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Candidatos

Depois da Chegada

Onde se dirigir

Assim que chegarem ao Porto, os estudantes de mobilidade deverão:

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Apresentar-se no SEF, até 3 dias úteis após a sua chegada, para registar a sua entrada (Declaração de Entrada), sempre que não seja efetuado o controlo de chegada a Portugal, por exemplo, se os estudantes não entraram diretamente em Portugal, mas sim, fazendo escala noutro país europeu.

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 Quando chegarem a Portugal os estudantes devem realizar uma reunião de registo com o Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da U.Porto, de forma a receberem um cartão de estudante da U.Porto. Para qualquer questão relativa à realização desta reunião contactar international@reit.up.pt 

- Também deverão formalizar com a COOP - Unidade de Cooperação da Faculdade de Engenharia**, o registo de chegada à FEUP (Check IN).

Consulte aqui os contactos dos serviços da Reitoria e da FEUP que prestam apoio aos estudantes estrangeiros de mobilidade.

Alteração do Contrato de Estudos inicial

Na página de mobilidade on-line, onde fez a sua candidatura, o estudante poderá aceder ao Formulário para fazer uma alteração ao Contrato de Estudos, originalmente proposto, caso pretenda efetuar uma alteração ao Contrato de Estudos.

Na sua candidatura on-line, o estudante pode pedir várias alterações, mas pode submeter apenas um formulário de alterações de cada vez; quando submete um pedido, terá de aguardar que o mesmo seja validado/recusado pelos intervenientes (Faculdade e Reitoria), para que as alterações sejam visíveis e para que possa criar um nova alteração, caso deseje.

Quando chega à nossa Faculdade, o estudante de mobilidade pode solicitar um pedido de alterações ao Contrato de Estudos inicial. Durante esse período, o estudante tem a possibilidade de assistir a algumas aulas das disciplinas que estão inicialmente previstas e assim verificar a necessidade e/ou interesse de alterar alguma(s) dessas matérias.

IMPORTANTE:
No caso de propor nova(s) disciplina(s), o estudante necessita de obter previamente a autorização do(s) respetivo(s) Coordenador(es) de Mobilidade, antes de propor a inclusão da(s) mesma(s) na proposta de alteração ao contrato de estudos.
Por favor confirme com a COOP - Unidade de Cooperação qual é o prazo e o procedimento concreto que está em vigor na FEUP para a apresentação de propostas de alteração ao contrato de estudos, durante o seu período de mobilidade!

Para formalizar o pedido de alterações que submeter on-line, o estudante deverá descarregar (imprimir) esse formulário de alterações para assinar (não precisa enviar depois para a respetiva Universidade de Origem, para ser carimbado e assinado pelo professor responsável, pelo coordenador local e pelo coordenador institucional da sua Universidade de origem, porque depreendemos que as alterações sejam feitas com o prévio conhecimento e autorização da sua Universidade de Origem). Depois de assinar o formulário o estudante deverá fazer chegar esse formulário de alterações assinado à COOP – Unidade de Cooperação através de e-mail para incoming@fe.up.pt 

Só serão aceites formulários de alterações submetidos online e entregues até aos seguintes PRAZOS:

Disciplinas do 1º Semestre:

a definir em cada semestre. Consultar a COOP.

Disciplinas do 2 º Semestre:
a definir em cada semestre. Consultar a COOP.

ATENÇÃO: Não é possível alterar disciplinas de determinado semestre depois desse semestre ter terminado. É muito importante verificarem a que semestre pertencem as disciplinas que pretendem adicionar e/ou eliminar e cumprirem os prazos de entrega do formulário.


Prolongamento do período da mobilidade

Apenas os estudantes que estão a realizar o 1º semestre e desejam continuar os seus estudos no 2º semestre, podemapresentar um pedido de prolongamento do período de estudos. Este procedimento não se aplica aos estudantes que já estão registados para todo o ano académico (mobilidade anual). 
Os estudantes que estão apenas a realizar uma mobilidade no 2º semestre não podem propor um prolongamento do período de estudos, porque já se encontram a realizar mobilidade na 2ª/última parte do ano académico. 

Procedimentos para formalizar o pedido de prolongamento:

  • Em primeiro lugar o estudante deve obter autorização do Coordenador/Professor responsável pela mobilidade da Universidade de Origem;
  • Tendo obtido essa autorização, o estudante deve formalizar o pedido, entrando no seu Formulário de Candidatura na página da Universidade, e submetendo a seguinte proposta de alteração ao contrato de estudos:

-- Tipo de alteração: Prolongamento do período de estudos

-- Período de aulas: Anual

-- Depois deve adicionar ao contrato de estudos as matérias do 2º semestre (sugerimos a consulta do Manual de Candidatura Online para recordar o procedimento)

-- Depois deve guardar,submeter e imprimir/descarregar o PDF. do Formulário de Alterações, assiná-lo e enviá-lo por e-mail para a Universidade de Origem, para ser assinado e carimbado.

Prazo para formalizar um pedido de prolongamento:

O pedido de prolongamento do período de estudos deve ser formalizado no sistema online da U.Porto até ao dia 15 de novembro e o documento de alterações correspondente, assinado pelo estudante e assinado e carimbado pela Universidade de Origem, deve ser enviado à Unidade de Cooperação da FEUP por e-mail (incoming@fe.up.pt) até ao dia 30 de novembro.

** COOP - Unidade de Cooperação da FEUP
2ª feira a 5ª feira entre as 9h30 e as 12h45 mediante pedido de agendamento prévio em http://international.fe.up.pt/ 

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