Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FEUP
Você está em: Início > Apresentação >
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Boas vindas

Matrículas/Inscrições 2019/2020

 


Informações gerais

  • Quando um candidato ingressa num ciclo de estudos/curso da FEUP, através de qualquer um dos regimes de ingresso, tem de efetuar a sua matrícula/inscrição no ciclo de estudos/curso em que ficou colocado para adquirir a condição de estudante.
  • Nos anos seguintes, no início do ano letivo, o estudante tem de efetuar, dentro dos prazos definidos, a respetiva inscrição em unidades curriculares. A inscrição em ano letivo/unidades curriculares não dispensa a escolha de turmas e horários, e vice-versa.
  • Os estudantes que realizem exames na segunda chamada da época especial para conclusão do ciclo de estudos ou na época especial destinada a portadores de estatutos especiais, cujos períodos para a calendarização dos exames coincide com o primeiro semestre do ano letivo seguinte, dispõem de 10 dias úteis, contados a partir da data do lançamento da última classificação, para regularizarem/ajustarem a inscrição em unidades curriculares. Para tal deverão apresentar nos Serviços Académicos boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos. Consultar informação sobre Exames.
  • Os estudantes só poderão inscrever-se em unidades curriculares de um dado ano curricular, após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares inferiores.
  • Os estudantes de Mestrado Integrado para se inscreverem à Dissertação, no início do ano letivo, terão que dispor de créditos ECTS suficientes para nesse ano letivo se inscreverem à totalidade das unidades curriculares que têm pendentes para concluir o ciclo de estudos.
  • Os estudantes de mobilidade OUT não poderão inscrever-se às unidades curriculares da FEUP indicadas no seu compromisso de reconhecimento académico, nem às unidades curriculares do semestre em que se encontram em mobilidade (desta forma o seu nome não constará nas pautas). Mantêm-se igualmente, nestes casos, os limites de ECTS indicados nas Regras para inscrição a tempo integral/parcial.
  • Os estudantes que possuam condições para usufruir de regalias especiais deverão consultar informação sobre Estatutos Especiais.

Topo

Prazos

Licenciaturas e Mestrados Integrados

⇒ Concurso Nacional de Acesso

Despacho n.º 6429-B/2019, de 16 de julho (2.ª série) - Calendário do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público 2019/2020

⇒ Regimes Especiais

Despacho n.º 5499/2019, de 6 de junho (2.ª série) - Calendário para os Regimes Especiais de acesso e ingresso no ensino superior em 2019/2020

⇒ Mudança de Par Instituição/Curso - restantes anos curriculares (2.º ao 5.º ano)
⇒ Reingressos
⇒ Titulares de Licenciatura em Área Adequada

1.ª Fase - de 27 de fevereiro a 11 março 2019

2.ª Fase - de 25 junho a 5 julho 2019

3.ª Fase - de 27 de setembro a 4 de outubro 2019

Ciclos de estudos com fase única - de 27 de setembro a 4 de outubro 2019

Para mais informações consultar a página de cada regime de ingresso.

⇒ Maiores 23 anos
⇒ Cursos Especialização Tecnológica
⇒ Titulares de Outros Cursos Superiores
⇒ Titulares de diploma de curso técnico superior profissional
⇒ Mudança Par Instituição/Curso - 1º ano curricular

Fase única - de 27 de setembro a 4 de outubro 2019

Para mais informações consultar a página de cada regime de ingresso.

⇒ Concurso Especial - Estudante Internacional

1.ª Fase - 20 de março a 2 de abril de 2019

2.ª Fase - 5 a 19 de junho de 2019

Para mais informações consultar a página do regime de ingresso.

⇒ Inscrição em ano letivo (2.ª inscrição e seguintes)

De 23 de agosto a 2 de setembro de 2019.

 

Mestrados Independentes

⇒ Entrada em 2º ciclos de estudo e Reingressos

1.ª Fase - de 27 de fevereiro a 11 março 2019

2.ª Fase - de 25 junho a 5 julho 2019

3.ª Fase - de 27 de setembro a 4 de outubro 2019

Alguns ciclos de estudos podem ter prazos específicos.

⇒ Inscrição em ano letivo (2.ª inscrição e seguintes)

De 23 de agosto a 2 de setembro de 2019.

 

Programas Doutorais e Cursos de Estudos Avançados

⇒ Regime de Ingresso em Doutoramento

Consultar informação de cada ciclo de estudos.

Nestes ciclos de estudos aplica-se uma taxa de matrícula no valor de 100¤ (Tabela de Emolumentos da UP).

⇒ Entrada em curso de Estudos Avançados

Consultar informação de cada curso.

⇒ Inscrição em ano letivo (2.ª inscrição e seguintes)

De 23 de agosto a 2 de setembro de 2019.

Para os estudantes de Programas Doutorais cuja matrícula ocorreu de janeiro a junho a renovação da inscrição para o novo ano letivo terá de ser realizada no mês em que efetuaram a matrícula.

Topo

Procedimentos

Durante o prazo das matrículas/inscrições relativas a cada um dos concursos de acesso/ingresso, é disponibilizada na página inicial da FEUP uma notícia com o respetivo procedimento de matrícula/inscrição.

Topo

Regras para inscrição a tempo integral/parcial

Regime de tempo integral

Na Universidade do Porto os estudantes podem inscrever-se em regime de tempo integral no máximo a 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS num semestre, exceto aquando da inscrição no primeiro ano pela primeira vez de ciclos de estudos de primeiro ciclo ou de mestrado integrado em que esses limites são, respetivamente, de 60 e 30 ECTS (ver Regulamento do número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivo da Universidade do Porto).

