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Complementos de Estradas e Aeródromos

Código: EC0094     Sigla: CEAE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 12 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 60 133

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
Preparar especialistas rodoviários na área de projetos de vias de maior relevância através do estudo dos nós e intersecções.

OBJETIVOS:
A disciplina de Complementos de Estradas e Aeródromos justifica-se como uma extensão dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Vias de Comunicação 1 e 2, lecionadas no 4º ano e no tronco comum do curso.
Por um lado estender e complementar as competências na área das Estradas, desenvolvendo os conhecimentos específicos na área, já adquiridos. Assim os alunos poderão ter as ferramentas necessárias à elaboração de projetos ou obras de estradas nacionais ou autoestradas.
O programa é estendido das estradas de duas vias para as de faixas separadas, estudando-se com detalhe o projeto das intersecções de nível e desniveladas (nós de ligação).
Complementa-se o Projeto de Execução de Estradas com o Projeto Parcelar de Drenagem.
Por outro lado a extensão abrange outras vias de comunicação que não as estradas. É dentro desta perspetivas que se deve encarar a matéria de Aeródromos que se desenvolve no âmbito da disciplina.
Genericamente, pretende-se que o aluno venha a desenvolver as seguintes competências:
1- Mostre conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível elevado e que lhe permita o desenvolvimento de aplicações originais, através da listagem, memorização e relacionação das aplicações base.
2- Saiba aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas e situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares, como é exigível em obras da dimensão das estradas.
3- Fique com a capacidade de integrar conhecimentos, lidar com situações complexas, mesmo em situações de informação limitada ou incompleta. Deve ser capaz de identificar, avaliar e selecionar os conhecimentos a utilizar.
4- Seja capaz de comunicar as suas conclusões e seus raciocínios sem ambiguidades.
5- Faculte capacidade de aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
6- Permita que o conjunto de conhecimentos adquiridos tenha a faculdade de ser aplicado no domínio do projeto ou da produção na área das vias de comunicação, com eficiência funcional, económica e ambiental.
O futuro engenheiro terá de possuir a flexibilidade de selecionar as conceções construtivas mais adequadas e mais eficientes sob os pontos de vista acima colocados.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Preparar os alunos para projetar qualquer obra rodoviária.
Compreensão: Interpretar e manipular os elementos desenhados que fazem parte de projetos rodoviários. Identificar as características de elementos rodoviários e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica.
Aplicação: Devem ser capazes de cumprir os objetivos colocados atrás.
Análise: Distinguir entre nós de características diferentes e serem capazes de os selecionar adequadamente.
Síntese: Aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias.
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir.
Projeto em Engenharia: lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício.
Investigação em Engenharia: não é objetivo da disciplina formar cientistas.
Prática em Engenharia: conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção rodoviária, tanto em termos nacionais como internacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Cruzamentos e nós de ligação - Disposições normativas. Tipos de vias auxiliares e sua construção em planta. Execução do "taper" no final das vias de aceleração e abrandamento. Cálculo coordenado de um cruzamento com placas separadoras e direcionais. Nós tipo. Vantagens e desvantagens de cada tipo de nó. Cálculo coordenado dos ramos de ligação face às estradas que vai ligar.
Drenagem - Drenagem superficial. Revisão sumária de conceitos hidrológicos para estimar caudais esperados. Dimensionamento de uma valeta e de um aqueduto.
Perfil transversal em autoestrada - Pontos de rotação e modelos de disfarce de sobreelevação.
Aeródromos - orientações de pistas, superfícies de desobstrução e perfil longitudinal.
O conteúdo é predominantemente tecnológico, ainda que algumas das questões de base, na área das intersecções e nós de ligação, possam ser consideradas de cariz científico.
Observações: Considera-se particularmente relevante que os alunos que venham a frequentar a Unidade Curricular tenham concluído com êxito as disciplinas de Vias de Comunicação 1 e 2.

Conteúdo científico: 30%
Conteúdo Tecnológico:70%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Preparar especialistas rodoviários na área de projetos de vias de maior relevância através do estudo dos nós e intersecções.

Bibliografia Obrigatória

J.A.E.; Normas de Intersecções
J.A.E.; Normas de Nós de Ligação
A.A.S.H.T.O.; A Policy on Geometric Design of Highways and Streets., 2001

Observações Bibliográficas

Todos os elementos são disponibilizados na Secretaria da Secção de Vias de Comunicação.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas - exposição oral da matéria, eventualmente acompanhada pela projeção de transparentes ou pelo recurso ao quadro negro. Aulas práticas - Resolução de problemas práticos ligados ao conteúdo programático.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Distinguir entre nós de características diferentes e serem capazes de os seleccionar adequadamente. Aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias. Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir. Lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício. Conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção rodoviária, tanto em termos nacionais como internacionais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação será obtida pela média ponderada de dois mini-testes (cada um com peso de 50%) .
Os dois mini-testes, com igual valorização, versarão sobre:
- matéria teórica do capítulo de geometria de nós e interseções;
- assuntos estudados sobre aeródromos e drenagem em vias de comunicação.
O trabalho acima referido, com a valorização indicada, tratará do projeto parcial de um nó de ligação.

Provas e trabalhos especiais

Mini-testes -2.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as Normas Gerais de Avaliação

Melhoria de classificação

Segundo as Normas Gerais de Avaliação

Observações

REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE QUE NÃO DOMINEM A LÍNGUA PORTUGUESA: Para os estudantes Erasmus que tenham dificuldades no entendimento do Português será disponibilizada uma sessão tutorial, falada em inglês correspondendo a 1 hora teórica e 1 hora teórico-prática no dia em que o professor da unidade ciurricular reserva para permanência e esclarecimento de dúvidas. Na medida do possivel será fornecida bibliografia em inglês. A avaliação será realizada através de prova oral falada em inglês para esses alunos. A não frequência e/ou aprovação em Vias de Comunicação 1 é particularmente penalizadora para os estudantes. Ainda que as unidades curriculares de Topografia e Vias de Comunicação 2 sejam também relevantes, Vias de Comunicação 1 é quase indispensável.

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