Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > Bolsas e Incentivos
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Bolsas e Incentivos

 

 

Bolsas de estudo destinadas aos Estudantes do Ensino Superior

Estas bolsas destinam-se a estudantes de estabelecimentos de ensino superior público, economicamente carenciados, que demonstrem mérito, dedicação e aproveitamento escolar. Para além destas bolsas, os SASUP atribuem ainda Bolsas Extraordinárias. Para obter mais informações consulte o site do Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP).


Após publicação dos resultados da bolsa, o estudante deverá desencadear processo de regularização da sua situação de propinas que deverá ter em consideração o previsto no artigo 6.º do Regulamento de Propinas da U. Porto, nomeadamente, nos n.ºs 5,6 e 7:
  • nº 5 — Os estudantes cujo pedido de bolsa seja indeferido e pretendam manter a matrícula e inscrição deverão efetuar o pagamento das prestações em falta no prazo de trinta dias úteis consecutivos à publicitação do despacho final de indeferimento.
  • nº 6 — Os estudantes cujo pedido de bolsa seja indeferido poderão requerer anulação da matrícula e inscrição no prazo de dez dias úteis após publicitação do despacho final de indeferimento, sem obrigação de pagamento da propina referente a esse ano letivo.
  • nº 7 — Os estudantes bolseiros procederão ao pagamento das prestações em falta no prazo de trinta dias úteis consecutivos à regularização do pagamento da bolsa de estudos.

Observações:

1: Informação referente a valores e pagamento de propinas está disponível na página Propinas.
2: Informações referentes às candidaturas e resultados das candidaturas à bolsa SASUP encontram-se disponíveis no site do Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP).


Bolsas de doutoramento da FCT

Os estudantes que se tenham candidatado ou pretendam candidatar-se a uma bolsa de doutoramento da FCT deverão no formulário de inscrição via web indicar que se irão candidatar a uma bolsa. Tendo de, no prazo de 60 dias, anexar o comprovativo da candidatura à bolsa na sua página de estudante na opção do lado direito “Comprovativo de pedido de bolsa de estudos”.

Após publicação do resultado da candidatura à bolsa de doutoramento da FCT deverá comunicar os Serviços Académicos da decisão, no prazo de 15 dias úteis:
  • Se lhe for atribuída a bolsa, deverá entregar o contrato da bolsa assinado pelo estudante e pala FCT e uma declaração emitida por essa instituição onde conste qual a data de início da bolsa.
  • Se não lhe for atribuída a bolsa mas pretenda manter-se matriculado/inscrito deverá proceder ao pagamento da propina do ano letivo.
  • Se não lhe for atribuída a bolsa e pretenda anular a sua matrícula, deverá efetuar um requerimento a solicitar a anulação da matrícula e anexar o comprovativo da não obtenção da bolsa, onde conste o dia em que a FCT comunicou o resultado da candidatura.

Poderá consultar outra informação relevante sobre o assunto no Regulamento de Propinas da U. Porto, nomeadamente:
  •  N.º 5 do artigo 13.º — No caso de estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se tenham matriculado e inscrito num programa doutoral e que venham a obter a bolsa, é devido o pagamento de 25 % do valor da propina relativa ao primeiro ano de inscrição se a bolsa da FCT tiver início, para efeitos de propinas, depois de passados 120 dias úteis sobre o inicio do programa doutoral*, devendo o diretor da unidade orgânica autorizar o seu pagamento em prestações a liquidar nos doze meses subsequentes à comunicação da atribuição da bolsa.
  • N.º 6 do artigo 13.º — Os estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a não tenham obtido, mas estejam e pretendam manter-se matriculados e inscritos num programa doutoral com componente curricular até à conclusão desta, deverão pagar os valores da propina correspondentes à duração do “Curso de doutoramento”.
  • N.º 7 do artigo 13.º — Independentemente do ano escolar em que se encontra inscrito, se a decisão da Fundação para a Ciência e a Tecnologia for negativa e o estudante pretender anular a sua matrícula em consequência dessa decisão, deve formular pedido de anulação num prazo não superior a quinze dias úteis sobre a data de comunicação da decisão final, por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, perdendo assim direito a qualquer certificação da eventual formação realizada.
  • N.º 4 do Anexo — Os bolseiros da FCT ou de outra entidade externa terão uma redução correspondente à diferença entre o valor de referência e o valor do subsídio atribuído à Universidade do Porto pela entidade financiadora a título de custos de formação, devendo o estudante fazer prova do tipo de bolsa de que usufrui.
* Os 120 dias úteis que distam entre a data de início do programa doutoral e a data de início da bolsa da FCT são contados a partir do início oficial das atividades curriculares (“ano letivo”) do ciclo de estudos em causa.

Bolsas de PALOP

Os estudantes que ingressem através dos regimes especiais, oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, que aguardam subsídio para pagamento das propinas, deverão indicar no formulário de inscrição via web que são candidatos a uma bolsa.

Tendo de, no prazo de 60 dias, anexar a declaração emitida pela Embaixada do país de origem em como irão beneficiar da bolsa de estudos na sua página de estudante na opção do lado direito “Bolsa de estudo – Comprovativo de pedido”.

O seguro escolar deverá ser pago através de Multibanco, utilizando as referências SIBS disponíveis no SIFEUP na página pessoal de cada estudante, através da opção “Conta corrente”.

Bolsas de Mérito

As bolsas de estudo por mérito são atribuídas pelos estabelecimentos de Ensino Superior Público e Privado, aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de atribuição de bolsas de estudo por mérito a estudantes de instituições de ensino superior - Despacho 13531/2009, de 9 de junho (2.ª série).

Incentivos para Estudantes Internacionais

Este incentivo destina-se a todos os estudantes que ingressem na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ao abrigo do concurso especial para estudantes internacionais previsto no Estatuto de Estudante Internacional, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto -Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, e é atribuído tendo por base a regulamentação interna da  Universidade do Porto, desde que cumpram os critérios de elegibilidade estabelecidos para o efeito no Regulamento de Incentivos para Estudantes Internacionais de Licenciatura e Mestrado Integrado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Do Edital de candidatura aos Incentivos para Estudantes Internacionais de Licenciatura e Mestrado Integrado para 2019/2020, constam os prazos de candidatura, o número de incentivos, entre outra informação.

Resultados Definitivos - Incentivos para Estudantes Internacionais de Licenciatura e Mestrado Integrado 2018/2019.

Prémio de Incentivo para Estudantes Distintos em Primeiro Ano de Matrícula

Este prémio é atribuído pela Universidade do Porto, de acordo com as regras definidas na Deliberação n.º 100/2005, de 28 de janeiro e o Regulamento da UP. O valor do prémio é o equivalente ao da propina.

Outras Bolsas

Para informações sobre outras bolsas que visem :

- o financiamento de investigação, contacte a Unidade de Apoio à Investigação e Inovação através do email idi@fe.up.pt.

- a mobilidade académica ou prémios atribuídos por Empresas, contacte a Unidade de Cooperação através do email coop@fe.up.pt.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2019-03-20 I  Página gerada em: 2019-04-23 às 03:33:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais