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Avaliação e Gestão em Engenharia de Mobilidade

Ficha provisória
Código: MGMU12     Sigla: AGEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construção Civil e Engenharia Civil

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MGMU 6 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 42 162

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Motivar o desenvolvimento de perspetivas sistémicas para planeamento/gestão inteligente em engenharia da mobilidade; fornecer um conjunto de metodologias científicas e métodos quantitativos importantes para avaliação de ações, apoio à decisão e uso racional de recursos em engenharia da mobilidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Para concretizar os objetivos de excelência do curso foram tidos em consideração os seguintes aspetos na organização desta Unidade Curricular, os quais se encontram nos programas de disciplinas similares das mais prestigiadas universidades do mundo:
- conteúdos programáticos adotando uma abordagem fortemente baseada em conhecimentos de Análise de Sistemas aplicados à engenharia, transportes, mobilidade e sustentabilidade;
- desenvolvimento de metodologias científicas p/ otimização, baseadas em modelação matemática e algoritmos especiais para redes;
- aquisição de conhecimentos relevantes ligados aos princípios de avaliação e gestão de projetos de grandes infraestruturas de engenharia (energia, avaliação económico-financeira, avaliação ambiental, análise de custos-benefícios, análise multicritério);
- utilização de sistemas de apoio à decisão p/aumentar as capacidades cognitivas dos agentes de decisão em problemas complexos;
- aplicação a problemas práticos em transportes e mobilidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Otimização e apoio à decisão em sistemas de transportes. Sistemas de Apoio à Decisão. Processos de decisão em transportes. Programação linear e extensões; problemas em redes e suas aplicações em transportes e mobilidade; modelação multiobjectivo. Problemas de otimização combinatória: abordagens com métodos heurísticos; introdução às meta-heurísticas. Aplicação em planeamento de transportes e suas infraestruturas; definição de rotas; escalonamento de veículos e tripulações; desenho e expansão de infraestruturas.
Técnicas formais de avaliação em engenharia de transportes e mobilidade: avaliação energética em transportes e mobilidade sustentável (natureza das fontes de energia e impactes ambientais, consumos associados aos diferentes modos de transporte e seu cálculo, análises well-to-wheel e tank-to-wheel), avaliação económica e financeira, avaliação ambiental, análise custos-benefícios, avaliação ciclo-de-vida, avaliação multicritério/multiatributo. Aplicações em problemas práticos.

Bibliografia Obrigatória

Zbigniew Michalewicz; How to solve it. ISBN: 3-540-22494-7
Fernando Abecassis; Análise económica e financeira de projectos. ISBN: 972-31-0016-9
Frederick S. Hillier; Introduction to operations research. ISBN: 0-07-100745-8

Bibliografia Complementar

Antunes,H;M.Alves;J.Clímaco; Multiobjective Linear & Integer Programming, Springer, 2016
Belenky,A.; Operations Research in Transportation Systems, Springer, 1998
Labi,S; Introd. to Civil Engineering Systems, Wiley, 2012
Martland,C.; Toward More Sustainable Infrastructure: Project Evaluation for Planners & Engineers, Wiley, 2011
Ogden,J;L.Anderson; Sustainable Transportation Energy Pathways, Univ Davis, 2011
Ossenbruggen,P.; Systems Analysis for Civil Engineers: Technological & Economic Factors in Design, Wiley, 1984
Revelle,C.;E.Whitlatch; J. Wright; Civil & Environmental Systems Engineering, Prentice Hall, 2004
Revelle,C.;A.McGarity; Design & Operation of Civil and Environmental Engineering Systems, Wiley, 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, teorias e ferramentas fundamentais. Nas aulas teórico-práticas, resolução de exercícios práticos que preencham todas as necessidades de enquadramento dos alunos com a matéria. Utilização de software específico.
O potencial científico, pedagógico e técnico-profissional existente, com elevada exposição e reconhecimento nacional e internacional neste domínio científico proporcionam garantias de adequação e coerência nas metodologias de ensino adotadas. Estas propõem uma conciliação entre os modelos pedagógicos tradicionais centrados no docente e expressas através de ensino magistral, e modelos de pedagogia ativa centrados no aluno privilegiando a resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas, tendo em consideração os objetivos da unidade curricular e do ciclo de estudos em que insere.
Exercícios práticos ligados à matéria teórica, baseada em metodologias científicas de otimização e métodos de gestão/avaliação, asseguram a aquisição de competências na resolução de problemas concretos em engenharia da mobilidade

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 39,00
Total: 39,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,5*EX + 0,25*TI + 0,25*TG;

em que:
CF – Classificação final;
EX – Classificação obtida no exame normal e/ou recurso;
TI – Classificação obtida no trabalho individual;
TL – Classificação obtida nos trabalhos de grupo.
TI e TG são obrigatórios, o EX pode ser opcional.

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