Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Prémios Empresa
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Prémios Empresa*

A aplicação destes prémios na FEUP, bem como a informação aqui divulgada é da responsabilidade dos SICC|DCoop. 

*NOTA GERAL: A partir de 2017/2018 são candidatos aos prémios os estudantes concluídos até 31 de julho e com notas lançadas até 30 de setembro.

Prémio "ABB"

Instituição do Prémio
O prémio é instituído pela ABB (Asea Brown Boveri), S.A.

Critérios de atribuição

  1. O prémio é atribuído, anualmente, ao diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP que obtenha a classificação mais elevada (nunca inferior a 16 valores) na Dissertação de Mestrado, desenvolvida sobre um dos seguintes temas:
    1. Energias renováveis, incluindo “smart-grids”
    2. Automação industrial
    3. Robótica
  2. Apenas podem ser contemplados os diplomados que tenham obtido o respetivo grau durante o ano académico anterior e o premiado não pode receber cumulativamente outro prémio pecuniário atribuído no âmbito dos prémios geridos pela FEUP no mesmo ano.
  3. Havendo vários diplomados que reúnam igualmente os requisitos exigidos, o prémio é atribuído ao estudante que tiver obtido a média final de curso mais elevada, com arredondamento às décimas. Se a situação de empate se mantiver o prémio é atribuído ao estudante que tiver menor idade.

Montante do Prémio
O montante total do prémio é de 1000 euros, sendo ainda oferecido um estágio remunerado, na empresa, negociado diretamente entre o premiado e o Departamento de Recursos Humanos da ABB.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”, sendo que cada um dos premiados recebe um Diploma, subscrito pelo Presidente do Conselho Diretivo da FEUP e pelo Administrador-Delegado da ABB, S.A.

Prémio "António Dias Ramos"

Instituição do Prémio
O prémio é instituído pela ADIRA, S. A.

Critérios de atribuição

  1. O premio é atribuído, anualmente, a um único diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão, ou do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP, que tenha desenvolvido a melhor dissertação em ambiente empresarial em colaboração com a ADIRA.
  2. Apenas podem ser contemplados os diplomados que tenham obtido o respetivo grau durante o ano académico anterior e cuja dissertação não tenha sido apresentada a outro concurso nem tenha obtido outro prémio.

Montante do Prémio
O montante total do prémio é de 1000 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e pelo Presidente da ADIRA, S.A.

Prémio "António Serrenho"

Instituição do Prémio
O prémio é instituído pela CIN, S. A.

Critérios de atribuição
O prémio “António Serrenho” é atribuído anualmente à melhor dissertação realizada em ambiente empresarial em colaboração com a CIN S.A. por estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Química.

Montante do Prémio
O montante total do prémio é de 2000 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e pelo Presidente da CIN, S.A. ou por quem pelo mesmo for mandatado para o efeito.

Prémio “Colep Portugal”

Instituição do Prémio
O Prémio “Colep Portugal” é instituído pela Colep Portugal.

Critérios de atribuição:

  1. O prémio é atribuído ao diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica que tenha desenvolvido a melhor dissertação em ambiente empresarial em colaboração com a Colep Portugal, desde que tenha havido um mínimo de 3 estudantes a realizar a dissertação em ambiente empresarial na ColepCCL nesse ano, que tenha obtido a melhor classificação inteira.
  2. Em caso de empate, o prémio é atribuído ao diplomado que tenha obtido a melhor classificação de fim de curso, com aproximação às centésimas e, em caso de novo empate, ao diplomado com idade menor.
  3. No caso de não haver no mínimo três diplomados que tenham realizado a dissertação em ambiente empresarial na Colep Portugal, é candidato ao prémio o diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica que tenha obtido a melhor média final de curso arredondada às centésimas.
  4. Apenas podem ser premiados os candidatos que tenham obtido o respetivo grau no ano anterior e que não obtenham, simultaneamente, nenhum outro prémio de distinção na FEUP.

