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Arquitectura

Código: EC0016     Sigla: ARQU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construções

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://sigarra.up.pt/feup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=276585
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 147 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 5,5 60 145
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-05-17.

Campos alterados: Observações

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO
 
Considerando que o estudante de Engenharia Civil poderá vir a desenvolver no seu percurso profissional projetos de especialidades, nomeadamente para edifícios, tal prática implicará a necessidade de saber articular eficazmente a sua solução àquela preconizada pelo arquiteto e/ou por outros projetistas.

OBJECTIVOS
 
1 - Objetivos técnico-formativos
a) Transmitir uma boa compreensão, abrangente, da Arquitetura enquanto ato criativo e enquanto sistema de sub-sistemas, bem como o seu papel na prática da construção em Portugal.
b) Desenvolver a capacidade de ler / interpretar os projetos de arquitetura, através da assimilação da linguagem específica do desenho técnico de representação de projetos de arquitetura e dos espaços, em geral.
c) Incentivar os alunos para os princípios processuais que estruturam os projetos de arquitetura (hierarquia e sua constituição, faseamento, implicações regulamentares, políticas conjuntas na construção de habitações , etc), bem como para a eficácia da articulação dos profissionais de engenharia civil com o profissional arquitetura.
d) Refletir sobre os desafios da arquitetura no contexto de novos requisitos regulamentares europeus.
e) Demonstrar a importância dos factores que contribuem para o bom desempenho do Engenheiro Civil no dominio da Arquitetura e da Construção.

2 - Objectivos crítico-formativos
a) Assimilar o percurso analítico da arquitetura no domínio da interpretação da evolução histórica do espaço arquitetónico articulado às inovações construtivas e estruturais.
b) Enquadrar a revisão monográfica dos principais movimentos e obras de arquitetura (até hoje), de modo a ampliar a formação cultural e arquitetónica e a sensibilização para o "gosto".
c) Definir as suas competências profissionais ao nível do rendimento do trabalho em equipes multidiscplinares, trabalho esse tão característico do universo de trabalho do profissional da construção civil e da arquitetura.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Conhecimento: descrever os principais conceitos da arquitetura e dos seus subsistemas e identificar as técnicas construtivas vernaculares e eruditas, bem como os princípios subjacentes à criação da arquitetura ao longo da História.

Compreensão: interpretar e manipular elementos desenhados e escritos que fazem parte de um projeto arquitetónico. Identificar os códigos de representação e as técnicas de concepção de elementos de construção e vinculá-los criteriosamente às partes estruturais e não estruturais, identificando-os e distinguindo-os uns dos outros.

Aplicação: estabelecer procedimentos de categorização das diversas soluções conceptuais e construtivas em diferentes períodos da História da Arquitetura até ao início do século. XXI, a fim de identificar novas interpretações de espaços arquitetónicos.

Análise: comparar e classificar os resultados de pesquisas sobre o conjunto de sistemas estruturais da arquitetura bem como as estratégias para resolver os problemas estruturais dos actuais desafios energéticos, ambientais, entre outros.

Síntese: analisar formas alternativas de construir a arquitetura atual, especialmente aqueles que são mais ligados aos edifícios de serviços ou residenciais (ou de uso misto).

Avaliação: criticar os procedimentos e as práticas habitualmente utilizadas. Reexaminar criticamente técnicas recentes; recomendar possíveis melhorias das práticas de construção e implementação de novos métodos para a construção.

Projeto em Engenharia: identificar fontes de literatura técnica e científica na Internet e na Biblioteca da FEUP e a sua aplicabilidade no contexto nacional e europeu.

Investigação em Engenharia: identificar as várias fontes de referências técnicas e científicas acessíveis via Web na Biblioteca da FEUP, e sua aplicabilidade no contexto nacional.

Prática em Engenharia: conhecer e contactar entidades públicas e privadas, questionando a prática da arquitectura e a articulação dos projectos de especialidades de engenharia com o projecto arquitetónico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

De uma forma muito genérica, são considerados conhecimentos essenciais para a unidade curricular Arquitectura, a compreensão do território e a sua topografia e fisiologia, a leitura e compreensão dos projetos de arquitetura, tendo por base o desenho técnico, e a compreensão do objecto arquitetónico na sua relação direta com a engenharia civil e restantes especialidades, assim como com os processos construtivos e os sistemas estruturais.

