Saltar para:
This Page in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
FEUP
Você está em: CICA > Serviços CICA > Correio Eletrónico
Autenticação




Correio Eletrónico

O correio eletrónico, vulgarmente conhecido pela abreviatura e-mail ou email, é um método de compor, enviar, armazenar ou receber mensagens através de um sistema de comunicações eletrónico.

O serviço de correio eletrónico é um dos serviços informáticos disponibilizados pelo CICA com maior taxa de utilização. Este serviço encontra-se essencialmente dividido em duas partes, o serviço de SMTP e os serviços de POP3 e IMAP.

SMTP

O serviço de SMTP permite ao utilizador enviar mensagens para destinatários dentro ou fora da FEUP. É disponibilizado no servidor smtp.fe.up.pt.

O envio de anexos nas mensagens encontra-se limitado por razões de segurança.

Apenas é possível enviar mensagens que cumpram as seguintes regras:

  • o tamanho máximo das mensagens é de 10 MB (incluindo anexos)
  • anexos com um conteúdo potencialmente perigoso não são permitidos (ex: ficheiros .exe, .bat, etc)

Se tentou enviar um anexo e recebeu uma mensagem de erro do servidor deve usar uma das seguintes opções:

  • colocar o ficheiro na sua página web pessoal e enviar por mensagem um link para o mesmo (ver FAQ de como criar o seu site)
  • usar o sistema de mail dinâmico disponibilizado pelo SIGARRA da FEUP para enviar a mensagem com anexos

POP3 e IMAP

O serviço de POP3 e IMAP permite a consulta de mensagens eletrónicos recorrendo ao protocolo POP3 ou IMAP. A principal diferença entre estes dois protocolos consiste na ligação efetuada ao servidor de correio eletrónico.

No primeiro caso, ou seja no POP3, é efetuada uma consulta inicial ao servidor de correio eletrónico e, caso existam, são descarregadas todas as mensagens novas para o cliente de correio eletrónico do utilizador e eliminadas do servidor.

No caso do IMAP é mantida uma ligação aberta entre o cliente de correio eletrónico e o servidor de IMAP, onde inicialmente é apenas descarregado os cabeçalhos das mensagens e aquando da abertura das mesmas é efetuado uma nova consulta ao servidor. Neste caso as mensagens são eliminadas quando o utilizador as eliminar no seu cliente de correio eletrónico.

Configuração de acesso para clientes de correio eletrónico

  • Servidor: mail.fe.up.pt
  • Protocolo: POP3/POP3s ou IMAP/IMAPs
  • SMTP: smtp.fe.up.pt

WEBMAIL

Para consulta do correio eletrónico ou para envio de mensagens poderá, alternativamente a aceder com o seu cliente de e-mail habitual, usar o serviço Webmail, que tal como o próprio nome indica permite aceder à sua caixa de correio eletrónico usando um Web browser (por exemplo o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox). Deverá aceder ao endereço web http://webmail.fe.up.pt, e preencher os campos "Utilizador" e "Palavra-passe" com os dados fornecidos pelo CICA.

Este serviço encontra-se disponível dentro e fora da FEUP.

Opções
Página gerada em: 2017-12-16 às 16:37:55 Última actualização: 2011-07-07