Montante do Prémio:
O montante do prémio é de 1500 euros.

Entrega do Prémio:
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e pela Administração da Colep Portugal.

Prémio “ContiStudentAward”

Instituição do Prémio
O ContiStudentAward é instituído pela Continental Mabor-Industria de Pneus, S.A. e é constituído por 2 prémios: Prémio “ContiBest” e Prémio “ProjectYOURFuture”.

Critérios de atribuição

      O “ContiStudentAward”é dirigido a estudantes/diplomados do Mestrado Integrado nas seguintes área de Engenharia:
      • Engenharia Química (MIEQ)
      • Engenharia Mecânica (MIEM)
      • Engenharia Industrial e de Gestão (MIEIG)
      • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MIEEC)

Prémio “ProjectYOURFuture”

Critérios de atribuição

      1. O premio é atribuído ao estudante de cada um dos Cursos, MIEQ, MIEIG, MIEEC e MIEM que realize a dissertação na Continental Mabor e obtenha a melhor classificação.
      2. Havendo vários estudantes finalistas que reúnam igualmente os requisitos previstos anteriormente, o critério de distinção será o tema da dissertação e sua aplicabilidade na realidade da empresa.

Montante do Prémio
O montante do prémio é de 1000 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e pela Administração da Continental Mabor.

Prémio ContiBest

Critérios de atribuição

      1. O premio é atribuído ao estudante de cada um dos cursos MIEQ, MIEIG, MIEEC e MIEM que se apresente a concurso e que tenha obtido a media mais elevada, arredondada as centésimas, ate ao final do 4° ano curricular, e que nunca poderá ser inferior a 14 valores.
      2. Havendo vários estudantes finalistas que reúnam igualmente os requisitos previstos anteriormente, o Premio será atribuído ao estudante com o maior número de ECTS.
      3. Adicionalmente ao Premio monetário, a Continental Mabor oferece a realização de um Estagio remunerado de 6 meses, com uma bolsa mensal no valor de 2 IAS (Indexante de Apoios Sociais) na Continental Mabor Industria de Pneus S.A., em Lousado.
      4. A atribuição do Premio monetário esta condicionada a aceitação da realização do estágio.

Montante do Prémio
O montante do prémio é de 1000 euros para cada estudante.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres “. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e pela Administração da Continental Mabor.

Prémio “Electro-Minho”

Instituição do Prémio
O “Premio “Electro -Minho” é instituído pela Electro-Minho, Lda.

Critérios de atribuição

  1. O premio será atribuído, anualmente, ao diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP que tenha desenvolvido a melhor dissertação quer em ambiente empresarial quer em ambiente académico na área das Redes Elétricas de Energia.
  2. Apenas podem ser contemplados os diplomados que tenham obtido o respetivo grau durante o ano académico anterior.
  3. Havendo vários diplomados que reúnam igualmente os requisitos previstos, o premio será atribuído ao que tenha terminado o curso com a média mais elevada, arredondada as centésimas.

Montante do Prémio
O montante do prémio é de 1000 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e pelo Sócio-gerente da Electro-Minho.

Prémio “Engº Cristiano Spratley”

Instituição do Prémio
O prémio “Eng.º Cristiano Spratley” é instituído pela Venerável Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo, utilizando metade do rendimento do fundo instituído por D. Maria Estela Pinheiro Spratley e Ricardo Spratley.

Critérios de atribuição

  1. O prémio é atribuído anualmente ao diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Química e ao diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores que tenha concluído o seu curso com melhor classificação final.
  2. Em caso de igualdade de classificação, o Premio será atribuído a quem tiver alcançado a média aritmética, considerada ate as centésimas, mais elevada nos exames das unidades curriculares do último ano do Ciclo de Estudos.

Montante do Prémio
O montante do prémio é de 1000 euros para cada um dos agraciados.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”, sendo que cada um dos premiados recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP.

Prémio “Fundação Engº António de Almeida”

Instituição do Prémio
O prémio “Fundação Engº António de Almeida” é instituído pela Fundação Eng. António de Almeida.

