Competências Transversais FEUP para 1º/2ºciclos
As CTs abaixo listadas surgem nas slots de UCs de Competências Transversais dos vários planos de estudo da FEUP.
Competências Complementares FEUP para 1º/2ºciclos
Visa alargar a formação de base dos ciclos de estudos a áreas complementares de Engenharia, proporcionando o desenvolvimento de competências inter e multidisciplinares que promovam a adaptação a diferentes contextos e/ou a capacidade de resolução de problemas. As formações abaixo listadas surgem nas slots de UCs de Competências Transversais dos vários planos de estudo da FEUP.
Atividades Estudantis FEUP creditadas
Pretende-se fomentar a organização de Atividades Estudantis centradas na organização de atividades de formação e/ou eventos técnico-científicos e/ou de competições, possibilitando a certificação/creditação das competências de organização (planeamento e logística, gestão de recursos, etc.) e de soft skills (trabalho de grupo, liderança, etc.) desenvolvidas neste contexto.
Visa ainda possibilitar a creditação da participação dos estudantes em Competições de Engenharia, que sejam orientadas para a resolução de problemas/desafios complexos, que incluam a participação em formações prévias específicas e cujo desenvolvimento seja centrado na realização em equipa de um trabalho por objetivos e limitado no tempo.
As CTs abaixo listadas podem ser frequentadas extracurricularmente pelos estudantes podendo ser creditadas nos percursos académicos.
Competências Transversais FEUP para doutorandos e investigadores
A promoção do desenvolvimento de competências transversais ao nível de 3º ciclo é um dos princípios de qualidade da educação doutoral, recomendando-se a sua implementação nas instituições de ensino superior que queiram ser competitivas e reconhecidas.
Consciente destes desafios, a FEUP reconhece que tais competências, para além de colocarem os programas doutorais em alinhamento com os pressupostos mais recentes de qualidade em educação doutoral, poderão: permitir aos seus doutorandos uma melhor orientação e onboarding ao processo doutoral, um desenvolvimento do processo de tese mais eficiente e profícuo, encontrar estratégias de coping para os constrangimentos diários, promover a criação de negócios, start-ups e de novos projetos, etc. aumentando a empregabilidade dos doutorados.
As CTs abaixo listadas podem ser frequentadas extracurricularmente pelos estudantes, podendo ser creditadas nos percursos académicos.
Contacto: competencias.transversais@fe.up.pt