Go to:
Logótipo
Você está em: Start > News > Professor José Luís Costa Lima premiado pela Sociedade Portuguesa de Eletroquímica

Professor José Luís Costa Lima premiado pela Sociedade Portuguesa de Eletroquímica

Prémio visa reconhecer o mérito científico em Eletroquímica e contributo para o desenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica

 

José Luís Fontes da Costa Lima, Professor Jubilado do Laboratório de Química Aplicada da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e Professor Emérito da U.Porto foi distinguido com o Prémio de Mérito pela Sociedade Portuguesa de Eletroquímica (SPE).

De acordo com os objetivos da SPE, de incentivar a investigação e promover o ensino da eletroquímica, suas aplicações e relações com outras áreas científicas, o prémio visa distinguir um cientista cujo mérito científico em Eletroquímica tenha tido um forte contributo para o desenvolvimento da SPE.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu durante a XXIV Reunião da Sociedade Eletroquímica Portuguesa, no Instituto Politécnico de Tomar, entre 20 e 22 de outubro de 2021.
O elogio público foi proferido por Victor Lobo, Professor Jubilado e Emérito da Universidade de Coimbra.

A “Escola de Química Analítica”

Licenciado em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 1970, Costa Lima integra nesse ano o Departamento de Química da FCUP como Técnico Analista e Assistente de Investigação. Em 1985 presta provas de Doutoramento em Química, Especialidade em Química Analítica, sendo aprovado com louvor e distinção após defesa da tese “Eléctrodos selectivos de iões com suporte de resina conductora”.

Em 1986, a convite do Professor Roque da Silva, passa para a FFUP como Professor Auxiliar com o desafio de fundar um grupo na área da Química Analítica e Aplicada às Ciências Farmacêuticas. A resposta de Costa Lima ao desafio resultou na criação de uma “Escola de Química Analítica”, gerando mais de 60 doutores, carinhosamente por ele apelidados de “filhos científicos”.
A 4 de dezembro de 2015 deu a sua última aula no Salão Nobre da FFUP, e em 2017 foi nomeado Professor Emérito da Universidade do Porto.

Em termos de produção científica José Costa Lima conta com mais de 570 publicações científicas indexadas nas áreas da Química Analítica Fundamental, do Controlo Alimentar, Biológico e Ambiental, publicadas em mais de 100 revistas científicas, portuguesas e estrangeiras; e de mais de 3000 comunicações em congressos nacionais e internacionais, apresentando um índice h=63 e mais de 28000 citações.

Distinguido por inúmeras Associações e Sociedades Científicas nacionais e internacionais pelo trabalho de investigação na área da Química, chegou agora a vez da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica reconhecer o contributo do Professor Costa Lima para o desenvolvimento da Química Aplicada.


 
  
Recommend this page Top
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2021-12-05 at 21:26:42