Modelos de Planeamento de Transportes e Ambiente
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Construção Civil e Engenharia Civil |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MGMU |
9 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
4,5 |
31,5 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo principal é dotar os alunos de conhecimentos na área da modelação de sistemas de transporte de modo a não só os compreender, na sua forma atual, como também de analisar os impactos, futuros, de novas soluções quer ao nível da oferta quer da procura:
Apresentar aos alunos os problemas de planeamento e investigação, nos quais a modelação é, ou pode ser, usada como ferramenta;
Mostrar uma perspetiva geral das técnicas de modelação disponíveis e apresentar os seus princípios teóricos básicos;
Dar aos estudantes a capacidade de escolher a técnica de modelação mais adequada a cada problema, tendo em consideração as limitações de tempo e custos, e a disponibilidade dos dados;
Garantir as aptidões básicas de utilização das técnicas de modelação mais usuais e ajudar os estudantes a encontrar mais informações acerca de modelação. É quando os modelos são desenvolvidos e utilizados na prática, que se aprende a informação mais detalhada acerca da utilização da modelação.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudo de modelos de transporte inclui a modelação de todos os tipos de fenómenos relacionados com o transporte, necessitando de diferentes tarefas, como a recolha dos dados básicos para o modelo, o desenvolvimento do modelo e a técnica de modelação, a calibração e validação do método de modelação selecionado, a utilização do próprio modelo, e a utilização, avaliação e disseminação dos resultados da modelação.
Os objetivos principais do ensino em modelação de transportes são a apresentação dos problemas de planeamento, nos quais a modelação é, ou pode ser, usada de forma razoável como ferramenta, para dar uma perspetiva geral das técnicas de modelação disponíveis e apresentar os princípios teóricos básicos das técnicas. Depois de serem fornecidas as competências básicas para a utilização das técnicas de modelação mais comuns, é através da prática que se aprendem os aspetos mais detalhados acerca do uso prático da técnica de modelação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Modelos de Planeamento de Transportes:
Enquadramento
Os modelos no âmbito dos transportes
Grafos e Redes de Transporte
Modelos de Transporte
Rede e Zonamento
Modelo de 4 passos
Construção de modelos
O Modelo VISUM
Especificação
Codificação
Calibração/Validação
Aplicação
Modelação Ambiental
Emissões do transporte rodoviário
Principais poluentes,
Fatores de emissão,
Técnicas de modelação
Aplicação prática
Qualidade do ar em áreas urbanas
Enquadramento legal;
Situação atual em Portugal;
Técnicas de modelação
Aplicação prática
Ruído ambiental:
Conceitos gerais;
Situação atual em Portugal;
Enquadramento legal e normativo;
Modelos de simulação (dados de base e fontes de informação; ferramentas disponíveis; calibração/monitorização; mapas de ruído; mapas de conflitos);
Aplicação prática.
Bibliografia Obrigatória
Ortúzar J. and Willumsen L.;
Modelling Transport, John Wiley and Sons., 2011
Treiber, Martin; Kesting, Arne;
Traffic Flow Dynamics: Data, Models and Simulation, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico práticas recorrendo-se sobretudo ao método da exposição oral, acompanhada pela projeção de diapositivos e aplicação prática dos conceitos lecionados. Por outro lado, estão previstas aulas “laboratoriais” destinadas ao desenvolvimento e aplicação de modelos.
Assim que as bases são apresentadas aos alunos, é possível chegar-se a uma compreensão mais aprofundada deste tema através da aplicação prática. Uma questão que também é importante, é aprender a identificar o problema de modelação atual e escolher os instrumentos adequados para o resolver. As aplicações dos diferentes modelos devem incluir todos os processos de modelação, limitados aos níveis de trabalho e compreensão adequados, e ao peso e objetivo da UC.
Software
PTV-VISUM
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
24,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de aulas previstos.Fórmula de cálculo da classificação final
CF = {0,50 * EX + 0,25 * TP1 + 0,125 * TP2 + 0,125 * TP3
em que:
CF - classificação final;
EX - Classificação obtida no exame normal ou recurso de componenete teórica
TP1 - Classificação obtida no trabalho de modelação em VISUM
TP2 - Classificação obtida no trabalho de modelação ambiental de emissões
TP3 - Classificação obtida no trabalho de modelação ambiental de ruido