Em relação ao domínio das competências adquiridas com a frequência em outras unidades curriculares do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, que podem contribuir para a solidez de preparação dos Estudantes na conjugação com a unidade curricular Arquitetura, destacam-se, em particular, aquelas designadas por:

a) Do 1º Ano do MIEC
- Desenho Técnico (1ºAno - 1ºsem.);
- Topografia (1ºAno - 2º sem.);
- História da Engenharia Civil (1ºAno - 1ºsem.).

b) Do 3º Ano do MIEC
- Física das Cosntruções (3ºAno - 1ºsem.);
- Tecnologia das Construções (3ºAno - 2ºsem.).
 
Deste modo, a não frequência e/ou aprovação essencialmente nas unidades curriculares Desenho Técnico & Topografia, poderão levantar dificuldades acrescidas para o sucesso na frequência da unidade curricular Arquitetura.

Programa

Parte I

O ESPAÇO E A ARQUITETURA.

Introdução. Noções de Espaço, de Arquitetura, de Estrutura e de Composição. Como se caracteriza o espaço arquitetónico. O Espaço criado pelas coisas. Como surge a arquitetura? É a Arquitetura uma Arte? O que a distingue da Escultura? E da Engenharia Civil?

A necessidade de delimitar espaços. A Entidade “vazio”. Noção e Pressupostos de Arquitetura. Elementos de composição arquitetónica. Perceção espacial. Espaço vazio; espaço abstrato. A vivência do espaço e a perceção estática do espaço arquitetónico. A interpretação espacial; perceção em movimento; a escala humana – o Modulor. O Tempo como 4ª dimensão da arquitetura.

Parte II

COMPOSIÇÃO E FORMA DA ARQUITETURA.

Concretização formal. A construção e representação do espaço arquitetónico. Identificar os elementos de composição e interpretar o espaço arquitetónico. A Composição arquitetónica. Elementos de composição arquitetónica e condicionantes arquitetónicas. Composição volumétrica. Organização formal. Propriedades visuais do espaço.


Parte III

O LÉXICO DA ARQUITETURA.

A Gramática arquitetónica.

Seleção de termos técnicos de Arquitetura e de Construção.


Parte IV

METODOLOGIA DE PROJETO EM ARQUITETURA

  1. Metodologia Projetual em Arquitetura. Método e meio de representação; a linguagem técnica de representação da Arquitetura. Método e instrumentos de Trabalho. O Desenho arquitetónico como meio de representação e de comunicação. Elementos gráficos.
  2. Metodologia Projetual em Arquitetura. Hierarquia e faseamento do Projeto de Arquitetura. O Projeto de Licenciamento. Memória descritiva e justificativa. Projetos de especialidades. Projeto Base. Projeto de Execução. Caderno de Encargos. Condições técnicas, gerais e especiais. Mapa de quantidades e medições. Estimativa orçamental. Peças desenhadas. Detalhar o projeto e a obra.
  3. Metodologia Projetual em Arquitetura. Legislação/Regulamentos. Assistência Técnica à Obra.

Parte V

SABER VER E INTERPRETAR A ARQUITETURA.

O Espaço Arquitetónico através da História. Da Antiguidade Clássica à Atualidade. A Antiguidade Clássica. A Era Medieval e o Período Gótica. O Renascimento. Os séculos XIX e XX. O Movimento Moderno. A Atualidade.

Métodos e sistemas construtivos. A Arquitetura Popular Portuguesa.


Parte VI

PROJETOS E OBRAS DE ARQUITETURA DE REFERÊNCIA.

Documentários audiovisuais - a narrativa crítica: grandes momentos de Arquitetura urbana.


Parte VII

INTEGRAÇÃO ARQUITETÓNICA E URBANA.

Breves noções sobre integração arquitetónica e urbana - reflexão crítica.

A cultura do gosto. Dissonâncias arquitetónicas.

A reabilitação arquitetónica e a regeneração urbana – síntese.


Parte VIII

SÍNTESE das matérias abordadas, ilustradas através de casos reais.

Revisões da matéria abordada ao longo das aulas.

Conteúdo Científico - distribuição estimada – 40%
Conteúdo Tecnológico - distribuição estimada – 60%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR

Considerando que o estudante de Engenharia Civil poderá vir a desenvolver, no seu percurso profissional, projetos de especialidades, nomeadamente para edifícios, tal prática implicará a necessidade de saber articular eficazmente a sua solução àquela preconizada pelo arquiteto e/ou por outros projetistas.

