Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Notícias > Universidade do Porto distingue José Costa Lima com o título de Professor Emérito

Universidade do Porto distingue José Costa Lima com o título de Professor Emérito

A distinção foi entregue pelo Reitor, Sebastião Feyo, nas comemorações do 106º aniversário da UP

 Prof. Costa Lima recebe título de Professor Emérito da Universidade do Porto José Luís Costa Lima, Professor Catedrático Jubilado da FFUP, foi distinguido, no passado mês de março, com o título de Professor Emérito da Universidade do Porto.

A distinção ocorreu no âmbito das comemorações do 106º aniversário da UP, e destinou-se a professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos serviços prestados à Universidade do Porto e que, por esse motivo, continuarão a colaborar com a UP.

Das suas funções passam agora a fazer parte a investigação fundamental e aplicada na área do controlo analítica e automatização de métodos de análise, e a promoção e internacionalização da Faculdade de Farmácia. Passa também a ser responsável pela manutenção e criação de parcerias de Inovação e Desenvolvimento em diversas áreas.

Licenciado em Química (1970), e Doutorado em Química Analítica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1985), José Luís Costa Lima ingressou na FFUP em 1986 como Professor Auxiliar com o objetivo de criar um grupo dedicado à Química Analítica e Aplicada, com investigação compatível com os objetivos do ensino da Química em Ciências Farmacêuticas.

Enquanto docente da Faculdade de Farmácia está ligado à criação de uma escola de Química Analítica, que se reflete, nos últimos 25 anos, na formação de mais de 40 doutores, aos quais gosta de apelidar de “filhos científicos”.

O seu trabalho vai para além da componente científica, passando aos seus estudantes – graduados e pós-graduados – os valores que são os seus: o gosto pela ciência, o trabalho incansável, a dedicação sem limites, a humanidade e a porta aberta para os amigos.

  Em paralelo com a atividade docente, o Professor Costa Lima destacou-se pelas atividades de investigação e produção científica. Ao longo da sua carreira à frente do Laboratório de Química Aplicada publicou mais de 430 artigos em publicações científicas, e mais de 1500 comunicações em congressos. Centrados nos domínios da Química Analítica, mas também da Química Ambiental, da Química Alimentar, da Bioquímica e da Electroquímica, os seus trabalhos de maior impacto na comunidade científica versam sobre a automatização de análises químicas, bioquímicas e eletroquímicas, sendo responsável pela criação de novos conceitos e técnicas nesta área através da introdução de elementos de comutação múltipla em redes de fluxo, por multi-comutação e por multi-impulsão.

A sua ligação à Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto ficou também marcada pelos nove anos à frente da instituição (1998/2000 e 2010/2015), período durante o qual conduziu o processo que levou a FFUP às suas novas instalações em 2012.

Da sua vasta carreira dedicada à Química e à investigação fazem parte distinções como a de Membro Estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, e prémios como o da Japanese Association for Flow Injection Analysis (FIA), da Associação Nacional de Químicos de Espanha e o Prémio Estímulo à Excelência da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Em 2012, recebeu o Prémio Ferreira da Silva – o mais destacado prémio de Química em Portugal – atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), organismo a que esteve ligado enquanto presidente da Divisão de Química Analítica e da Delegação do Porto. Foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Electroquímica (2000-2003) e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (2001-2003 e 2005).

 Foto do Professor Costa Lima no dia da sua Jubilação
No dia 4 de Dezembro de 2015, o Professor Costa Lima deu a sua última aula, num evento que assinalou de forma simbólica, a Jubilação daquele que é um dos mais reconhecidos químicos portugueses da sua geração.

Nascido no Porto, e agora Professor Emérito da Universidade do Porto, José Luís Costa Lima continua a encontrar nos estudantes uma fonte de inspiração, e uma das principais razões pela qual se “mantém ao serviço”.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2017-06-28 at 18:15:44