Código: | M.EIC010 | Sigla: | ASSO |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia de Software |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M.EIC | 29 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 39 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Filipe Alexandre Pais de Figueiredo Correia | Regente |
Ademar Manuel Teixeira de Aguiar | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,00 |
Ademar Manuel Teixeira de Aguiar | 1,50 | ||
Filipe Alexandre Pais de Figueiredo Correia | 1,50 |
À medida que os sistemas de software aumentam de dimensão e de complexidade torna-se cada vez mais importante compreendê-los a níveis de abstracção mais elevados. A arquitectura de um sistema de software descreve a sua estrutura global em termos dos seus componentes, das propriedades externas desses componentes e das suas interrelações. Para sistemas de média e grande dimensão a escolha adequada da arquitectura assume uma importância crucial para o sucesso do seu desenvolvimento.
A disciplina de Arquitecturas de Sistemas de Software tem como objectivo principal introduzir os conceitos de arquitecturas de software, padrões de desenho e tópicos directamente relacionados, tais como o de componentes de software. Pretende ensinar a desenhar, compreender e avaliar arquitecturas de sistemas de software, tanto ao nível de abstracção de macro-arquitectura como de micro-arquitectura e assim familiarizar os alunos com os conceitos fundamentais de arquitectura de software, as propriedades e aplicabilidade dos diferentes estilos de arquitectura existentes, os padrões de desenho mais populares, componentes de software, arquitecturas reutilizáveis e as relações destes conceitos todos com a reutilização de software.
No final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:
• Reconhecer os principais padrões de arquitetura existentes para sistemas de software.Os alunos devem ter conhecimentos e experiência anterior em desenvolvimento de software, programação orientada por objectos, e engenharia de software.
Introdução
• Desenho de software: conceitos e princípios fundamentaisPadrões de Software
• As origens dos padrões de softwareArquiteturas de Software
• Atributos de qualidadeArquiteturas de Software Evolucionárias
• Lei de ConwayAs aulas serão utilizadas para a exposição formal dos principais tópicos da unidade curricular e para a apresentação final e discussão dos projetos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do semestre. Para focar a atenção dos estudantes, nos tópicos principais serão propostas pequenas questões de resposta facultativa e livre sobre os tópicos em estudo para desenvolvimento fora de aulas. Ao longo do semestre os estudantes terão oportunidade de colocar em prática os conhecimentos transmitidos através de pequenos exercícios e desenvolvimento incremental de um projeto de média dimensão. As questões, os exercícios e o projeto conjuntamente incentivarão os estudantes a complementar os conhecimentos transmitidos com conhecimentos resultantes de pesquisas individuais efetuadas sobre os conteúdos da unidade curricular.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 162,00 |
Nota final = (teste x 30%) + (projecto x 60%) + (desempenho individual x 10%).
Idênticas às dos alunos ordinários.
A classificação final pode ser melhorada através de repetição do teste (em casos excepcionais devidamente justificados) e/ou evolução do projecto.