Bibliografia Obrigatória

JORDAN, R.Furneaux; História da Arquitectura no Ocidente, Editorial Verbo, 1985
TAFURI, Manfredo; Teorias e História da Arquitectura, Editorial Presença/Martins Fontes, 1979
Francis D. K. Ching; Forma, Espacio y orden, Ediciones Gustavo Gili/México, 1998. ISBN: 968-887-340-3
TÁVORA, Fernando; Da Organização do Espaço, Edições do Curso de Arquitectura da ESBAP, 2ª edição (Fac-simile), 1982
ZEVI, Bruno; Saber Ver a Arquitectura, Martins Fontes Editora, 1992
F. Brandão Alves; B. Rangel; Engineering as a lesson in architecture / A Engenharia como Lição de Arquitetura, International Building Journal / CDO – Revista Cientifica Internacional de Construção, nº 04 pp. 92-94 – GEQUALEC - FEUP, 2013. ISBN: 978-989-96696-9-7 (Edição bilingue – português / inglês)
F. Brandão Alves; Sebenta de Arquitectura - Textos de Apoio, F. Brandão Alves, 2000
Marco Vitrúvio Polião; Tratado de Arquitectura - Os Dez Livros de Architectura, Edição em Português | IST Press (http://www.fnac.pt/Tratado-de-Arquitectura-Vitruvio/a178447)
Maria João Madeira Rodrigues; Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura, Quimera, 2002. ISBN: 9789725891452
J. Paz Branco; Dicionário técnico de construção civil, Coop. Técnica, EP Gustave Eiffel, 1993. ISBN: Depósito Legal 68236/93 (Colecção Aprender Construção Civil)
Jean Dethier; Helena Cardoso; Arquitecturas de terra ou o futuro de uma tradição milenar: Europa, Terceiro Mundo, Estados Unidos, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990 (223 páginas)
Geoffrey H. Baker; Le Corbusier. ISBN: 978-84-252-1808-8
B. Rangel; A. Guimarães; A. Sá; F. Brandão Alves; Integrated Design Concept in Civil Engineering Education, International Journal of Engineering Education, Volume 32, Issue 3, Pages 1279-1288, 2016. ISBN: ISSN 0949-149X (Revista Internacional (Citation Reports – Thomson Reuters))
B. Rangel, V. Abrantes; F. Brandão Alves; J. Amorim Faria; Integrated Team For Progressive Housing in the XXI Century, International Journal for Housing Science and Its Applications, VOL. 36 - nº 3, pp. – 151-162. USA, 2015. ISBN: 0146-6518 (International Journal - SCOPUS — SCImago Journal & Country Rank / Thomson Reuters)
F. Brandão Alves; B. Rangel; O contributo do ensino da Arquitectura na formação dos estudantes de Engenharia Civil da FEUP, Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, 2012 (Atas de Conferência - Colloquium on Design Studio Education - Teaching through Design)
B. Rangel; H. Sousa; F. Brandão Alves; Sustentabilidade e Tecnologias Tradicionais na Arquitectura Contemporânea Portuguesa, orum of Construction Technology Conference - FEUP, 2009 (Atas de Conferência - Forum of Construction Technology Conference)
B. Rangel; H. Sousa; F. Brandão Alves; ;A matéria como instrumento da composição arquitectónica. O contributo metodológico dos sistemas tradicionais de alvenarias resistentes de pedra na arquitectura contemporânea portuguesa, GEQUALEC - FEUP - Construlink Press, Vol. 7 Nº 21 pp. 17-42, 2009. ISBN: 978-989-96696-9-7 (Revista Internacional Construlink)
Luís Veiga da Cunha; Desenho Técnico, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. ISBN: 9789723110661 (854 páginas)

