Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Galpshare
Você está em: Início > Portal Empresas > Mecenato e Responsabilidade Social
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Empresas

Mecenato e Responsabilidade Social

Mecenato

Com o objetivo de aproximar as comunidades científica e empresarial, as empresas têm a possibilidade de promover a investigação, através de doações ou contributos, tornando-se mecenas científicos e obtendo benefícios fiscais como resultado dessa aposta na sociedade do conhecimento.

Na FEUP, o mecenato pode assumir as seguintes modalidades:

  • Mecenato de projeto de investigação - Apoiar o desenvolvimento de um projeto específico de investigação científica.
  • Mecenato de equipamento científico- Apoiar a aquisição de instalações e/ou equipamento científico, bem como a realização de obras de conservação em instalações destinadas à investigação científica.
  • Mecenato de recursos humanos - Cedência de investigadores e/ou especialistas para o desenvolvimento de um projeto de investigação ou demonstração.
  • Mecenato para a divulgação científica - Apoiar atividades de divulgação científica, incluindo a realização de grandes eventos científicos, como feiras, congressos e exposições.
  • Mecenato de inovação ou aplicação industrial- Apoiar a demonstração, em ambiente industrial, de resultados de investigação e desenvolvimento tecnológico.


Vantagens em se tornar um Mecenas da FEUP:

  • contribuir ativamente para a qualidade do ensino e investigação na FEUP;
  • usufruir de benefícios fiscais, de acordo com o artigo 62º. Para tal é obrigatória a existência de uma acreditação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que comprove a afetação do donativo a uma atividade de natureza científica; essa acreditação poderá ser solicitada pela FEUP à FCT.


    Notícias relacionadas

    CIN instala mini-fábrica na Faculdade de Engenharia do Porto

    "A CIN doou 100 mil euros à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para a conclusão de uma mini-fábrica de éter dimetílico destinada ao ensino avançado dos alunos do Departamento de Engenharia Química (DEQ), disse hoje à Lusa fonte da empresa." in Jornal de Notícias

    Clique para ler a notícia do JN na Íntegra

Responsabilidade Social

A integração de preocupações sociais no quotidiano das empresas assume atualmente um papel cada vez mais importante nas organizações, que procuram contribuir para uma sociedade mais justa. A FEUP tem também essa preocupação, à qual as empresas se podem associar através do projeto FEUP Social.

Projeto FEUP Social

Este projeto, fruto de uma parceria entre o G.A.S.Porto e a FEUP, tem como público-alvo estudantes com carências económicas, entre eles os dos PALOP e Timor, e como objetivo facilitar a inserção destes jovens, ajudando-os a colmatar dificuldades que os levam muitas vezes ao insucesso escolar e abandono do curso.

As empresas podem colaborar com a FEUP neste âmbito, concedendo estágios de verão a estes estudantes, em troca de uma bolsa que cubra o valor da propina dos seus estudos. Os estágios podem abranger as mais variadas tarefas, não tendo que se limitar à área da Engenharia.


Para mais informações, contacte-nos.

Recomendar Página Voltar ao Topo