoides visando várias enzimas relacionadas com a diabetes, como nova terapêutica. O resultado deste intenso trabalho de investigação refletiu-se na publicação de nove artigos com elevada aceitação na comunidade científica, tendo Carina Proença autora principal.

Carina Proença

Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública, Carina Proença iniciou o seu percurso na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) em 2013, como estudante de Mestrado em Controlo de Qualidade, com área de especialização em Fármacos e Plantas Medicinais. Entre 2017 e 2021 realizou o Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, com especialidade em Química Farmacêutica e Medicinal, desenvolvendo a tese “Assessment of the antidiabetic activity of flavonoids: targeting key enzymes involved in type 2 diabetes pathophysiology”, desenvolvida sob a orientação da Professora Doutora Eduarda Fernandes (FFUP) e co-orientação do Professor Doutor Artur Silva (Universidade de Aveiro) e do Professor Doutor Pedro Alexandrino Fernandes (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).
Ainda estudante de doutoramento venceu, em 2018, o prémio de melhor poster no “MedChem Sicily 2018” em Palermo, e é autora de um dos artigos mais citados da revista Journal of Enzyme Inhibition and Medicinal Chemistry, publicado em 2017. Em paralelo, colaborou noutros projetos científicos, sendo atualmente autora ou coautora de 16 artigos com mais de 340 citações na sua totalidade (índice h = 10).
Doutorada em 2021, o seu trabalho de investigação foi agora distinguido com uma menção honrosa na Life 2021 PhD Thesis Award. Atualmente é investigadora do LAQV-REQUIMTE a desenvolver trabalhos no Laboratório de Química Aplicada da FFUP.


 
  
Recommend this page Top
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2021-12-05 at 19:42:08