Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Portal do Candidato > Mobilidade Internacional
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Candidatos

Mobilidade Internacional

A experiência de mobilidade internacional oferece a possibilidade de explorar os conhecimentos sob um ponto de vista diferente, de mergulhar numa cultura alheia e alargar horizontes, ultrapassando fronteiras e diminuindo, assim, as distâncias. Neste sentido, por considerar que a internacionalização do currículo e das competências é essencial na sociedade atual, a FEUP proporciona aos estudantes de todos os Ciclos de estudo várias oportunidades de mobilidade internacional.

Dentro do espaço europeu, os programas de mobilidade internacional, financiados pela União Europeia, oferecem múltiplas possibilidades. Através dos inúmeros acordos bilaterais com instituições europeias no âmbito do programa ERASMUS+, os estudantes podem realizar numa universidade parceira por determinado período de tempo, uma mobilidade de estudos. Àqueles que se encontram na fase final dos estudos, o programa ERASMUS+ também possibilita a realização da dissertação, em ambiente empresarial, no estrangeiro. Esta constitui a primeira experiência em contexto real de trabalho para os estudantes.

O programa ERASMUS MUNDUS vem alargar o alcance da mobilidade a países de fora da Europa, proporcionando também, em alguns casos, a obtenção de grau na instituição de acolhimento.

A FEUP promove ainda o programa MOBILE - Mobilidade de Alunos do Ensino Superior entre a FEUP e Instituições Congéneres do Brasil, de outros países da América Latina e Timor. 

O programa IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) representa mais uma hipótese de internacionalização, cujo objetivo é facultar aos estudantes do ensino superior experiência técnica num país estrangeiro, relacionada com a sua área de estudos, promovendo assim o espírito de cooperação e de solidariedade entre os estudantes de todas as nações. Estes estágios constituem uma experiência (pré) profissional, não substituindo o estágio/ dissertação académica ou uma disciplina equivalente na FEUP.

Ainda ao nível da mobilidade profissional, o programa VULCANUS visa a colocação de estudantes da UE em empresas industriais no Japão, para a realização de um estágio profissional de um ano. Este programa é financiado pelo EU-Japan Center for Industrial Cooperation. Depois de terminar o curso, para além dos programas processados através da FEUP/UP, é ainda disponibilizada informação, aconselhamento e apoio na submissão de candidaturas a outros programas de estágio internacional.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-05-11 I  Página gerada em: 2019-12-16 às 07:34:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais