Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > Cátia Vilas Boas recebe Bolsa Fullbright 2020/2021

Cátia Vilas Boas recebe Bolsa Fullbright 2020/2021

Durante 5 meses, a estudante de doutoramento da FFUP vai para a University at Buffalo (Buffalo, NY) prosseguir o seu projeto de investigação


Cátia Vilas Boas integra o lote de 25 investigadores portugueses que, durante o ano letivo 2020/2021, vão ser financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Estado norte-americano para prosseguir os seus projetos de investigação nalgumas das mais prestigiadas universidades e centros de investigação dos Estados Unidos, ao abrigo do programa de bolsas atribuídas anualmente pela Comissão Fulbright.
Cátia Vilas Boas é estudante de doutoramento no Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica (LQOF) da Faculdade de Farmácia da UP, sob a orientação da Professora Marta Correia da Silva e co-orientação da Professora Elizabeth Tiritan e da Investigadora do CIIMAR Joana Almeida. O seu trabalho de investigação visa identificar tecnologias anti-incrustantes mais ecológicas e menos tóxicas para combater a bio-incrustação marinha.
A bio-incrustação marinha é um fenómeno que causa graves problemas e enormes prejuízos às indústrias do setor marítimo em todo o mundo, pelo que têm sido utilizadas tintas anti-incrustantes para combater este processo, que, contudo, são muito nocivas provocando inclusivamente mudanças de sexo e obesidade em organismos marinhos e, ao concentrarem-se nos tecidos adiposos dos peixes, por exemplo, atingem o ser humano.
Com esta bolsa, Cátia Vilas Boas irá, na University at Buffalo (Buffalo, NY) e por um período de 5 meses, avaliar e comprovar o reduzido impacto ambiental de novas substâncias anti-incrustrantes desenvolvidas no LQOF.


  
Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2020-06-04 at 06:42:23