Critérios de atribuição

  1. O prémio é atribuído ao recém-diplomado dum dos Programas doutorais do Grupo A, B e C, cuja dissertação de doutoramento revelar, para além de originalidade, elevado mérito científico e interesse socioeconómico.
  2. O Grupo A integra os seguintes programas doutorais:
    1. Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica;
    2. Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente;
    3. Programa Doutoral em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
    O Grupo B integra os seguintes programas doutorais:
    1. Programa Doutoral em Engenharia Mecânica;
    2. Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Gestão.
    O Grupo C integra os seguintes programas doutorais:
    1. Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
    2. Programa Doutoral em Engenharia de Telecomunicações;
    3. Programa Doutoral em Engenharia Física;
    4. Programa Doutoral em Engenharia Informática.
  3. Apenas podem ser contemplados os diplomados que tenham obtido, no respetivo doutoramento, a classificação de “aprovado com distinção”, no ano civil anterior ao da abertura do concurso, e cuja dissertação, não tenha sido apresentada a outro concurso, nem obtido qualquer prémio.

Montante do prémio
O montante do prémio é de 1500 euros.

  • O júri de seleção é constituído por:
    1. Diretor da FEUP que preside;
    2. Diretores dos Departamentos Doutorais associados aos Programas Doutorais;
    3. Diretores dos Programas Doutorais;
    4. Personalidades ligadas aos Programas Doutorais, à razão de uma por cada Programa, nomeadas pelo Diretor da FEUP, sob proposta dos Diretores dos Departamentos respetivos;
    5. Personalidades externas, convidadas pelo Diretor da FEUP, à razão de uma por cada Programa, ouvidos os Diretores dos Departamentos e os Diretores dos Programas Doutorais.
  • A atribuição do anual do Prémio respeita a seguinte ordem:
    1. O prémio referente ao ano civil 2010, é atribuído à dissertação escolhida entre as que forem apresentadas nos programas doutorais que integram o Grupo A;
    2. O prémio referente ao ano civil 2011 é atribuído à dissertação escolhida entre as que forem apresentadas nos programas doutorais que integram o Grupo B;
    3. O prémio referente ao ano civil 2012 é atribuído à dissertação escolhida entre as que forem apresentadas nos programas doutorais que integram o Grupo C;
    4. Nos anos civis posteriores, procede-se do modo sequencial mencionado nas alíneas anteriores.
Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Dia da FEUP”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Presidente da Fundação e pelo Diretor da FEUP.

Prémio "Glintt Award"

Instituição do Prémio
Este prémio é instituído pela GLINTT — Global Intelligent Technologies, S.A.

Critérios de atribuição
  1. O prémio será atribuído anualmente ao diplomado do Mestrado Integrado em Informática e Computação que termine o curso com média mais elevada, não inferior a 17 valores.
  2. Apenas podem ser contemplados os diplomados que tenham obtido o respetivo grau durante o ano académico anterior e que não obtenham, simultaneamente, outro prémio de distinção na FEUP.
Montante do Prémio
O montante total do prémio é de 1000 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e pelo representante da Glintt.

Prémio "iTGrow Award"

Instituição do Prémio
Este prémio é instituído pelo Agrupamento Complementar de Empresas iTGrow- Software e Sistemas ACE.

Critérios de atribuição
  1. O prémio será atribuído anualmente ao diplomado do Mestrado Integrado em Informática e Computação ou do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores que tenha desenvolvido a melhor dissertação em ambiente empresarial em colaboração com iTGrow e cuja media final de curso não seja inferior a 15 valores.
  2. A iTGrow reserva-se o direito de não atribuir o prémio, caso no âmbito do processo de validação de desempenho interno, o aluno tenha uma classificação inferior a “Good” na escala de avaliação da organização.
  3. Apenas podem ser contemplados os diplomados que tenham obtido o respetivo grau durante o ano académico anterior e que não obtenham, simultaneamente, outro premio de distinção na FEUP.
Montante do Prémio
O montante total do prémio é de 1500 euros, deduzido dos encargos fiscais em vigor aquando da atribuição do presente premio.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Director da FEUP e pelo representante. da iTGrow.

