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Inscrições nos 2ºs ciclos de estudos - 2017/2018 (renovação da inscrição)

Prazos, pagamentos e inscrição

Os estudantes devem inscrever-se de 07 de agosto a 01 de setembro, através do site da FFUP - www.ff.up.pt, clicando no banner/imagem da página Inicial "Inscrições unidades curriculares 2017/18 (renovação da inscrição)".

No caso de incumprimento dos prazos indicados, o estudante terá de pagar uma multa por prática de ato fora de prazo no valor de ¤22,00 (nos primeiros cinco dias úteis) ou ¤55,00 (nos cinco dias úteis subsequentes).



Cada estudante deverá inscrever-se obrigatoriamente às unidades curriculares em atraso e depois às do ano escolar seguinte. O limite máximo de créditos (ECTS) em que um estudante se pode inscrever em cada ano letivo é de 75 créditos, com um máximo de 42 créditos num semestre. Poderá, em alternativa, inscrever-se a Tempo Parcial, se cumprir os requisitos definidos no Regulamento do Estudante a Tempo Parcial da U.Porto.

Em conformidade com o despacho reitoral nº GR.03/06/2017, será permitido que o limite de 75 ECTS possa ir até 81 ECTS nos casos em que, com a aprovação nesse limite, o estudante possa concluir o Mestrado. O estudante, depois de fazer a sua inscrição online (75 ECTS) deverá contactar o Serviço de Gestão Académica e Expediente solicitando a inscrição da UC em falta.

Não será exigida documentação comprovativa dos documentos e pagamentos realizados no ato da inscrição, pelo que cada estudante deve verificar na sua Conta Corrente (na página pessoal do SIgarra) se os respetivos pagamentos estão devidamente lançados, bem como se os seus Dados Sociodemográficos estão atualizados e caso verifique alguma anomalia deve contactar o Serviço de Gestão Académica e Expediente através do e-mail expediente@ff.up.pt.

Caso tenha havido qualquer alteração nos seus documentos:
- Cartão do Cidadão
- Vacina do Tétano (só as páginas de Identificação e Tétano em dia)
- Ficha de dados pessoais (moradas e outros contactos)

deve entregar as informações atualizadas no Serviço de Gestão Académica e Expediente.


Seguro Escolar obrigatório: ¤ 2,00.

Propinas 2017/18: informação disponível em http://sigarra.up.pt/ffup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=17895
MUITO IMPORTANTE: Caso no recibo a emitir, relativamente ao pagamento de propinas, deva constar o nome de outra entidade que não o estudante, deve ser dada essa indicação ao Serviço de Gestão Académica e Expediente até às 24 horas imediatamente a seguir ao pagamento realizado (deverá o estudante indicar o nome, morada e NIF dessa entidade).

Se necessita de uma declaração de benefícios sociais (imprimir um exemplar para cada fim) ou de uma declaração para o passe sub23@superior.tp, deverá preencher e solicitar validação no SGAE. Chamamos a atenção que estes documentos só serão validados se o estudante tiver os pagamentos do seguro escolar e 1ª prestação de propinas regularizados. Os candidatos a bolsa de estudo deverão ter o pagamento do seguro escolar regularizado e o comprovativo de candidatura a bolsa de estudos inserido no Sigarra.

Os pedidos de estatuto de Trabalhador-Estudante devem cumprir o estabelecido no Regulamento nº 192/2014, de 15 de maio (chamamos a atenção de que o prazo de entrega dos pedidos é até 20 dias úteis após a matrícula/inscrição sendo considerada a inscrição realizada no Sigarra).

Os Dirigentes-Associativos devem solicitar a renovação do seu estatuto mediante a apresentação de requerimento ao Diretor da FFUP com fotocópia da ata de tomada de posse e declaração emitida pelo IPJ.

Botão de Inscrição

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