Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Apresentação >
Clube de Leitura FEUP: Vamos a Livros || Natal entre Páginas Mágicas

Boas vindas

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DA FEUP


Competências Transversais FEUP para 1º/2ºciclos


As CTs abaixo listadas surgem nas slots de UCs de Competências Transversais dos vários planos de estudo da FEUP.


Competências Complementares FEUP para 1º/2ºciclos

Visa alargar a formação de base dos ciclos de estudos a áreas complementares de Engenharia, proporcionando o desenvolvimento de competências inter e multidisciplinares que promovam a adaptação a diferentes contextos e/ou a capacidade de resolução de problemas. As formações abaixo listadas surgem nas slots de UCs de Competências Transversais dos vários planos de estudo da FEUP.



Atividades Estudantis FEUP creditadas

Pretende-se fomentar a organização de Atividades Estudantis centradas na organização de atividades de formação e/ou eventos técnico-científicos e/ou de competições, possibilitando a certificação/creditação das competências de organização (planeamento e logística, gestão de recursos, etc.) e de soft skills (trabalho de grupo, liderança, etc.) desenvolvidas neste contexto.

Visa ainda possibilitar a creditação da participação dos estudantes em Competições de Engenharia, que sejam orientadas para a resolução de problemas/desafios complexos, que incluam a participação em formações prévias específicas e cujo desenvolvimento seja centrado na realização em equipa de um trabalho por objetivos e limitado no tempo.

As CTs abaixo listadas podem ser frequentadas extracurricularmente pelos estudantes podendo ser creditadas nos percursos académicos.


Competências Transversais FEUP para doutorandos e investigadores

A promoção do desenvolvimento de competências transversais ao nível de 3º ciclo é um dos princípios de qualidade da educação doutoral, recomendando-se a sua implementação nas instituições de ensino superior que queiram ser competitivas e reconhecidas.

Consciente destes desafios, a FEUP reconhece que tais competências, para além de colocarem os programas doutorais em alinhamento com os pressupostos mais recentes de qualidade em educação doutoral, poderão: permitir aos seus doutorandos uma melhor orientação e onboarding ao processo doutoral, um desenvolvimento do processo de tese mais eficiente e profícuo, encontrar estratégias de coping para os constrangimentos diários, promover a criação de negócios, start-ups e de novos projetos, etc. aumentando a empregabilidade dos doutorados.

As CTs abaixo listadas podem ser frequentadas extracurricularmente pelos estudantes, podendo ser creditadas nos percursos académicos.

 

 

Contacto: competencias.transversais@fe.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-07-08 I  Página gerada em: 2023-12-11 às 18:42:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias