Eletrónica dos Sistemas de Comunicações
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrónica e Sistemas Digitais |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Em Eletrónica dos Sistemas de Comunicação pretende-se que os estudantes prossigam o percurso de aprendizagem da eletrónica de sinal com o estudo da modelação, especificação e dimensionamento dos principais circuitos usados em sistemas de comunicação (por fio e sem fio), tendo também presentes considerações tecnológicas de implementação. O objetivo principal é que os estudantes, partindo do conhecimento dos principais blocos constituintes de sistemas de comunicação, abordem os circuitos eletrónicos que os realizam e adquiram competências de análise e projeto destes circuitos satisfazendo as especificações funcionais. Pretende-se que os estudantes saibam, perante um dado circuito, deduzir as suas principais características de desempenho, e que dadas as especificações funcionais façam uma seleção criteriosa das topologias a usar, tendo presente requisitos de otimização em termos de consumo, área de implementação, e outras características de desempenho não explicitamente especificadas.
Resultados de aprendizagem e competências
Tendo os estudantes adquirido previamente conhecimentos fundamentais em circuitos analógicos e digitais, assim como nos domínios da instrumentação e processamento de sinais, os conteúdos desta unidade curricular permitem que os estudantes abordem a modelação e a análise funcional de diversos blocos de sistemas de comunicação. A abordagem usada é do tipo “top-down” - da especificação para os detalhes de implementação dos circuitos - e permite que os estudantes adquiram competências de análise funcional e de projeto dos circuitos, capacitando-os para reconhecerem e selecionarem as tipologias de diferentes circuitos e o seu consequente dimensionamento. Com a metodologia adotada, complementa-se o estudo teórico com a abordagem laboratorial de modo a que os estudantes conheçam e saibam completar o ciclo especificação, projeto e análise funcional, desenho físico e otimização dos circuitos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Análise de circuitos, teoria do sinal e dos sistemas; transformadas de Laplace e Z. Análise de circuitos com transístores bipolares e MOS.
Programa
- Revisão das características funcionais e topológicas das principais arquiteturas de transcetores de comunicação por fio e sem fio;
- Projeto e síntese de: Filtros - aproximação e síntese de funções de filtragem; filtros passivos e ativos;
- Osciladores harmónicos e de relaxação e osciladores controlados por tensão (VCO);
- Circuitos de síntese de frequência: Síntese digital direta (DDS) e malhas de sintonia de fase (PLL);
- Circuitos multiplicadores, amplificador lock-in, e misturadores;
- Amplificadores sintonizados de sinal e de potência;
- Conversão A/D e D/A em sistemas de comunicação;
- Eletrónica rápida e circuitos de interface em comunicações de alto-débito;
- Estudo das fontes de ruído extrínseco de sistemas de comunicação e de ruído intrínseco de dispositivos eletrónicos ativos e passivos e respetivos modelos.
- Análise estocástica e caracterização de circuitos/sistemas eletrónicos considerando a presença de ruído.
Bibliografia Obrigatória
Ndjountche, T.;
Data Converters, Phase-Locked Loops, and Their Applications, CRC Press
Bibliografia Complementar
Chen, W-K.;
Passive, Active, and Digital Filters
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas tutoriais são apresentados os conteúdos teóricos fundamentais com referência aos elementos de estudo adotados, analisados exemplos e resolvidos problemas. Em laboratório são efetuados trabalhos de bancada envolvendo simulação (recorrendo a ferramentas CAD) e experimentação. Os primeiros trabalhos serão de caráter tutorial de modo a promover a aprendizagem dos tópicos lecionados e das ferramentas a utilizar, sendo adotada progressivamente uma abordagem que apele à capacidade de projeto autónomo por parte do estudante. O trabalho final será de projeto de um circuito a partir de um conjunto de especificações que contemplam requisitos comuns em sistemas de comunicação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
40,00 |
Trabalho escrito |
36,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
14,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho laboratorial |
47,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Classificação mínima de frequência = 9,0 valores.
As aulas laboratoriais são de frequência obrigatória, aplicando-se a legislação em vigor no que diz respeito ao número máximo admissível de faltas.
Todos os alunos estão sujeitos a este procedimento, incluindo aqueles com estatuto especial (TE, DA,…). Situações de incompatibilidade serão analisadas e, caso se justifique, serão equacionadas soluções que minimizem a perturbação do processo aqui descrito.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Classificação Final (CF)= 0,4*Exame (E) + 0,6*Avaliação distribuída (AD).
- Avaliação distribuída (AD) = 0,2*Desempenho (D) + 0,6*Relatórios (R) + 0,2*Projeto final.
- Condição de aprovação CF ≥ 9,5 valores.
- Classificação AD mínima para obtenção de frequência = 9,0 valores. A obtenção de frequência é condição necessária para acesso a exame.
- Classificação mínima no exame = 9,0 valores.
- A melhoria da classificação "E" pode ser obtida na prova de Recurso.
- A componente de Desempenho (D) compreende a assiduidade e a avaliação do desempenho do estudante na realização dos trabalhos laboratoriais. A componente Relatórios (R) diz respeito aos relatórios dos trabalhos laboratoriais.
- Os estudantes com classificação AC de 9,0 ou mais valores, obtida em anos passados, podem manter essa avaliação sem necessitar de frequentar as aulas laboratoriais.
Provas e trabalhos especiais
Todos os alunos deverão cumprir, na íntegra e objetivamente, todos os requisitos da avaliação, não estando previstos, à priori, outros critérios para situações extraordinárias. No entanto, a surgirem, serão objeto de análise pontual.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os alunos deverão cumprir, na íntegra e objetivamente, todos os requisitos da avaliação, não estando previstos, à priori, outros critérios para situações extraordinárias. No entanto, a surgirem, serão objeto de análise pontual.
Melhoria de classificação
1. Classificação final: exame.
2. Avaliação de Desempenho: em ano seguinte, a avaliar individualmente atendendo às componentes já realizadas.
Observações
Nota: O acesso à aula teórica por videoconferência faz-se via zoom, com acesso federado:
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