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Reconstrução Assistida de Objetos 3D

Código: PRODEI020     Sigla: RAC3D

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Interação e Multimédia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEI 0 Plano de estudos Oficial 1 - 6 28 162

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
António Augusto de Sousa 1,00
Rui Pedro Amaral Rodrigues 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos profundos em modelação sólida, com especial ênfase nas aplicações de reconstrução assistida 3D.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:

- reconhecer os modelos de aquisição de formas adequados para uma dada aplicação;

- reconhecer as vantagens e desvantages de várias tecnologias de aquisição de formas e de modelação;

- utilizar alguns dos modelos anteriores em contexto do desenvolvimento de novas aplicações.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de computação gráfica e de interação.

Programa

- Fragmentação e consequente reconstrução assistida 2D, 2.5D e 3D: discussão, diferenças e semelhanças.

- Reconstrução de objectos em vários contextos, com especial ênfase nos objectos arqueológicos.

- Diferentes metodologias de reconstrução assistida:
    baseadas na análise e comparação directa de linhas superficiais de fractura;
    destinadas à recuperação de objectos tridimensionais de características básicas conhecidas;
    baseadas em associação de superfícies.

- Desenvolvimento de protótipos de teste e avaliação.

Bibliografia Obrigatória

Consulta de artigos considerados fundamentais nos temas a abordar, assim como de artigos mais recentes com sugestões mais avançadas.
James D. Foley... [et al.]; Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Donald Hearn, M. Pauline Baker; Computer Graphics. ISBN: 0-13-165598-1

Observações Bibliográficas

Read and interpret scientific texts, considered fundamental for the faced themes, as well as more recent papers, with more advenced sugestions.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização de trabalhos de pesquisa sobre os temas da disciplina. Eventual implementação de pequenos protótipos de teste e avaliação de metodologias.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 55,00
Trabalho escrito 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 16,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 40,00
Trabalho laboratorial 24,00
Total: 142,00

Obtenção de frequência

Participar activamente na disciplina, elaborando os trabalhos que forem enunciados pelos docentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média das classificações dos trabalhos realizados

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os TE devem efectuar os trabalhos enunciados nos prazos previstos. 

Melhoria de classificação

N/A.

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