Código: | EC0094 | Sigla: | CEAE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Vias de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Vias de Comunicação e Transportes |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 12 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 60 | 133 |
JUSTIFICAÇÃO:
Preparar especialistas rodoviários na área de projetos de vias de maior relevância através do estudo dos nós e intersecções.
OBJETIVOS:
A disciplina de Complementos de Estradas e Aeródromos justifica-se como uma extensão dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Vias de Comunicação 1 e 2, lecionadas no 4º ano e no tronco comum do curso.
Por um lado estender e complementar as competências na área das Estradas, desenvolvendo os conhecimentos específicos na área, já adquiridos. Assim os alunos poderão ter as ferramentas necessárias à elaboração de projetos ou obras de estradas nacionais ou autoestradas.
O programa é estendido das estradas de duas vias para as de faixas separadas, estudando-se com detalhe o projeto das intersecções de nível e desniveladas (nós de ligação).
Complementa-se o Projeto de Execução de Estradas com o Projeto Parcelar de Drenagem.
Por outro lado a extensão abrange outras vias de comunicação que não as estradas. É dentro desta perspetivas que se deve encarar a matéria de Aeródromos que se desenvolve no âmbito da disciplina.
Genericamente, pretende-se que o aluno venha a desenvolver as seguintes competências:
1- Mostre conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível elevado e que lhe permita o desenvolvimento de aplicações originais, através da listagem, memorização e relacionação das aplicações base.
2- Saiba aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas e situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares, como é exigível em obras da dimensão das estradas.
3- Fique com a capacidade de integrar conhecimentos, lidar com situações complexas, mesmo em situações de informação limitada ou incompleta. Deve ser capaz de identificar, avaliar e selecionar os conhecimentos a utilizar.
4- Seja capaz de comunicar as suas conclusões e seus raciocínios sem ambiguidades.
5- Faculte capacidade de aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
6- Permita que o conjunto de conhecimentos adquiridos tenha a faculdade de ser aplicado no domínio do projeto ou da produção na área das vias de comunicação, com eficiência funcional, económica e ambiental.
O futuro engenheiro terá de possuir a flexibilidade de selecionar as conceções construtivas mais adequadas e mais eficientes sob os pontos de vista acima colocados.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Preparar os alunos para projetar qualquer obra rodoviária.
Compreensão: Interpretar e manipular os elementos desenhados que fazem parte de projetos rodoviários. Identificar as características de elementos rodoviários e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica.
Aplicação: Devem ser capazes de cumprir os objetivos colocados atrás.
Análise: Distinguir entre nós de características diferentes e serem capazes de os selecionar adequadamente.
Síntese: Aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias.
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir.
Projeto em Engenharia: lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício.
Investigação em Engenharia: não é objetivo da disciplina formar cientistas.
Prática em Engenharia: conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção rodoviária, tanto em termos nacionais como internacionais.
Cruzamentos e nós de ligação - Disposições normativas. Tipos de vias auxiliares e sua construção em planta. Execução do "taper" no final das vias de aceleração e abrandamento. Cálculo coordenado de um cruzamento com placas separadoras e direcionais. Nós tipo. Vantagens e desvantagens de cada tipo de nó. Cálculo coordenado dos ramos de ligação face às estradas que vai ligar.
Drenagem - Drenagem superficial. Revisão sumária de conceitos hidrológicos para estimar caudais esperados. Dimensionamento de uma valeta e de um aqueduto.
Perfil transversal em autoestrada - Pontos de rotação e modelos de disfarce de sobreelevação.
Aeródromos - orientações de pistas, superfícies de desobstrução e perfil longitudinal.
O conteúdo é predominantemente tecnológico, ainda que algumas das questões de base, na área das intersecções e nós de ligação, possam ser consideradas de cariz científico.
Observações: Considera-se particularmente relevante que os alunos que venham a frequentar a Unidade Curricular tenham concluído com êxito as disciplinas de Vias de Comunicação 1 e 2.
Conteúdo científico: 30%
Conteúdo Tecnológico:70%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Preparar especialistas rodoviários na área de projetos de vias de maior relevância através do estudo dos nós e intersecções.
Todos os elementos são disponibilizados na Secretaria da Secção de Vias de Comunicação.
Aulas teóricas - exposição oral da matéria, eventualmente acompanhada pela projeção de transparentes ou pelo recurso ao quadro negro. Aulas práticas - Resolução de problemas práticos ligados ao conteúdo programático.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Distinguir entre nós de características diferentes e serem capazes de os seleccionar adequadamente. Aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir. Lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício. Conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção rodoviária, tanto em termos nacionais como internacionais.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A classificação será obtida pela média ponderada de dois mini-testes (cada um com peso de 50%) .
Os dois mini-testes, com igual valorização, versarão sobre:
- matéria teórica do capítulo de geometria de nós e interseções;
- assuntos estudados sobre aeródromos e drenagem em vias de comunicação.
O trabalho acima referido, com a valorização indicada, tratará do projeto parcial de um nó de ligação.
Mini-testes -2.
Segundo as Normas Gerais de Avaliação
Segundo as Normas Gerais de Avaliação
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE QUE NÃO DOMINEM A LÍNGUA PORTUGUESA: Para os estudantes Erasmus que tenham dificuldades no entendimento do Português será disponibilizada uma sessão tutorial, falada em inglês correspondendo a 1 hora teórica e 1 hora teórico-prática no dia em que o professor da unidade ciurricular reserva para permanência e esclarecimento de dúvidas. Na medida do possivel será fornecida bibliografia em inglês. A avaliação será realizada através de prova oral falada em inglês para esses alunos. A não frequência e/ou aprovação em Vias de Comunicação 1 é particularmente penalizadora para os estudantes. Ainda que as unidades curriculares de Topografia e Vias de Comunicação 2 sejam também relevantes, Vias de Comunicação 1 é quase indispensável.