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Informação para os Novos Alunos

Esta página também se encontra disponível em formato PDF (~52KB): Informação para os Novos Alunos 2007/2008

Assim que um aluno se matricula na FEUP e o seu registo é introduzido no SiFEUP, são-lhe atribuídos os seguintes acessos que permanecem válidos durante todo o seu percurso académico na Faculdade:

  • Conta Windows - Permite acesso ao ambiente Windows, nos postos de trabalho das Salas de Informática e Biblioteca;
  • Conta Unix/Linux - Permite acesso ao correio-electrónico, ambiente Linux, nos postos de trabalho das salas de informática, e o acesso ao Cluster Unix/Linux do CICA;
  • Conta SiFEUP - Permite acesso aos serviços do SiFEUP (Sistema de Informação da FEUP) e a utilização dos serviços electrónicos da Biblioteca;
  • Conta TCPGate - Permite o acesso remoto à FEUP.

Regalias

  • Endereço de correio electrónico, no domínio fe.up.pt (50 MB );
  • Área de trabalho pessoal (50 MB, que serão actualizados para 300MB até ao final do ano - pode disponibilizar aqui a sua HomePage);
  • Quota de impressão (250 páginas);
  • Acesso a salas de informática;
  • Serviço de digitalização de documentos.

Termos, condições e regulamentos

A autorização de acesso aos recursos informáticos da FEUP implica para o utilizador a aceitação integral do Regulamento de Acesso e de Utilização dos Recursos Informáticos da FEUP. Além deste regulamento, os utilizadores estão sujeitos à legislação em vigor, em particular à lei da criminalidade informática n.º 109/91, assim como a outros regulamentos em vigor na Faculdade.

Salienta-se, em particular, que não é autorizado usar os recursos informáticos da FEUP para outros fins que não os de ensino e de investigação, nomeadamente, não é autorizado usar os recursos informáticos da FEUP para fins comerciais ou de lazer.

É proibido por exemplo:

  • Jogar nas salas de informática;
  • Utilizar o serviço de Email para anunciar compras ou vendas, perdidos ou achados.

A utilização indevida dos recursos por parte de um utilizador está sujeita à aplicação de sanções, que podem traduzir-se na perda da autorização do acesso aos recursos e implicar, nomeadamente, sanções disciplinares ou outras, nos termos dos regulamentos em vigor e da lei da criminalidade informática.

É da responsabilidade de cada um a selecção de palavras-chave (passwords) seguras e secretas para as suas contas. Note que cada utilizador é responsável por toda e qualquer actividade que seja efectuada com os recursos informáticos que lhe foram disponibilizados. Nunca ceda as suas palavras-chave a outrem!

Dificuldades

Sempre que surgirem dificuldades no acesso ou na utilização dos recursos, deve contactar os técnicos do CICA, nas Salas de Informática, ou o HelpDesk deste Centro.

Salas de Informática

Página de Acolhimento

Esta página (http://sifeup.fe.up.pt/si/salas_informatica) apresenta toda a informação relevante sobre a utilização das salas de informática e é, por omissão, a página de acolhimento das sessões Windows. Aconselha-se vivamente que seja consultada regularmente (diariamente).

Roaming Profiles

Entende-se por profile todo o ambiente gráfico e configuração duma determinada sessão Windows. A vantagem fundamental dos Roaming Profiles é o facto de ser possível utilizar o mesmo ambiente de trabalho (desktop) independentemente da máquina onde é feito o Logon.

Existe um atalho no ambiente de trabalho, dos sistemas das salas de informática, designado "Gestor Profile" que deve ser utilizado para gerir a ocupação do profile e/ou solicitar um novo "profile".

Mais informações em: Roaming Profiles.

Áreas de Armazenamento Temporário

Diariamente é eliminada (formatada) toda a informação existente nas áreas temporárias (d:\ e e:\temp).

Nunca coloque ficheiros no disco “C” dado que estes serão eliminados sempre que o computador for reiniciado.

Sempre que pretender terminar a sessão num computador, certifique-se que guardou os ficheiros na sua área de trabalho pessoal (Z:) ou noutro dispositivo de armazenamento permanente (pen drive, CD).

Áreas de Trabalho (Home Directories)

Devem utilizar para armazenamento a área de trabalho nas máquinas onde possuem e-mail. Estas áreas são disponibilizadas automaticamente nos ambientes Windows através da letra Z: em "My computer". A capacidade desta área poderá ser aumentada em função das necessidades, sendo os pedidos avaliados caso a caso.

Utilização de Portáteis nas Salas de Informática

A ligação de portáteis à rede carece do registo do equipamento no HelpDesk do CICA.

Vigilâncias Vídeo nas Salas de Informática

As salas de informática possuem vigilância vídeo 24 horas/dia.

Actividades Não Autorizadas nas Salas de Informática

  • Jogar, fumar, comer e beber;
  • Sem autorização específica, nenhum utilizador poderá retirar das salas de informática qualquer recurso, seja de que tipo for.
  • Os utilizadores não devem, sem autorização específica, mudar ou tentar mudar a configuração de hardware ou de software dos equipamentos informáticos.
  • Sem autorização específica nenhum utilizador pode ligar, seja por que meio for, equipamentos próprios, por exemplo discos externos, a equipamentos das salas de informática da FEUP.
  • A utilização das salas de informática está sujeita aos regulamentos em vigor.

Deveres do Utilizador das Salas de Informática

  • Conhecer os regulamentos aplicáveis às salas de informática;
  • Em todas as ocasiões, qualquer utilizador que verifique existir um uso inadequado dos equipamentos tem o dever de, em primeiro lugar, corrigir a situação e, se necessário, pedir a presença de pessoal do CICA, ou de outro responsável pela sala;
  • É obrigatório respeitar o direito de trabalho dos outros utilizadores, evitando fazer barulho, limitando voluntariamente a sessão de trabalho ao mínimo de tempo indispensável, particularmente nos períodos em que a afluência de utilizadores não permite um posto de trabalho para todos, e ajudando a manter a sala limpa e arrumada, não deixando lixo em cima das mesas ou no chão e não alterando a posição quer dos equipamentos quer do mobiliário.

Mais Informações

Na área de regulamentos em: http://www.fe.up.pt/si/salas_informatica

Resumo e declaração de aceitação do "Regulamento de Acesso e de Utilização dos Recursos Informáticos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto"

O acesso e utilização dos recursos informáticos da FEUP rege-se pelos princípios que a seguir se enunciam.

Os recursos devem ser usados:

  • apenas para actividades do âmbito da missão da FEUP, de ensino e investigação;
  • apenas por aqueles que a eles têm legítimo direito de acesso e autorização e que se comprometam a aceitar e cumprir os presentes regulamentos;
  • recorrendo apenas a meios legais e legítimos;
  • responsavelmente, com parcimónia e respeitando as normas de segurança informática;
  • respeitando as normas de ética social e do respeito dos direitos e liberdades individuais, nomeadamente da reserva da vida privada;
  • respeitando os limites razoáveis na utilização para fins exclusivamente pessoais.

Os recursos não podem ser usados, entre outras situações, para:

  • actividades ofensivas da dignidade de terceiros;
  • actividades comerciais;
  • actividades ilegais (quer concretizadas, quer tentadas);
  • actividades ilegítimas ou que de alguma forma possam afectar o bom-nome da FEUP.

O uso dos recursos informáticos da FEUP é registado.

O desrespeito pelo presente regulamento pode ser motivo de aplicação de sanções.

A primeira utilização de qualquer equipamento ou serviço constitui declaração de conhecimento e aceitação do presente regulamento.

A versão completa deste regulamento pode ser consultada em: Regulamento de Acesso e de Utilização dos Recursos Informáticos da FEUP

Página gerada em: 2019-04-26 às 15:23:44 Última actualização: 2007-09-10