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Autenticação




Phishing: Como agir se tiver respondido a uma mensagem de Phishing

Como agir em caso de Phishing

Com credenciais de acesso à FEUP

Se tiver respondido a uma mensagem de Phishing com as suas credenciais de acesso aos recursos informáticos da FEUP deverá agir rapidamente no sentido de minimizar as actividades do potencial atacante.

Assim é importante que proceda de imediato à alteração da sua palavra-passe através do sistema disponibilizado pelo CICA.

Adicionalmente, sugerimos contactar a Equipa de Segurança Informática da FEUP reportando o sucedido para incidente.seguranca@fe.up.pt. Mediante o seu consentimento, será realizada uma auditoria informática de segurança com o objectivo de determinar se houve comprometimento da área pessoal e/ou correio eletrónico.

Com credenciais de acesso a outras Entidades

Caso tenha respondido com as credenciais de acesso aos recursos informáticos de outras entidades, deverá entrar em contacto com o suporte disponibilizado pelas mesmas (quando existente) e utilizar os meios disponíveis para proceder à alteração de palavra-passe e/ou outros mecanismos de proteção que possa ter comunicado (grelhas de autenticação, frases de segurança para recuperação de palavra-passe, etc.).

Dúvidas

O que fazer em caso de dúvida?

Se suspeitar de uma determinada mensagem de correio eletrónico, reencaminhe-a para incidente.seguranca@fe.up.pt. A mesma será analisada por um técnico e, em caso de identificação positiva, serão ativadas medidas para evitar a propagação futura da mesma na FEUP.

O CICA relembra que as credenciais de acesso aos recursos informáticos da FEUP são pessoais e intransmissíveis, pelo que NUNCA solicita aos seus utilizadores a palavra-passe associada ao nome de utilizador.

Opções
Página gerada em: 2018-08-15 às 15:52:42 Última actualização: 2011-09-07