Código: | EC0003 | Sigla: | DTEC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Construções |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Construções Civis |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIEC | 230 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 1 | - | 6,5 | 90 | 175,5 |
JUSTIFICAÇÃO:
A elaboração e a interpretação das peças desenhadas dos projetos requerem capacidades de interpretação e de definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano, por um lado, e o conhecimento das «linguagens» de representação gráfica utilizadas em Engenharia, por outro.
OBJETIVOS:
Desenvolvimento das capacidades de identificação e definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano. Aplicação de «linguagens» de representação gráfica utilizadas em Engenharia – o Desenho Técnico, o Método Cotado e o Desenho Topográfico. A importância do Desenho Técnico como «linguagem profissional» associada à conceção, execução e interpretação de peças desenhadas dos projetos.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
- Interpretar e definir formas geométricas em três dimensões e sua representação no plano; - Executar e interpretar perspetivas, vistas e cortes de objetos;
- Deter conhecimentos sobre o Desenho de Arquitetura;
- Resolver problemas práticos usando o Método Cotado;
- Utilizar o Desenho Topográfico em problemas de Engenharia, designadamente no âmbito dos projetos de estradas e de barragens, envolvendo cálculo de volumes de aterros e escavações e de albufeiras.
Desenho Técnico: Formatos. Traços. Teoria das projeções. Projeção - central, paralela e ortogonal. Vistas. Disposição das vistas. Vistas principais. Vistas auxiliares primárias e secundárias. Cortes. Indicação e disposição de cortes. Cortes parciais. Rotação de planos de corte. Secções. Indicação e disposição de secções. Secções deslocadas e rebatidas. Tracejados.
Desenho de Arquitetura: Desenhos de localização, de conjunto e de pormenor. Plantas. Alçados. Cortes. Representação simbólica de: portas e janelas; aparelhos sanitários e outro equipamento permanente; escadas; mobiliário; revestimento de superfícies. Cotagem de plantas e de cortes.
Método cotado: Ponto, reta e plano. União e intersecção. Perpendicularidade. Problemas métricos. Aplicações. Desenho cotado de telhados. Sombras: luz solar; luz de vela.
Superfícies topográficas: Definição. Curvas de nível. Escalas. Equidistância. Intersecção com planos e retas. Perfis. Linhas de máximo e de igual declive. Aplicações. Troços de estradas - desenho em planta; áreas ocupadas pelos taludes de aterro e escavação; perfis longitudinais e transversais; volumes de aterro e escavação. Barragens – desenho em planta; volumes de albufeiras.
Conteúdo científico - 80% Conteúdo tecnológico - 20%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A elaboração e a interpretação das peças desenhadas dos projetos requerem, por um lado, capacidades de interpretação e de definição das formas geométricas em três dimensões e da sua representação no plano e, por outro lado, o conhecimento das «linguagens» de representação gráfica utilizadas em Engenharia.
Explanação gradual da matéria e resolução de exercícios.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A introdução de técnicas e problemas com grau de dificuldade crescente permite, numa fase inicial, ultrapassar falhas de base que alguns estudantes apresentem e, gradualmente, absorver os conhecimentos sobre o Desenho Técnico.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 72,00 |
Total: | 72,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Avaliação distribuída – realização individual de dois testes escritos, sem consulta, contribuindo cada um deles com 50 % para a classificação final.
Nota: A classificação máxima obtida nas condições referidas (realização dos dois testes) está limitada a 18 valores. Para obter uma classificação superior, o estudante necessita de atingir nos testes uma classificação superior a 18,5 valores e realizar uma prova complementar (oral e/ou escrita).
Existe também uma prova de recurso, para aprovação ou melhoria de classificação, podendo os estudantes optar por serem avaliados apenas sobre a matéria relativa a um dos testes ou à globalidade da matéria.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas
Conhecimentos prévios: Idealmente, conhecimentos de Geometria Descritiva ministrados no Ensino Secundário.