Prémio "Kaizen Institute"

Instituição do Prémio
O Prémio “Kaizen Institute” é instituído pela empresa Kaizen Institute.

Critérios de atribuição
O prémio será atribuído anualmente ao diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão que tenha desenvolvido a melhor dissertação em ambiente empresarial em colaboração com a Kaizen.

Montante do Prémio
O montante do prémio é de 1000 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e pelo Presidente Executivo da Kaizen Institute.

Prémio "Mota Engil"

Instituição do Prémio
Este prémio é instituído pela Mota Engil Engenharia.

Critérios de atribuição
  1. O prémio “Mota Engil” é atribuído anualmente ao diplomado que conclua o Mestrado Integrado em Engenharia Civil com a classificação mais elevada, aproximada as decimas e que não poderá ser inferior a 16 valores.
  2. Apenas podem ser contemplados os mestres que tenham obtido o grau durante o ano académico anterior.
  3. No caso de haver diplomados com igual classificação, o prémio será atribuído ao que tenha obtido média de classificação mais elevada nos seguintes conjuntos de unidades curriculares, sucessivamente considerados:
    1. Estruturas de Betão 1 e Estruturas de Betão 2
    2. Vias de Comunicação 1 Vias de Comunicação 2
    3. Hidráulica Urbana e Ambiental
    4. Mecânica dos Solos 1 e Mecânica dos Solos 2
Montante do Prémio
O montante total do prémio é de 2500 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP por um representante da empresa Mota Engil Engenharia.

Prémio “Prof. Doutor Horácio Maia e Costa”

Instituição do Prémio
O prémio “Prof. Doutor Horácio Maia e Costa” é instituído pela FERESPE.

Critérios de atribuição
  1. O prémio é atribuído ao recém-diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (MIEMM) que tenha obtido a melhor classificação final, que não poderá ser inferior a 14 valores.
  2. NNo caso de nenhum recém-diplomado satisfazer a exigência anteriormente referida, o prémio poderá ser atribuído, a título excecional, ao diplomado que tenha concluído o MIEMM em 5 anos consecutivos, desde que a classificação não seja inferior a 13 valores.
  3. Em caso de empate em termos da classificação final, o desempate far-se-á tendo em consideração a qualidade, inovação e interesse prático dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina de Dissertação e as classificações obtidas nas disciplinas do MIEMM que o júri considere mais relevantes em atenção as suas afinidades com o sector em que a FERESPE, Fundição de Ferro e Aço, Lda. desenvolve a sua atividade.
  4. O júri de seleção é constituído por um dos sócios gerente da FERESPE, pelo Diretor do DEMM e pelo Diretor do MIEMM..
Montante do Prémio
O montante do prémio é de 2500 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”, sendo que o premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Presidente do Conselho Diretivo da FEUP e por um dos sócios-gerentes da FERESPE.

Prémio "Prof. Dr. Joaquim Sarmento"

Instituição do Prémio
O prémio “Prof. Dr. Joaquim Sarmento” é instituído pela Fundação Eng. António de Almeida.

Critérios de atribuição
  1. O prémio é atribuído ao recém-diplomado do Programa Doutoral em Engenharia Civil, cuja dissertação de doutoramento revelar, para além de originalidade, elevado mérito científico e interesse socioeconómico.
  2. Apenas podem ser contemplados os diplomados que tenham obtido, no respetivo doutoramento, a classificação de “aprovado com distinção”, no ano civil anterior ao da abertura do concurso, e cuja dissertação, não tenha sido apresentada a outro concurso, nem obtido qualquer prémio.
  3. O júri de seleção é constituído por:
    1. Diretor da FEUP, que preside;
    2. Diretor do Departamento de Engenharia Civil;
    3. Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil (PRODEC);
    4. Uma personalidade ligada ao PRODEC, nomeada pelo Diretor da FEUP, sob proposta do Diretor do Departamento;
    5. Uma personalidade externa, convidada pelo Diretor da FEUP, ouvidos o Diretor do Departamento e o Diretor do PRODEC.
Montante do Prémio
O montante do prémio é de 1500 euros.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Dia da FEUP”, sendo que o premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Presidente da Fundação e pelo Diretor da FEUP.

