Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > MicroMundo@Portugal: Universidade e Comunidade juntas para uma melhor Saúde

MicroMundo@Portugal: Universidade e Comunidade juntas para uma melhor Saúde

2ª Edição já começou

1
2
3

A 2ª edição do Projeto MicroMundo@Portugal já está em curso e este ano a iniciativa envolve, para além das faculdades da Universidade do Porto, a Universidade do Minho, o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (Gandra), a Escola Universitária Vasco da Gama (Coimbra) e a Universidade do Algarve.
O projeto, iniciado e coordenado em Portugal por Luísa Peixe (docente do Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Farmácia da UPorto), com o envolvimento de docentes e investigadores das várias instituições universitárias, é parceiro da iniciativa global Tiny Earth.
O MicroMundo assenta numa estratégia pedagógica de aprendizagem-serviço em que estudantes universitários e alunos do ensino básico e secundário aumentam o seu conhecimento em microrganismos e importância dos antibióticos, ao mesmo tempo que contribuem para a resolução de um dos desafios globais mais importantes em Saúde Pública, a crescente resistência bacteriana aos antibióticos.
A edição de 2019/2020 conta, na UPorto, com um total de 45 estudantes (FFUP, FCNAUP e FEUP) que, após formação, vão ensinar a cerca de 150 estudantes do 9º ano (Escolas Secundárias Carolina Michaëlis e Rodrigues de Freitas) tudo o que sabem sobre resistência aos antibióticos, e guiá-los na pesquisa de microrganismos produtores de novos antibióticos nos solos.
A iniciativa, que em 2019 foi distinguida com o prémio de Inovação Pedagógica na Uporto, visa estreitar a proximidade entre a Universidade e a Comunidade Geral, motivando os mais novos para as Ciências Experimentais e, quem sabe, descobrir um novo antibiótico!

4

Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2020-04-09 at 01:50:56