Código: | EEC0100 | Sigla: | SBVI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
OFICIAL | Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 81 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
Os principais objectivos a atingir na disciplina são a aquisição de conhecimentos relativos a sistemas de visão automática, quer em termos dos modelos que constituem cada um dos componentes da sua estrutura modular, quer em termos das tecnologias usadas na sua implementação.
1. Aquisição de conhecimento em sistemas automáticos de visão por computador (competências CDIO 1.3, 1.4, 2.1, 2.3).
2. Demonstração de conhecimentos no projeto, e implementação de sistema automáticos de visão (competências CDIO 4.2, 4.3, 4.4, 4.5).
3. Desenvolvimento de competências na organização e desenvolvimento de trabalho autónomo e na pesquisa de bibliografia especializada (competências CDIO Syllabus 2.4, 2.5, 3.3).
4. Demonstração de competências em trabalho de grupo (competências CDIO 2.5, 3.1).
5. Desenvolvimento e demonstração de competências para a comunicação oral e escrita (competências CDIO 3.2)
1. Introdução. Estrutura de um sistema de visão automática.
2. Aquisição e formação de imagem digital.
3. Pré-processamento. Operadores de imagem e sua aplicação em realce de imagem.
4. Morfologia matemática.
5. Segmentação de imagem.
6. Análise de imagem.
7. Reconhecimento e classificação de imagem.
Aulas teóricas:
Aulas de exposição das matérias, incluindo demonstrações práticas e análise de casos.
Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas, experimentação e ensaio em Matlab (toolbox de Image Processing), desenvolvimento de soluções em Matlab.
Componentes de avaliação distribuída (para realização fora dos períodos letivos)
A. Resposta individual a um conjunto de 4/5 questionários (quizzes) disponibilizados usando a plataforma Moodle.
B. Realização de um trabalho autónomo, com carácter de projecto, por grupos de 3/4 estudantes, sobre tema sugerido pelos docentes. Elaboração de um relatório escrito. Apresentação oral pública dos trabalho realizado.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Teste | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 40,00 |
Estudo autónomo | 61,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Total: | 162,00 |
As componentes da avaliação são:
- questionários (Q)
- projeto realizado em grupo (3/4 estudantes) e respectivo relatório escrito (P);
- apresentação oral do projeto (AP)
- exame final (EF)
A obtenção de frequência pressupõe a conclusão com sucesso do trabalho de grupo, incluindo a elaboração do relatório e apresentação oral, para além das condições legais vigentes.
A nota de frequência (avaliação distribuída) é obtida combinando a classificação obtida nos questionários e a classificação do projeto, considerando os aspectos de execução, resultado atingido, divisão de tarefas no grupo, qualidade do relatório escrito e da apresentação pública.
Os estudantes que não tenham obtido nota de frequência não podem realizar qualquer exame no ano letivo corrente. Os estudantes que já obtiveram nota de frequência em anos letivos anteriores devem contactar a responsável pela UC para poderem realizar o exame.
A componente P permite avaliar as competências CDIO 1.3, 1.4, 2.1, 2.3, 2.4, 2.5, 3.1, 3.3, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5.
A componente AP permite avaliar as competências CDIO 3.1, 3.3, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5.
As componentes Q e EF permitem avaliar as competências CDIO 1.3, 1.4, 2.1, 2.3, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5.
A classificação final é o resultado da soma da nota de avaliação de frequência (AF) e da nota do exame final (EF). Esta ponderação é utilizada em todas as épocas de avaliação, incluindo recurso e melhoria.
Nota final=0,4*AF + 0,6*EF
Questionários.
Projeto de grupo, já referido nos pontos anteriores.
O único caso especial considerado é o dos alunos trabalhadores-estudantes. Estes alunos deverão habilitar-se ao exame final por meio da realização de um trabalho prático cuja natureza é semelhante ao dos trabalhos realizados pelos alunos ordinários. Este trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo, consoante opção do estudante, mas aprovada pelo responsável pela disciplina.
A classificação de frequência (nota de avaliação distribuída) não pode ser melhorada.
A classificação do exame pode ser melhorada nas condições gerais regulamentadas.