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Modelos de Planeamento de Transportes e Ambiente

Código: MGMU04     Sigla: MPTA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construção Civil e Engenharia Civil

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MGMU 9 Plano de Estudos Oficial 1 - 4,5 31,5 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Pedro Maia Pimentel Tavares Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,25
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,25
Cecília Alexandra Abreu Coelho da Rocha 0,563
José Pedro Maia Pimentel Tavares 1,125
Oxana Anatolievna Tchepel 0,562

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo principal é dotar os alunos de conhecimentos na área da modelação de sistemas de transporte de modo a não só os compreender, na sua forma atual, como também de analisar os impactos, futuros, de novas soluções quer ao nível da oferta quer da procura:
 Apresentar aos alunos os problemas de planeamento e investigação, nos quais a modelação é, ou pode ser, usada como ferramenta;
Mostrar uma perspetiva geral das técnicas de modelação disponíveis e apresentar os seus princípios teóricos básicos;
 Dar aos estudantes a capacidade de escolher a técnica de modelação mais adequada a cada problema, tendo em consideração as limitações de tempo e custos, e a disponibilidade dos dados;
 Garantir as aptidões básicas de utilização das técnicas de modelação mais usuais e ajudar os estudantes a encontrar mais informações acerca de modelação. É quando os modelos são desenvolvidos e utilizados na prática, que se aprende a informação mais detalhada acerca da utilização da modelação.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudo de modelos de transporte inclui a modelação de todos os tipos de fenómenos relacionados com o transporte, necessitando de diferentes tarefas, como a recolha dos dados básicos para o modelo, o desenvolvimento do modelo e a técnica de modelação, a calibração e validação do método de modelação selecionado, a utilização do próprio modelo, e a utilização, avaliação e disseminação dos resultados da modelação.
Os objetivos principais do ensino em modelação de transportes são a apresentação dos problemas de planeamento, nos quais a modelação é, ou pode ser, usada de forma razoável como ferramenta, para dar uma perspetiva geral das técnicas de modelação disponíveis e apresentar os princípios teóricos básicos das técnicas. Depois de serem fornecidas as competências básicas para a utilização das técnicas de modelação mais comuns, é através da prática que se aprendem os aspetos mais detalhados acerca do uso prático da técnica de modelação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Modelos de Planeamento de Transportes:
Enquadramento
Os modelos no âmbito dos transportes
Grafos e Redes de Transporte
Modelos de Transporte
Rede e Zonamento
Modelo de 4 passos
Construção de modelos
O Modelo VISUM
Especificação
Codificação
Calibração/Validação
Aplicação
Modelação Ambiental
Emissões do transporte rodoviário
Principais poluentes,
Fatores de emissão,
Técnicas de modelação
Aplicação prática
Qualidade do ar em áreas urbanas
Enquadramento legal;
Situação atual em Portugal;
Técnicas de modelação
Aplicação prática
Ruído ambiental:
Conceitos gerais;
Situação atual em Portugal;
Enquadramento legal e normativo;
Modelos de simulação (dados de base e fontes de informação; ferramentas disponíveis; calibração/monitorização; mapas de ruído; mapas de conflitos);
Aplicação prática.

Bibliografia Obrigatória

Ortúzar J. and Willumsen L.; Modelling Transport, John Wiley and Sons., 2011
Treiber, Martin; Kesting, Arne; Traffic Flow Dynamics: Data, Models and Simulation, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico práticas recorrendo-se sobretudo ao método da exposição oral, acompanhada pela projeção de diapositivos e aplicação prática dos conceitos lecionados. Por outro lado, estão previstas aulas “laboratoriais” destinadas ao desenvolvimento e aplicação de modelos.
Assim que as bases são apresentadas aos alunos, é possível chegar-se a uma compreensão mais aprofundada deste tema através da aplicação prática. Uma questão que também é importante, é aprender a identificar o problema de modelação atual e escolher os instrumentos adequados para o resolver. As aplicações dos diferentes modelos devem incluir todos os processos de modelação, limitados aos níveis de trabalho e compreensão adequados, e ao peso e objetivo da UC.

Software

PTV-VISUM

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 24,00
Total: 24,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = {0,50 * EX + 0,25 * TP1 + 0,125 * TP2 + 0,125 * TP3

em que:

CF - classificação final;

EX - Classificação obtida no exame normal ou recurso de componenete teórica 

TP1 - Classificação obtida no trabalho de modelação em VISUM

TP2 - Classificação obtida no trabalho de modelação ambiental de emissões

TP3 - Classificação obtida no trabalho de modelação ambiental de ruido

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