No ano de conclusão, o limite anual pode ir até 81 créditos ECTS e o limite semestral pode ir até 48 créditos ECTS nos casos em que, com a aprovação nesse limite, os estudantes possam concluir o ciclo de estudos. Para tal deverão em momento coincidente com o período de inscrição em unidades curriculares, ou aquando da inscrição em exames da época especial para conclusão do ciclo de estudos (decorrente da frequência da Dissertação em exclusividade) apresentar boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos.

Na FEUP, os estudantes poderão ainda inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em inscrição em mais de um ciclo de estudos/formação contínua (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP, exceto se estiver em conclusão).

Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.


Regime de tempo parcial

De acordo com a Deliberação do Conselho Geral de 12 de junho de 2019 as inscrições em regime de tempo parcial poderão verificar-se em conformidade com o indicado na seguinte tabela:

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial
Até 18 créditos ECTS
Entre 19 e 37,5 créditos ECTS
Entre 38 e 40,5 créditos ECTS
Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.
Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios.


Na inscrição os estudantes podem inscrever-se a tempo parcial até um máximo de 37,5 ECTS anuais de um determinado ciclo de estudos (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto).
Excetuam-se do ponto anterior as inscrições em unidades curriculares relativas ao trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado no parágrafo anterior. Atendendo a que não é possível o fracionamento de ECTS, o limite de 37,5 ECTS poderá ser ultrapassado, contando, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivo relatório, o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular.

Poderão realizar excecionalmente a inscrição em regime de tempo parcial os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir com uma inscrição até 40,5 ECTS e que optem pelo regime de frequência a tempo parcial (conforme deliberação do Conselho de Diretores de 06 de novembro de 2017).

Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

Pode inscrever-se em regime de tempo parcial qualquer estudante que expressamente o indique no início do ano letivo, no ato de matrícula/inscrição.
A mudança do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, apenas pode ocorrer no ato de inscrição no ano letivo, com exceção dos trabalhadores-estudantes que poderão requerer a mudança do regime de tempo integral para tempo parcial no início do segundo semestre.

Para efeitos de cálculo da prescrição, a contabilização de inscrições a tempo parcial corresponderá sempre a meia inscrição (0,5 inscrição), independentemente do número de créditos em que o estudante se inscreve.

No que respeita à atribuição de bolsas de estudos SASUP, os estudantes têm que preencher os requisitos de elegibilidade previstos no artigo 5º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.

Aos cursos de Especialização, de Estudos Avançados, Cursos e Unidades de Formação Contínua não é aplicável o Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto.

Topo

Alteração de unidades curriculares a que se tenha inscrito

A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos.

- Alterações a unidades curriculares do 1º e 2º semestre e Anual: 3 a 30 de setembro de 2019.

- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: 27 de janeiro a 25 de fevereiro de 2020.

Após conclusão de um pedido de creditação poderá, no prazo de 10 dias úteis, efetuar alteração à inscrição em unidades curriculares.

Topo

Efetuar Permuta

A permuta aplica-se, no ano de ingresso, aos estudantes colocados na FEUP através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) nos cursos de Licenciatura e de Mestrado Integrado.

Procedimento referente ao ano letivo 2019/2020

Após realização da matrícula/inscrição, os estudantes interessados e que cumpram os requisitos estipulados podem solicitar a permuta no âmbito do estabelecido no artigo 54.º da Portaria n.º 218-B/2019, de 15 de julho.

O pedido de permuta está sujeito ao pagamento de emolumentos, de acordo com o previsto na Tabela de Emolumentos da UP.

Topo

Candidatura/Inscrição em Unidades Curriculares Singulares

Regulamento da frequência de unidades curriculares singulares dos cursos e ciclos de estudos da UPorto

Lista de Unidades Curriculares Singulares que podem ser frequentadas em regime singular em 2019/2020.

Procedimentos

Prazo de candidatura à frequência de unidades curriculares singulares:

- unidades curriculares do 1.º semestre: de 19 de agosto a 2 de setembro de 2019;
- unidades curriculares do 2.º semestre: de 2 de janeiro a 3 de fevereiro de 2020 (prolongado até 17 de fevereiro de 2020).

Os estudantes da FEUP para se candidatarem a unidades curriculares singulares deverão preencher e submeter o formulário de candidatura a unidades curriculares singulares.

Os candidatos externos à FEUP para se candidatarem a unidades curriculares singulares têm de entregar nos Serviços Académicos ou enviar para o e-mail acesso.ingresso@fe.up.pt os seguintes documentos:

- Formulário de candidatura a Unidades Curriculares Singulares;

- Comprovativo das habilitações literárias;

- Fotocópia do documento de identificação;

- Curriculum Vitae.

Se a candidatura for aceite, para efetuar a inscrição e respetivo pagamento terá de, no prazo de 10 dias após comunicação do resultado, enviar para o e-mail acesso.ingresso@fe.up.pt o boletim de inscrição devidamente preenchido.

A inscrição é válida com a entrega do boletim de inscrição, ficando com o estado a frequentar. A inscrição nas unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas.

Taxas

A frequência de uma unidade curricular singular está sujeita ao pagamento de um emolumento, correspondente 1/5 da propina anual do ciclo de estudos a que pertence a unidade curricular (Tabela de Emolumentos da UP).


Topo
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2020-02-28 I  Página gerada em: 2020-05-29 às 03:53:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais