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Projeto de Engenharia

Código: M.EQ012     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Projeto)

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EQ 78 Plano Oficial do ano letivo 2 - 12 52 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Gomes Martins Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Fernando Gomes Martins 6,00
Orientação Tutorial Totais 14 14,00
Diogo Filipe Mateus Rodrigues 1,50
Domingos Azevedo Gonçalves Barbosa 2,00
Fernando Gomes Martins 4,50
Manuel Leão Rosas Castro Tavares 3,00
Vítor Manuel Oliveira Pinto 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivos de acordo com o CDIO: 1. Aquisição de conhecimentos técnicos 1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: conhecimento de técnicas para projecto de indústrias de processo químico. 2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais 2.1 Pensamento e resolução de problemas de engenharia: desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas de projeto para instalações industriais. 2.3 Conhecimentos avançados de engenharia: capacidade de projetar peças de equipamento. 2.4 Aptidões pessoais e atitudes: segurança na obtenção de soluções credíveis. 2.5 Aptidões profissionais e atitudes: projeto industrial, análise económica de projetos. 3. Aquisição de aptidões inter-pessoais, trabalho em equipa e comunicações 3.1 Trabalho em grupo: formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa. 3.2 Comunicações: capacidade de interação entre elementos do grupo e capacidade de apresentação e discussão de projetos. 3.3 Comunicações em línguas estrangeiras: inglês. 4. Conceção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social 4.1Contexto externo e social: noções de risco e de impacte ambiental. 4.2 Contexto empresarial e comercial: conhecimentos relacionados com a avaliação económica de projetos. 4.3 Concepção e engenharia de sistemas: heurísticas na síntese de projetos. 4.4 Projeto: Projeto de instalações industriais com base em diferentes fontes de informação.
Os estudantes aprendem a desenvolver um projeto preliminar de uma instalação industrial. Adquirem competências a nível de cálculo de projeto base de instalações e trabalho em equipa. Desenvolvem também capaciadades a nível da comunicação.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Desenvolvimento e Implementação de Projetos de Engenharia: Ser capaz de conceber, planear e implementar um projeto de engenharia química desde a fase inicial até à sua conclusão, integrando os princípios de engenharia química;

  2. Estimativa e Avaliação Económica de Projetos: Demonstrar competências na estimativa de custos de capital e operacionais, análise de viabilidade económica e avaliação do impacto financeiro da solução proposta, garantindo a rentabilidade e sustentabilidade do projeto;

  3. Utilização de Ferramentas Computacionais Avançadas: Ser capaz de aplicar software de simulação de processos e ferramentas computacionais, como Aspen Plus, Aspen Energy Analyzer, Exhanger Design and Rating, ext, para modelizar, simular e otimizar processos químicos, validando a sua viabilidade técnica e económica;

  4. Trabalho em Equipa e Comunicação Eficaz: Desenvolver habilidades de colaboração em equipas multidisciplinares, bem como de comunicação eficaz de resultados técnicos, através de relatórios detalhados e apresentações orais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Visão geral sobre um Projeto de Engenharia
2.Bases de dados de propriedades físico-químicas e descrição do equilíbrio de fases
3.Projeto de sistemas de separação(flash,destilação convencional,destilação extrativa e azeotrópica e destilaçãoreativa), projeto de reatores, projeto de permutadores de calor, projeto de compressores, bombas e válvulas, projetode sistemas de armazenagem.
4.Cálculo de utilidades
5.Integração energética
6.Desenvolvimento do diagrama do fluxo do processo
7.Estimativas de custo de equipamento
8.Utilização de um simulador de processos no apoio ao projeto
9.Desenvolvimento de um projeto de uma instalação industrial.Esta tarefa considerará o projeto de uma instalação industrial,a análise económica,considerações sobre layout,impacte ambiental e análise preliminar de risco/segurança.O projeto será realizado em grupo formado por 5 estudantes,que poderão ser 6 ou mais,em casos particulares.

Bibliografia Obrigatória

Warren D. Seider, J. D. Seader, Daniel R. Lewin; Product and process design principles. ISBN: 0-471-45247-5 0471203165
Ray Sinnott, Gavin Towler; Chemical Engineering Design, Butterworth-Heinemann, 2020
James R. Couper, W Roy Penny, James R. Fair, Stanley M. Walas; Chemical Process Equipment - Selection and Design, Jordsn Hill, Oxford, 2005
Max S. Peters, Klaus D. Timmerhaus, Ronald E. West; Plant Design and Economics for Chemical Engineers, McGraw Hill Education, 2003
Ian C. Kemp; Pinch Analysis and Process Integration – A User Guide in Process Integration for the Efficient Use of Energy, Butterworth-Heinemann, 2007
Th IIomas A. Adams; Learn Aspen Plus in 24 Hours, McGraw Hill Education, 2018

Observações Bibliográficas

Bibliografia sugerida em várias unidades curriculares do MIEQ com particular importância para a bibliografia fornecida na unidade curricular de Introdução ao Projecto de Engenharia.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


A metodologia de ensino da unidade curricular engloba a frequência de aulas de exposição de resolução de problemas associados ao projeto preliminar de instalações industriais de processo químico e trabalho autónomo, em modo deequipa, de desenvolvimento de um projeto preliminar.

Haverá sessões semanais personalizadas com cada grupo para acompanhamento do trabalho e esclarecimento de dúvidas. A evolução e qualidade do projecto são da responsabilidade dos estudantes. Compete aos supervisores acompanhar o projeto. Os supervisores do projecto podem solicitar relatórios parcelares se acharem conveniente. 

Software

Aspen Plus
Aspen Energy Analyser
Aspen Exchanger Design and Rating
Microsoft Excel
Microsoft Visio

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 15,00
Trabalho escrito 65,00
Participação presencial 5,00
Prova oral 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 324,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final (AF) da UC suportada em 4 componentes.

(C1): Monografia – 15%

(C2): Trabalho desenvolvido e relatório de projeto: 65%

(C3): Apresentação e discussão do trabalho e relatório: 15%

(C4): Avaliação individual suportada na informação do relatório dinâmico de desenvolvimento semanal: 5%

AF=0.15*C1+0.65*C2+0.15*C3+0.05*C4 (C1 a C4 no intervalo de 0 a 20 valores)

Nota: Classificação final  igual ou superior a 18 valores se, para além da elevada qualidade técnico/científica do projeto, o relatório de projeto e os diapositivos de suporte à apresentação estiverem muito bem desenvolvidos, sem erros ortográficos e de formatação e com as unidades adequadamente definidas.

Apresentação do  trabalho (projeto): a decorrer nos primeiros dias da época de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Não se aplica.

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