Bibliografia Complementar

B. Rangel; F. Brandão Alves;; Integrated Project Design in Civil Engineering Master Oporto University, European Society for Engineering Education, 2014 (Atas de Conferência Internacional, SEFI 2014, Birmingham)
Charles Jenks; The Story of Post-Modernism. Five decades of the Ironic, Iconic and Critical in Architecture, onh Wiley & Sons LTD, 2011. ISBN: 978-0-470-68896-0
Ricardo Aroca Hernández-Ros; QUE ES ESTRUCTURA?, Esculela de Arquitectura de Madrid, 2008. ISBN: 84-89977-98-4 (Cuadernos Del Instituto Juan de Herrera)
Alberto Campo Baeza; La Idea Construida. La Arquitectura a la luz de las palabras, COLEGIO OFICIAL DE ARQUITECTOS DE MADRID (COAM), 1996. ISBN: 84-7740-083-0 (Capítulo 1 - Sobre a Arquitectura - Pensar o no pensar: ésa es la cuestión (Sobre el Arte de Proyectar y la manera de transmitirlo))
Anna Nufrio; Eduardo Souto de Moura. Conversas com Estudantes, Editorial Gustavo Gili, 2008. ISBN: 9788425222672 (Este livro recolhe uma conferência e umas conversas que Eduardo Souto de Moura manteve com os estudantes de arquitectura do Politécnico de Milão. Aborda temas sobre a prática profissional actual.)
Maria Paula Albernaz e Cecília Modesto Lima; Dicionário Ilustrado de Arquitetura, Vicent Wissenbach. ISBN: CDD 720.981-03 (Dicionário (on-line))
Herman Hertzberger; LIÇÕES DE ARQUITECTURA, Martins Fontes, S.Paulo - 2ª Edição, 1999. ISBN: 85-336-1034-3 (http://docslide.com.br/documents/herman-hertzberger-licoes-de-arquitetura.html - 2ª Edição)

Observações Bibliográficas

Oportunamente são fornecidos aos Estudantes textos de apoio complementares.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dada a natureza dos temas da unidade curricular e o seu conteúdo teórico, as aulas serão sempre apoiadas, tanto quanto possível, pelo sistema E-Learning, por meios audiovisuais (ex: exibição de filmes sobre diferentes períodos da história, monografias de arquitetura abrangidas no programa, projecção de uma série de diapositivos em PowerPoint, e outras fontes privadas especificamente orientadas para algumas das matérias - Análise da Forma Arquitetónica, Tipologias e Organização do Espaço Arquitetónico, Legislação, entre outros). Além disso, os estudantes serão estimulados a refletir sobre vários assuntos, seja na sequência da lecionação das matérias nas aulas (programa da disciplina), seja pelo debate suscitado pelas visitas técnicas a obras de referência.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os métodos de ensino permitem estabelecer procedimentos de categorização das diversas soluções conceptuais e construtivas em diferentes períodos da história da arquitetura até o início do século. XXI, a fim de identificar novas interpretações de espaços arquitetónicos. Para comparar e classificar os resultados de pesquisas sobre o conjunto de sistemas estruturais da arquitetura e estratégias de resolver os problemas estruturais atuais. Propor novas formas de construir a arquitetura atual, especialmente aqueles que são mais ligados ao trabalho ou prédios residenciais de uso misto.

Software

Desenho assistido por computador

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da construção > Construção civil
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design de edifícios

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 40,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho laboratorial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 5,00
Frequência das aulas 80,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC.
Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de regimes de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Componente teórico-prática - CTP:

Exercício 1 + Exercício 2 + Exercício 3 (itens obrigatórios).
Um 4º exercício pode ser lançado, de carácter não obrigatório (Exercício 4).

- Componente teórica CTE:

Elaboração de 1 teste na parte final das aulas - recorrendo ou não ao sistema Moodle (SIGEX - on-line).

O Exame de Época de Recurso, pode ser desenvolvido ou não na mesma modalidade do teste ou, caso seja oportuno, pode ser realizado um exame oral.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (CF) = 0.50 CTP + 0.50 CTE

Provas e trabalhos especiais

Os Estudantes de Programas de Mobilidade Internacional poderão substituir o teste por uma monografia, desenvolvida individualmente, sempre que acordado com o Docente.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prevista no RGA - MIEC - FEUP

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser feita em Época de Recurso.

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 20 horas.

Fórmula de cálculo da nota final:

CLASSIFICAÇÃO FINAL (CF) = 0.50 CTE + 0.50 CTP 

CTE = componente teórica 
CTP = componente teórico-prática

CTE - compreende o desenvolvimento de um trabalho teórico em substituição do teste Moodle.

CTP - compreende o desenvolvimento de um conjunto de exercícios práticos e teórco-práticos, conforme previsto no início do semestre.

Exame de Recurso e de Melhoria de Nota - desenvolve-se a distância (recurso Zoom/Colibri). 

NOTA: alteração ao modelo de avaliação da componente teórica, no 2º semestre do ano letivo 2019/2020, devido à situação provocada pelo surto de COVID-19.

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