Prémio Prof. J. F. Silva Gomes/Frezite

Instituição do Prémio
O “Prémio J. F. Silva Gomes/Frezite" é instituído pela Frezite, com o apoio da EuraSEM – European Association for Experimental Mechanics e da APAET - Associação Portuguese de Análise Experimental de Tensões e Mecânica Experimental.

Critérios de atribuição
  1. O prémio será atribuído, anualmente, através de concurso, ao diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP que tenha desenvolvido a melhor Dissertação com uma componente experimental significativa.
  2. Apenas podem ser contemplados os diplomados que tenham obtido o respetivo grau no ano letivo anterior ao do ano civil da atribuição do prémio.
  3. Caso, por qualquer motivo, o diplomado premiado não manifeste intenção de receber o prémio ou não compareça na cerimónia de entrega, a atribuição será feita ao diplomado classificado imediatamente a seguir, e assim sucessivamente.
Montante do Prémio
O montante do prémio é de 1000 euros, sendo ainda oferecida a possibilidade de publicar um artigo na revista “Mecânica Experimental” da APAET.

Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”. O premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP e e pelo Presidente do Conselho de Administração da Frezite.

Prémio “Reconhecimento Académico e Cívico Estudante André Silva”

Instituição do Prémio
O prémio “Reconhecimento Académico e Cívico Estudante André Silva” é instituído pela Universidade do Porto, através da FEUP, a partir de um fundo instituído pelos pais do estudante André Miguel Correia Caneca Couto Silva.

Critérios de atribuição
  1. O prémio será atribuído anualmente a um graduado da FEUP que, no ano letivo anterior ao do ano civil da atribuição do prémio, cumutativamente conseguiu, durante o seu percurso académico, associar o excelente desempenho escolar e uma participação cívica digna de registo.
  2. Serão nomeados para poderem receber o prémio, em cada ano letivo, os melhores estudantes dos seguintes ciclos de estudos:
    1. MIEC, MIEEC, MIEM, MIEIC — quatro estudantes de cada curso;
    2. MIEIG, MIB, MIEA, MIEQ, MIEMM, MEMG — dois estudantes de cada curso.
  3. Os estudantes que sejam selecionados atendendo ao respetivo mérito escolar deverão entregar ao Júri para a escolha do estudante vencedor um resumo de uma página que mencione as iniciativas e ações de participação cívica na FEUP, ou a nível da Universidade do Porto, e/ou outras ações de valor reconhecido (como por exemplo as seguintes: experiências de voluntariado, participação em associações de estudantes, representação estudantil, grupos académicos, experiências isoladas como participação em ações do Banco alimentar, Liga Portuguesa contra o cancro, voluntariado no IPO, entre outras).
  4. O júri de seleção é constituído por:
    1. Diretor da FEUP ou um membro do Conselho Executivo por ele indicado;
    2. Diretor do MIEIG ou docente do curso por este indicado;
    3. Presidente da AEFEUP ou membro da Direção da AEFEUP por este indicado;
    4. Um membro docente do Conselho Pedagógico da FEUP, indicado pelo Presidente do Conselho Pedagógico;
    5. Um membro estudante do Conselho Pedagógico da FEUP indicado pelo Presidente da AEFEUP.
Montante do Prémio
O montante do prémio é de 500 euros.
 
Entrega do Prémio
O prémio é entregue na cerimónia pública “Novos Mestres”,  sendo que o premiado recebe um Diploma, subscrito pelo Diretor da FEUP.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-12-13 I  Página gerada em: 2019-12-16 às 07:50:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais